(11-12-2014 às 14:44)luisnogueira Escreveu: Ora aí está algo que me interessa também Vou começar a ser eu a fazer as revisões na minha e já tinha pensado nisso do óleo e filtro, igualmente o filtro do ar. Pergunto já agora, o filtro do ar é preciso tirar o deposito fora, ou consegue-se aceder apenas com um pequeno desvio do depósito?
Bem fazer isso em casa é fácil QB. A anilha de cobre compras em qualquer casa de peças de moto/auto.
O óleo, aconselho sempre a dar uma vista de olhos em texoleo.com ainda não encontrei mais barato.
Os filtros das XJ que uso são os Hiflo, são relativamente baratos. Na motoclasse consegues tanto o de óleo como o de ar dessa marca. Para não ferir susceptibilidades de quem acha que os de "origem" é que é bom, podes sempre comprar na Yamaha (qualquer concessionário) e pagar o dobro do valor, claro.
Agora, para trocar o filtro de ar, pode ser que dê para trocar sem tirar o depósito, depende do comprimento das tuas linhas de combustivel. Na minha tive mesmo que tirar que é simples:
- Retira-se o tubo de vácuo que liga à torneira de combustivel
- Retira-se a mangueira de combustivel que liga à torneira de combustivel
- Retira-se o selector da torneira de combustivel (tem um parafuso a meio - ter cuidado para não rodar ao desapertar)
- Tira-se o parafuso perto da bateria com chave de caixa
- Tira-se o parafuso perto do guiador
- Tira-se o depósito fora
- Retira-se 4 parafusos da tampa onde está o filtro
- Troca-se o filtro e faz-se tudo de novo mas ao contrário