Votação: Launch Control -
Embreiagem
44.44%
4
44.44%
Acelerador
55.56%
5
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Launch Control
#1

Boas, não sei se esta é a categoria adequada, mas queria fazer uma pesquisa em relação a uma técnica de condução para depois aplicar a um projecto que estou a desenvolver.

Arranque. Duvido que aqui alguém goste de fazer arranques a fundo e à lá MotoGP (somos todos condutores respeitadores da lei, afinal de contas), mas gostava de pedir a opinião sobre qual vos parece ser a melhor maneira de evitar cavalinhos e slides durante um arranque brusco.

Em relação á derrapagem, já está mais ou menos controlada com o TC permanentemente ligado, portanto prende-se mais com o anti-wheelie durante o arranque, já que durante o resto do tempo o anti-wheelie vai funcionar com o ride-by-wire.

Deixem as vossas opiniões sem off-topic sff, é um projecto meu, quem quer ajudar é bem-vindo, de resto abstenham-se sff (eu sei que é tudo muito difícil, não vou vou conseguir, nada é assim tão simples, etc).
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#2

Acho que a melhor maneira de controlar a moto de forma a não fazer cavalo, é mesmo no punho direito, tal como votei.
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#3

Com a embraiagem parece-me mais eficiente no sentido de mantens sempre o motor na faixa ideal, mas mais punitiva para os discos daí estar a pensar só durante o arranque. À saída de curva o acelerador parece-me funcionar 5 estrelas.

Posso é também incorporar um sistema de limitar as rotações enquanto a embraiagem não está completamente agarrada.
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#4

Eu sou contra e qualquer gadget tecnologico para controlar o levantar de roda num arranque mais rapido! lol

Se a roda não levantar qual é o proposito de arrancar rapidamente? (talvez ser rapido, mas isso eu não preciso!) bigsmile

Mas faço o controlo com o acelerador!

Ricardo - Honda CB500X
[Imagem: latest?cb=20150510093035]
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#5

(05-03-2015 às 12:30)Mr.Ricky Escreveu:  Se a roda não levantar qual é o proposito de arrancar rapidamente? (talvez ser rapido, mas isso eu não preciso!) bigsmile

Mas faço o controlo com o acelerador!

Estamos a falar de andar em pista e de uma moto com 135/140kg para 140cv. O controlo poderá sempre ser desligado ou adaptado lol
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#6

A primeira vez que que lhe tentei dar de acelerador se não tivesse agarrado ao guiador mandava uma cambalhota para trás lol
Normalmente uso só embraiagem e um xiripiti de acelerador só mesmo para ela arrancar
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#7

(05-03-2015 às 19:22)Bad Attitude Escreveu:  Normalmente uso só embraiagem e um xiripiti de acelerador só mesmo para ela arrancar

Eu estou mais a pensar num sistema de arrancar com acelerador a fundo e o computador fazer o resto haha lol

Para motivos de me exprimir melhor, agarrar a embraiagem é deixar os discos agarrar, transmitir o máximo de potência; soltar a embraiagem é deixar os discos patinar, diminuir a quantidade de potência transmitida.

Até agora a minha pesquisa deu-me:
-Limitar RPM's até a embraiagem estar completamente "agarrada"
-O computador solta a embreiagem (hidraulica, via um pistão com valvula e actuador) sempre que a moto começa a levantar
-O Launch Control desligar-se automáticamente quando de passa de uma determinada velocidade e volta a "activar" quando a mota pára.

Opiniões?
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#8

Como é que detectas que a mota está a levantar ?
Estas a pensar "castrar" logo ou deixar levantar um bocadinhozinho ?
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#9

Como ainda não tenho orçamento para sensores de deslocamento para a frente e trás devo confiar apenas no acelerómetro, que me dá os niveis de inclinação.
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#10

boa sorte com o projecto.
respondido: acelerador

Boas curvas & Ride Safe
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2014- >> YAMAHA FJR1300A
2012-2015 >> YAMAHA XJ 600 S Diversion
2009-2012 >> SYM GTS 125 Evo


http://motorcycleridingbysmvalmeida.blogspot.com/
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