[Primeira mota] Qual escolher?
#11

Boas!

Como já disseram, eu tenho a yzf-r125 e realmente é (discutivelmente) a melhor 125 nova que podes comprar. A única real rival é a aprilia, mas ainda é mais cara e a manutenção/peças também serão algo mais caras. Quando comprei a minha, em 2014, mal fiz 25 antes e pude conduzir com carta B, apenas queria desportivas, pelo que apenas tinha como hipotese relevante a honda cbr125, a yamaha r125 ou a aprillia rs4 125, sendo que mal me sentei na cbr fiquei desiludido por ser uma posição bastante vertical, eliminei a aprillia pelo que já disse atrás, sendo que mesmo assim a r125 foi amor à primeira vista. É uma moto bonita, segura, fácil de manobrar e facilmente atinge os 130km/h (tem um máximo de 134, apesar de ter 12.000 rotações tem o limitador às 10.500). Já agora, pesquisa um bocado sobre ktm e os seus problemas, houve bastantes queixas relativamente a esses modelos.

Agora vem a pior parte. Eu sou uma excepção. Gastei 4.300€ nesta moto nova exactamente porque não queria tirar a carta nem queria mais tarde subir de cilindrada. Não comprei a moto nem para poupar combustível (impossível com este valor inicial, mesmo a consumir menos 7l/100km que o carro são precisos quase 10 anos para compensar) nem para encostar o carro, apenas queria algo diferente e uma 125 deste estilo pareceu-me o ideal. Hoje, 3 anos depois, não podia estar mais satisfeito e continuo a não querer tirar a carta. Infelizmente, isto não é o que acontece com a maioria e passado 6 meses já estão a querer algo mais. Eu não me consigo fartar porque não faço propriamente viagens que precisem de mais, faço 40km para o trabalho e vir, mas 20km são no trânsito da VCI, os outros 20km são à hora de almoço, voltinhas faço poucas e a sítios perto, de resto uso-a para ir ter com a namorada, para ir jogar futebol, etc, coisas que realmente uma 125cc chega perfeitamente. Presumo que se tivesse que fazer 100km diários e ainda que só 15km desses fossem em AE, uma 125cc ia ficar curta.

Agora pelo que vi neste tópico, pelas tuas respostas eu não tenho a certeza que sejas mais um caso como eu. Além de também gostares de nakeds, parece-me que pretendes simplesmente começar pelas 125 e talvez mais tarde tirares a carta e comprar 'uma moto a sério', e se antes de comprares já estás a pensar nisso, então não cometas o erro de gastar 5.000€ hoje numa 125cc nova, para a venderes daqui a 6 meses por 'metade'. Pensa bem, porque se houver na tua cabeça um único pensamento de 'se calhar daqui a uns tempos tiro a carta' então esquece, o ideal é comprares uma 125cc usada que passado 6 meses vendes praticamente pelo mesmo preço, ou então tira já a carta e começa pelas 300 que o salto não é assim tão grande e já tens moto por mais uns tempos. O que o pessoal todo te vai dizer, e que tu gostando de nakeds até nem será mau de todo, é tira a carta e compra uma cb 500 lol
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#12

(12-04-2017 às 09:53)Cloud Escreveu:  Boas!

Como já disseram, eu tenho a yzf-r125 e realmente é (discutivelmente) a melhor 125 nova que podes comprar. A única real rival é a aprilia, mas ainda é mais cara e a manutenção/peças também serão algo mais caras. Quando comprei a minha, em 2014, mal fiz 25 antes e pude conduzir com carta B, apenas queria desportivas, pelo que apenas tinha como hipotese relevante a honda cbr125, a yamaha r125 ou a aprillia rs4 125, sendo que mal me sentei na cbr fiquei desiludido por ser uma posição bastante vertical, eliminei a aprillia pelo que já disse atrás, sendo que mesmo assim a r125 foi amor à primeira vista. É uma moto bonita, segura, fácil de manobrar e facilmente atinge os 130km/h (tem um máximo de 134, apesar de ter 12.000 rotações tem o limitador às 10.500). Já agora, pesquisa um bocado sobre ktm e os seus problemas, houve bastantes queixas relativamente a esses modelos.

Agora vem a pior parte. Eu sou uma excepção. Gastei 4.300€ nesta moto nova exactamente porque não queria tirar a carta nem queria mais tarde subir de cilindrada. Não comprei a moto nem para poupar combustível (impossível com este valor inicial, mesmo a consumir menos 7l/100km que o carro são precisos quase 10 anos para compensar) nem para encostar o carro, apenas queria algo diferente e uma 125 deste estilo pareceu-me o ideal. Hoje, 3 anos depois, não podia estar mais satisfeito e continuo a não querer tirar a carta. Infelizmente, isto não é o que acontece com a maioria e passado 6 meses já estão a querer algo mais. Eu não me consigo fartar porque não faço propriamente viagens que precisem de mais, faço 40km para o trabalho e vir, mas 20km são no trânsito da VCI, os outros 20km são à hora de almoço, voltinhas faço poucas e a sítios perto, de resto uso-a para ir ter com a namorada, para ir jogar futebol, etc, coisas que realmente uma 125cc chega perfeitamente. Presumo que se tivesse que fazer 100km diários e ainda que só 15km desses fossem em AE, uma 125cc ia ficar curta.

