Primeira moto
#1

Boas pessoal, preciso da vossa ajuda. 

DONO 

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: B (tenciono começar a tirar A2 se me decidir em comprar uma moto)
- Altura: 1.87
- Peso: 70 kg
- Idade: 20
- Pendura (S/N): às vezes
- Será 1ª moto (S/N): S

MOTO 

- Estilo preferido: Desportiva
- Custo (em euro): 1500/2500€
- Nova/Usada: Usada

PERCURSO 

- Regularidade (diario, semanal, mensal): Diária
- Tipo de estrada: Estrada normal, Auto-estrada aos fins-de-semana e um pouco de paralelos raramente


RESUMO: 
Tirei a carta B há cerca de 6 meses. Não tenho carro nem dinheiro para o sustentar, e portanto por questões económicas (e não só, sempre quis ter uma moto) estou a equacionar comprar uma moto. Vivo no Porto e o que me preocupa é o tempo, pois tenho horários e quer chova quer não chova tenho que me fazer à estrada. 
Não tenho experiência nenhuma em motos, apenas em bicicleta (já fiz muito BTT e afins). Aconselham-me a comprar uma 125 (estava a pensar na Honda cbr125r) ou vou logo para uma mais potente? Faço alguma auto-estrada aos fins-de-semana e se calhar uma até 400cm3 ficava mais em conta.
Não tenho dinheiro!!! Precisava de uma moto que não desse problemas e precisasse de pouca manutenção (uma utopia muito provavelmente) por isso, seguindo essa lógica compro uma com o mínimo de kms e o mais recente possível?
- Uma questão para quem é do Porto e tem experiência em ter motos: Vale a pena? É possível uma pessoa aguentar o frio e a chuva com uns impermeáveis ou a moto é mesmo algo só para as férias? 

Obrigado desde já
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#2

Não tens dinheiro para sustentar um carro?

Achas que a mota vai ser mais barato?

Então estás enganado... para andares em duas rodas com baixo custo... só mesmo uma bicicleta a pedal...

Sem carta de mota só podes andar nessas 125... para andares com outras motos tens de tirar a carta... e para conduzires motos maiores... tens de esperar mais ainda porque não tens idade... eu sei... é f@dido ser tenrinho...

Depois tens toda a agravante de teres carta à pouco tempo e isso vai-se reflectir por exemplo no preço do seguro.... que quase que tens de vender um rim para cobrir a despesa...

Depois pneus... que se gastam como se não houvesse amanhã...

Por isso nem sei o que te diga...

Se fosses de Lisboa dizia-te para comprares o passe social, e o que poupavas por não gastares com o carro... gastavas em festas e afins... sempre comi....as umas gajas e tal...

Olha nem sei... é que eu percebo pouco disto...

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#3

Claro que ter uma mota tem despesas, e acredito que não sejam poucas, mas certeza que são menos de que um carro (pelo menos espero eu). Estou a trabalhar para conseguir mais tarde sustentar essas despesas.
Quanto ao seguro, será que dá para meter em nome da minha mãe por exemplo? 


Eu neste momento nem nas de 125 posso andar, por isso e que disse que ia tirar a carta A2. 
Sei que pode parecer estúpido, mas eu necessito de me movimentar e a mota a meu ver seria perfeito para as minhas condições.
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#4

Compra uma CB500. Se não tens dinheiro para gastar em "surpresas", esta é capaz de ser a que menos surpresas te trará blink
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#5

É um pouco como diz o Nélson...

Tenho um amigo meu que teve que adquirir uma mota tb por motivos financeiros...ganhou-lhe o gosto..até se ter espetado com ela...espetou todos os veiculos que teve até hoje..(engraçado..só agora me apercebi disso)

Adiante, ele adquiriu uma cbf125.

Com ela dava 120kmh e gastava 2.6 aos 100 a punho cerrado quer fosse em 2a ou 5a mudança...

Uma pessoa normal consegue fazer cerca de 2 lts/100 nessas máquinas..pondera uma dessas usada.
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#6

Tenho moto á pouco tempo e comprei a para lazer e não necessidade. Já deu para perceber que a despesa é considerável mesmo não fazendo um uso intensivo. Agora para o que queres eu diria que tens de te manter numa cilindrada baixa e mesmo assim tens de considerar a manutenção, o investimento em equipamentos adequado e tens de contar com o inverno, desde frio, chuva, risco diário acrescido.....Entre essa opção e um carro não pensava duas vezes, carro !

Pvale

Pvale
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#7

Boas.

Para poupares só mesmo uma 125 e mesmo assim não sei se fica mais barato que um carro... As motas tem mais manutenção que os carros o que mesmo não sendo cara fica mais cara no final. Tirando que como foi dito precisas, ou melhor, deves comprar equipamento de proteção e gastas mais um tanto nisso. E as 125 estão super valorizadas o que fará que para comprares uma também largas uma boa nota.

Por muito que não se goste, motas não são para pessoal sem algum €.
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#8

Obrigado pela ajuda e pela honestidade, serviu um pouco para me abrir os olhos pois parece-me que estava um pouco enganado em relação às motas. Mesmo assim vou pensar bem. As 125 parecem-me ser a única opção, mas estar a tirar a carta A2 para andar numa 125...
Enfim, pode não ser já mas qualquer dia hei de ter uma mota, de preferência por lazer e não por necessidade.

Cumprimentos
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#9

Já agora, uma pergunta um bocado estúpida mas para descargo de consciência.
Quanto fica, em média, anualmente a manutenção da mota? Digamos que faço 20 mil kms anuais, sem contar com gasolinas e seguros, o que é que me tinha de preocupar mais? Obviamente que depende da mota e depende muito da sorte de ter problemas mas digamos que é uma CBF 125F de 2015 com 10mil kms.
Pneus, óleos, travões?
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#10

Epa eu fiz 26000 num ano e agora...ehehe

Rodrigo, uma 125 no fundo paga-se a ela propria..que percurso irás fazer? Nacional, AE? Quanto kms diários?

A questão do custo é que convem teres o material apropriado e mesmo que seja em conta se gastares 500€ com material de verão e inverno já é um orçamento simpatico...(casaco+luvas+capacete) mas claro que é algo gradual (primeiro o equip de inverno e dps a pouco comprar umas coisas mais frescas)

A cbf por exemplo numa conducao normal gasta 2lts..acho que o deposito leva 14lts ou algo assim, aquilo tem uma optima autonomia e fazes cerca de 600/650 kms com uma condução normal.

Mas aí so estás a ver o que ela poupa em relação a outra mota ou carro (pq esta gasta mesmo pouco)

Mudar oleo de 4 em 4 mil, e filtro (preferencial), os travões depende sempre mas antes dos 30000 nao será necessario salvo erro... Pneus convem trocar aos 12/15.000 de utilizacao pelo menos o de trás...

Mas se tens mesmo gosto em andar de mota, vai assim para uma coisa corriqueira e barata...dps com o passar do tempo e tendo mais algum de lado sempre vais pensando nalgum mod que gostaria de ter...faz sempre bem tratarmos das nossas meninas smile

Espero ter ajudado
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