14-02-2015 às 23:15
(14-02-2015 às 22:41)devil_lips63 Escreveu: -O sistema de aperto da fivela é mesmo muito pouco prático, com as luvas postas não tenho sensibilidade suficiente para apertá-la e desapertá-la. Tenho que retirar as luvas para o fazer. Existem sistemas tão bons, tipo um que basta introduzir a cavilha numa cavidade, e já está.
Presumo que o teu aperto seja por sistema de duplo"D" ou duplo anel. Em teoria, é dos sistemas mais seguros, embora pouco prático, é verdade, dando mais trabalho no acto de apertar e desapertar e pouco jeito para o fazer com luvas postas.
O sistema mais falivel, no entanto, é o de fecho de clip (tipo cinto de segurança de carro). É o mais prático (desde que as correias estejam reguladas para o aperto que se quer) mas o menos seguro, e o que mais probabilidades tem de "avariar", pois funciona com um sistema mecânico de mola(s).
Entretanto, e mais recentemente (em relação aos sistemas referidos), surgiu o sistema de fecho micrométrico. Por acaso estava reticente em relação ao mesmo até o ter experimentado. O meu actual capacete (AGV Strada Vision) traz precisamente este tipo de fecho. E tenho de dar a mão à palmatória, pois manuseia-se (apertar) com uma facilidade incrível (mesmo com luvas), tem, tal como o sistema de duplo "D", a vantagem de o próprio fecho regular automaticamente o aperto pretendido (quanto mais enfiares a lingueta no encaixe, mais ele aperta), e para o desapertar temos apenas de puxar a pequena fita que as correias se abrem de modo instântaneo. Este sistema, que acaba por ser o meio termo entre o Duplo "D" e o fecho de clip, acaba assim por ser um excelente compromisso entre rapidez, comodidade e segurança. O inconveniente é mesmo o tamanho maior do próprio fecho.
(14-02-2015 às 22:41)devil_lips63 Escreveu: -Não sei se é normal, mas o capacete embacia muito.
Pelo que eu vejo, esse capacete usa a mesma viseira do meu Strada. E a viseira é anti-embacimento. o problema é que normalmente não se têm muito cuidado a limpar a dita. O manual refere que a mesma deverá ser retirada, para limpeza (visto a viseira ter sistema de retirar facilamente, para isso apertando no sentido descendente os dois "clips" de fixação, de cada um dos lados das rótulas, e a mesma sai fora em segundos), e lavada apenas com água corrente. No entanto, porque nem sempre é fácil fazer a limpeza desta forma, o pessoal agarra num pano, e limpa o exterior e o interior sem grande cuidado. Mas se reparares, pelo interior, a viseira tem uma película transparente meio "aborrachada" e meio áspera, que é precisamente o que lhe dá a característica anti-embaciante. Ao limpar com um pano ou papel, normalmente abrasivos, vamos retirar "bocados" dessa película. Resultado... acaba por embaciar. A solução acaba por ser mesmo comprar uma nova, ou então, uma forma mais barata é comprar uma película "fog city" e colá-la pelo interior.