Agora pelo que vi neste tópico, pelas tuas respostas eu não tenho a certeza que sejas mais um caso como eu. Além de também gostares de nakeds, parece-me que pretendes simplesmente começar pelas 125 e talvez mais tarde tirares a carta e comprar 'uma moto a sério', e se antes de comprares já estás a pensar nisso, então não cometas o erro de gastar 5.000€ hoje numa 125cc nova, para a venderes daqui a 6 meses por 'metade'. Pensa bem, porque se houver na tua cabeça um único pensamento de 'se calhar daqui a uns tempos tiro a carta' então esquece, o ideal é comprares uma 125cc usada que passado 6 meses vendes praticamente pelo mesmo preço, ou então tira já a carta e começa pelas 300 que o salto não é assim tão grande e já tens moto por mais uns tempos. O que o pessoal todo te vai dizer, e que tu gostando de nakeds até nem será mau de todo, é tira a carta e compra uma cb 500 lol


Boas Cloud.

Obrigado pela tua resposta e sinceridade. De facto terei de ponderar muito bem a opção a tomar.

A título de curiosidade, que médias é que fazes com a tua?

Abraço.
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#13

De consumos? Esquece isso, aquilo quase não consome. Faz 2.7l/100km se andares sempre no redline (que provavelmente vais andar, já que abaixo disso não tem piada nenhuma), mas se aguentares andar a rotações baixas consegues fazer menos de 2.5l/100km.

Aquilo que disse é a minha opinião e é o que digo sempre quando me perguntam quando vou tirar a carta A, que se fosse para isso não tinha comprado esta moto, muito menos nova.
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#14

Já agora, podem dizer-me os consumos médios (obviamente que serão variáveis, mas algo "por alto") de uma R6 / R1 / GSXR e por aí?
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#15

(12-04-2017 às 12:38)Pedro Pinto Escreveu:  Já agora, podem dizer-me os consumos médios (obviamente que serão variáveis, mas algo "por alto") de uma R6 / R1 / GSXR e por aí?

Ui... se estás preocupado com isso... é melhor não saberes!  cool
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#16

(12-04-2017 às 12:49)marco.clara Escreveu:  
(12-04-2017 às 12:38)Pedro Pinto Escreveu:  Já agora, podem dizer-me os consumos médios (obviamente que serão variáveis, mas algo "por alto") de uma R6 / R1 / GSXR e por aí?

Ui... se estás preocupado com isso... é melhor não saberes!  cool
Uma das prioridades é também a economia e o consumo smile
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#17

(12-04-2017 às 12:38)Pedro Pinto Escreveu:  Já agora, podem dizer-me os consumos médios (obviamente que serão variáveis, mas algo "por alto") de uma R6 / R1 / GSXR e por aí?

Tens que comer muita broa com bolor para fazeres médias decentes num puro sangue.

Queres começar, começar a curtir à brava!?

Com tanta serrania à volta, compra algo que te permita explorar as estradas lentas, o ambiente citadino e os caminhos nas redondezas.
Tens adrenalina e queres aprender!?
Procuras utilizar a tua adrenalina para curtir sem dar passos maiores que o teu kit de unhas?

Eu, depois de centenas de milhares de km de asfalto, deixei o asfalto, apaguei o disco duro e comprei uma xr125 usada, e comecei a minha aprendizagem do zero.
E bué chato ir a 100 numa nacional e não dar mais.....
Mas a 100 por um caminho cheio de lama e buracos é montar um touro mecânico. Em meia hora tens os pulsos todos ameaçados.
Mas depois começas a perceber que nos caminhos a velocidade conta quando sabes o que é equilíbrio e inercias, quando a lama já não é um quebra cabeças e quando aprendes que a roda traseira põe derrapar tudo o que quiser porque tens travão traseiro e patada suficiente para a levantar quando foge de frente.
O monte vai treinar-te para que na estrada tenhas a máxima sensibilidade e leias com precisão o que a mota te transmite.
A juntar a isto tudo, uma mecânica simples e robusta , consumos que te permitem poupar para o animal dos teus sonhos e, o mais importante, um cultivo de kit de unhas bem aceite.

Falo de memória, mas actualmente tens no mercado de usados as XR e WR com motores 4T e as polivalentes DT que são algo mais caras a nível de consumos.

Actualmente tenho uma 250 que, de vez em quando me recorda que devo ter mais calma e não pensar que já sei tudo.
Como podes ver, continuo a comer broa com bolor....

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#18

Se queres consumos as 600cc desportivas não são a tua opção.

Há outras coisas para consumos.
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#19

Se vais olhar a consumos tens 2 opções que não envolvem motociclos , a NC'coisa  devil e/ou o passe da STUV.

[Imagem: images?q=tbn%3AANd9GcT4XLIkYtQDw11iDiKFM...g&usqp=CAU]


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#20

Eu começo a suspeitar do porquê do lone querer mandar toda a gente que chega ao fórum para o monte -.-'

Relativamente aos consumos, esquece, uma verdadeira desportiva consome mais que um carro a gasolina de baixa cilindrada.

Mas procura no fuelly.com que lá tens as médias de consumo de praticamente todos os carros/motos. Mas é sempre pouco aconselhável alguém começar logo por uma dessas. É a tal coisa, não comeces por uma 125 que não vale a pena, mas também não comeces por uma grande senão vais ter que ter muito cuidado para ela não te mandar ao chão logo na primeira curva lol

Honestamente no teu caso, e tendo 28 anos, acho que estás em condições de começar ou numa 300 desportiva (em termos de aspecto, senão vem já aí a polícia do fórum reclamar que 300cc não são desportivas) ou numa 500 naked, mais que isso acho que é abusar um pouco da sorte. Senão, se te queres entreter agora no verão, compra uma 125cc usada, baratinha, que tenha bastante procura, que assim no final do verão já consegues dizer com certeza qual o caminho que queres percorrer e de qualquer forma vendes essa 125cc praticamente pelo mesmo preço que a compraste.
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