Mensagens: 12,907
Tópicos: 216
Registado: 4/2015
Mota: Maria das Curvas, Dorothy, Artax e BabieKa Localização: Zaragoza
No primeiro caso nem a vês??
Se te gostar ja sabes onde procurar!
Se eu consigo mudar a tua opinião, pelo menos ficas a saber que experimentaste um mau exemplo.
Mensagens: 1,444
Tópicos: 38
Registado: 11/2014
Mota: Suzuki SV1000S aka Traveca II Localização: Lisboa
14-12-2015 às 16:55 (Mensagem modificada pela última vez: 14-12-2015 às 16:58 por
VMassa.)
Bem malta, após uma ausência de updates aqui neste post, aqui vai o ponto da situação:
Como é certo e sabido, a mota já devia estar arranjada há algum tempo, mas não o está. E não está porquê? Porque - a meu ver - a Yamaha é incompetente que se farta! Passo a explicar:
Após a minha suspeita de serem capas das bielas lixadas, lá os mecânicos desmontaram o motor e chegaram à conclusão de que estava certo. As capas da 3ª biela estavam tão gastas e estiveram de tal maneira sujeitas a falta de lubrificação que estavam cor de cobre.
Fez-se a encomenda de todo o material necessário para substituir as capas e deparamo-nos com um problema: existem 4 modelos de capas para aquele modelo em concreto cujo tamanho varia em centésimos de milímetros e a Yamaha não nos fornece qualquer tipo de medidas deles. Ao invés de apresentarem uma referência ao tamanho das capas, dizem que os quatro modelos correspondem a cores ( do tipo Verde, Castanho, Preto e Branco, salvo erro ). Como ninguém é dotado de poderes para adivinhar que medida corresponde a cada cor, e porque a mota não podia ficar com o motor aberto ad eternum, foi encomendado um conjunto de capas intermédio.
Montadas as capas, sou chamado a ir à oficina e dizem-me o seguinte:
- As capas que compramos estão mesmo no limite da tolerância que a marca recomenda para o motor, pelo que deveríamos encomendar umas capas da medida acima. Concordei de imediato.
Logo de seguida a encomenda é feita à minha frente via telefone. Foi pedido da nossa parte à yamaha umas capas das bielas de medida superior às que encomendamos e a resposta do outro lado do telefone foi: "não sei quais são as da medida acima das que encomendaram, isto está por cores e não por tamanhos" e uma indisponibilidade constante em tentar resolver o assunto.
Posto isto, foi feita uma nova encomenda de apenas uma capa da cor que estava acima da que encomendamos e da cor que está abaixo para tentarmos acertar na cor. E só depois disso será feita a encomenda do conjunto completo.
Para espanto meu - e como prova de seriedade e profissionalismo - o pessoal da oficina foi 5º!
Em primeiro lugar porque poderiam ter posto as capas encomendadas que estavam no limite do que a marca recomenda, não me terem dito nada e 6 meses depois ou um ano depois lá estava eu agarrado novamente. Foram sérios, volto a repetir.
Em segundo lugar porque sempre que lá vou são extremamente atenciosos e fazem-me uma visita guiada ao estado da mota;
Em terceiro lugar - e sem eu ter que dizer rigorosamente nada - o dono da oficina disse que, não obstante a culpa não ser da oficina - o que pude constatar pelo telefonema -, serão eles a suportar todos os custos das peças que foram encomendadas e que não serão usadas porque "foi-me feito o orçamento e eu não tenho culpa nenhuma daquilo".
É absurdo ver como uma marca tão conceituada faz merdices destas tão foleiras só mesmo para estarmos a gastar mais dinheiro em peças que para nada nos vão servir.
Entretanto não sei para quando terei mota mas ou no final desta semana ou no início da próxima já devo andar em cima de duas rodas.
Suzuki SV1000S '04
Mensagens: 13,481
Tópicos: 237
Registado: 11/2014
Localização: Lisboa
Essa oficina é concessionário oficial Yamaha? É que se não o é.... a dificuldade pode começar logo por aí, e o importador ver só com bons olhos que este tipo de reparações sejam feitas dentro da rede oficial.
De qualquer modo, não esqueças que qualquer reparação feita, está sujeita sempre a 2 anos de garantia, e qualquer problema posterior, relacionado com a mesma, ou ainda a reincidência da avaria, estão automaticamente cobertas (guarda sempre as facturas das reparações efectuadas).
Mensagens: 1,444
Tópicos: 38
Registado: 11/2014
Mota: Suzuki SV1000S aka Traveca II Localização: Lisboa
Obrigado, Kb! Sim, irei guardar a factura pelo sim pelo não.
Ora é precisamente aí que eu quero chegar! O importador não tem que olhar a esta situação com maus olhos. A oficina onde eu deixei a mota tem muito boa reputação e bom material e sai-me consideravelmente mais barato que ir arranjar a mota a um concessionário oficial. Porque raio é que têm que fazer esses esquemas todos?
Porra pá, devia era ter ficado com a CB500 que aquela não me chateava porra nenhuma.
Suzuki SV1000S '04
Mensagens: 13,481
Tópicos: 237
Registado: 11/2014
Localização: Lisboa
(14-12-2015 às 17:10)VMassa Escreveu: Sim, irei guardar a factura pelo sim pelo não.
Até pelo simples facto de poder ser dedutível em sede de IRS.... pouco mas é. E uma reparação de mais de mil euros ainda te dá uns trocados de reembolso.
Mensagens: 4,424
Tópicos: 94
Registado: 11/2014
Mota: Bicicleta Armando Localização: Alverca
Eu continuei sem perceber uma coisa, as peças estavam a ser encomendadas à Yamaha Portugal ou a um concessionário?
Mensagens: 1,444
Tópicos: 38
Registado: 11/2014
Mota: Suzuki SV1000S aka Traveca II Localização: Lisboa
(14-12-2015 às 17:53)OFFICER Escreveu: Eu continuei sem perceber uma coisa, as peças estavam a ser encomendadas à Yamaha Portugal ou a um concessionário?
Não te sei responder a isso, Officer...
Suzuki SV1000S '04
Mensagens: 4,424
Tópicos: 94
Registado: 11/2014
Mota: Bicicleta Armando Localização: Alverca
14-12-2015 às 18:16 (Mensagem modificada pela última vez: 14-12-2015 às 18:25 por
OFFICER.)
A diferença pode ser ai...é que ao encomendar a um concessionário, acho normal não saberem responder às perguntas e demorarem (nem todos os concessionários são bons).
Não acho é normal a Yamaha Portugal não saber isso, portanto presumo que não tenha sido com eles.
Já agora, não sei se usaram, mas a Yamaha tem o YPEC online, o catálogo de todas as peças com as respectivas referências para que possam encomendar as peças certas.
http://www.yamaha-motor.eu/pt/servico/ca...index.aspx Edit: Já agora, a referência de biela para a Yamaha YZF R6 de 2001, vermelha é
5MT-11650-00, tem que se encomendar 4 (ou as que precisar claro).
Leva também dois parafusos de biela com ref
5EB-11654-00 e 2 porcas com ref
90179-07652 Depois sim, existe o que eles chamam de bronzina com a cor Azul, preto, castanho e verde, que devem ser encomendadas com quantidade de 8. Não faço ideia o que isto seja.
Mas já agora fica aqui uma imagem do catálogo: