O novo V4 para as Touring DUCATI
#1

https://www.motorcyclenews.com/news/new-bikes/ducati-multistrada-v4/







[Imagem: Ducati-V4-exploded.jpg]
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#2

Agora vêm os puristas... e... não se passa nada...lol...

Com a Porsche foi o mesmo...
com a BMW... idem...
E tantas outras...

Até a Suzuki vai deixar de ter GSXR's em catálogo...
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#3

O sistema desmodrómico só faz sentido em motores de elevadas rotações, aonde possa ocorrer a flutuação das válvulas.

O recurso universal em toda a gama desde há muito, a que a Ducati fez dele estandarte, prendeu-se quase com o manter uma "imagem de marca", do que por real necessidade mecânica.
Maiores custos de produção que encarecem o produto e maiores custos de manutenção, que na realidade não beneficiam nenhuma das partes (construtor / utilizador).

Agora resta saber se os puristas não vão sentir o "ego" machucado por haver uma Ducati "non Desmo"?
Interrogação semelhante surgiu quando se começaram a ouvir rumores de uma V4 para substituir as V2/L2... e nada de muito incoerente se passou. A resposta à questão pode passar também por aí!
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#4

Se as válvulas são desmodromicas ou desmocaralhos é para o lado que durmo melhor... O que eu sei é que está mota me tira completamente o sono! Canhão!

Ditadura dos Flocos de Neve
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#5

(15-10-2020 às 17:11)carlos-kb Escreveu:  O sistema desmodrómico só faz sentido em motores de elevadas rotações, aonde possa ocorrer a flutuação das válvulas.

O recurso universal em toda a gama desde há muito, a que a Ducati fez dele estandarte, prendeu-se quase com o manter uma "imagem de marca", do que por real necessidade mecânica.

kb , ao contrario ,

só faz sentido em motores com baixas rotações , se tivessem elevadas aquela merda partia toda.
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#6

(16-10-2020 às 03:48)Caroço Escreveu:  
(15-10-2020 às 17:11)carlos-kb Escreveu:  O sistema desmodrómico só faz sentido em motores de elevadas rotações, aonde possa ocorrer a flutuação das válvulas.

O recurso universal em toda a gama desde há muito, a que a Ducati fez dele estandarte, prendeu-se quase com o manter uma "imagem de marca", do que por real necessidade mecânica.

kb , ao contrario ,

só faz sentido em motores com baixas rotações , se tivessem elevadas aquela merda partia toda.
Elas até paradas se partem todas...

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#7

(16-10-2020 às 07:42)nelsonajm Escreveu:  
(16-10-2020 às 03:48)Caroço Escreveu:  
(15-10-2020 às 17:11)carlos-kb Escreveu:  O sistema desmodrómico só faz sentido em motores de elevadas rotações, aonde possa ocorrer a flutuação das válvulas.

O recurso universal em toda a gama desde há muito, a que a Ducati fez dele estandarte, prendeu-se quase com o manter uma "imagem de marca", do que por real necessidade mecânica.

kb , ao contrario ,

só faz sentido em motores com baixas rotações , se tivessem elevadas aquela merda partia toda.
Elas até paradas se partem todas...

Basta caírem para o lado...

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#8

(16-10-2020 às 03:48)Caroço Escreveu:  só faz sentido em motores com baixas rotações , se tivessem elevadas aquela merda partia toda.

lol É Sucati, pá... é normal que parta!

Agora mais a sério... a flutuação das válvulas acontece quando a rotação é de tal modo elevada que não dá tempo para a válvula recolher mecanicamente pela simples acção da mola. Daí que o desmo o que faz é actuar no fecho, através de um excêntrico e balanceiro adicional, para cada válvula.

[Imagem: UIuYYRw.gif]

Aliás, em alguns sistemas desmo, existe uma terceira árvore de cames, apenas para o retorno das válvulas.

«The appeal of desmodromic valve actuation during this time mainly came from the propensity of valve springs to snap or float at higher rpms which often lead to catastrophic engine failure.»

https://www.cnet.com/roadshow/news/desmo...otorcycle/

Actualmente o sistema está demodé e sistemas de fecho pneumático de válvulas, mais simples, leves e dispensando a manutenção do desmo, tornam-se mais eficazes e rentáveis.

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#9

(16-10-2020 às 11:19)carlos-kb Escreveu:  Agora mais a sério... a flutuação das válvulas acontece quando a rotação é de tal modo elevada que não dá tempo para a válvula recolher mecanicamente pela simples acção da mola. Daí que o desmo o que faz é actuar no fecho, através de um excêntrico e balanceiro adicional, para cada válvula.

Nem mais

Live After Death...

Os Ferros...

In life, nothing happens by chance...
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#10

Uma resposta a um problema sério na competição dos anos 50.
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