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05-03-2015 às 11:26 (Mensagem modificada pela última vez: 05-03-2015 às 11:32 por
Duke.)
Boas, não sei se esta é a categoria adequada, mas queria fazer uma pesquisa em relação a uma técnica de condução para depois aplicar a um projecto que estou a desenvolver.
Arranque. Duvido que aqui alguém goste de fazer arranques a fundo e à lá MotoGP (somos todos condutores respeitadores da lei, afinal de contas), mas gostava de pedir a opinião sobre qual vos parece ser a melhor maneira de evitar cavalinhos e slides durante um arranque brusco.
Em relação á derrapagem, já está mais ou menos controlada com o TC permanentemente ligado, portanto prende-se mais com o anti-wheelie durante o arranque, já que durante o resto do tempo o anti-wheelie vai funcionar com o ride-by-wire.
Deixem as vossas opiniões sem off-topic sff, é um projecto meu, quem quer ajudar é bem-vindo, de resto abstenham-se sff (eu sei que é tudo muito difícil, não vou vou conseguir, nada é assim tão simples, etc).
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Acho que a melhor maneira de controlar a moto de forma a não fazer cavalo, é mesmo no punho direito, tal como votei.
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Com a embraiagem parece-me mais eficiente no sentido de mantens sempre o motor na faixa ideal, mas mais punitiva para os discos daí estar a pensar só durante o arranque. À saída de curva o acelerador parece-me funcionar 5 estrelas.
Posso é também incorporar um sistema de limitar as rotações enquanto a embraiagem não está completamente agarrada.
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Eu sou contra e qualquer gadget tecnologico para controlar o levantar de roda num arranque mais rapido!
Se a roda não levantar qual é o proposito de arrancar rapidamente? (talvez ser rapido, mas isso eu não preciso!)
Mas faço o controlo com o acelerador!
Ricardo - Honda CB500X
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(05-03-2015 às 12:30)Mr.Ricky Escreveu: Se a roda não levantar qual é o proposito de arrancar rapidamente? (talvez ser rapido, mas isso eu não preciso!)
Mas faço o controlo com o acelerador!
Estamos a falar de andar em pista e de uma moto com 135/140kg para 140cv. O controlo poderá sempre ser desligado ou adaptado
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(05-03-2015 às 19:22)Bad Attitude Escreveu: Normalmente uso só embraiagem e um xiripiti de acelerador só mesmo para ela arrancar
Eu estou mais a pensar num sistema de arrancar com acelerador a fundo e o computador fazer o resto haha
Para motivos de me exprimir melhor, agarrar a embraiagem é deixar os discos agarrar, transmitir o máximo de potência; soltar a embraiagem é deixar os discos patinar, diminuir a quantidade de potência transmitida.
Até agora a minha pesquisa deu-me:
-Limitar RPM's até a embraiagem estar completamente "agarrada"
-O computador solta a embreiagem (hidraulica, via um pistão com valvula e actuador) sempre que a moto começa a levantar
-O Launch Control desligar-se automáticamente quando de passa de uma determinada velocidade e volta a "activar" quando a mota pára.
Opiniões?
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Como é que detectas que a mota está a levantar ?
Estas a pensar "castrar" logo ou deixar levantar um bocadinhozinho ?
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Como ainda não tenho orçamento para sensores de deslocamento para a frente e trás devo confiar apenas no acelerómetro, que me dá os niveis de inclinação.
boa sorte com o projecto.
respondido: acelerador