Motonliners
Launch Control - Versão de Impressão

+- Motonliners (https://motonliners.pt)
+-- Fórum: Ser motociclista (https://motonliners.pt/forum-ser-motociclista)
+--- Fórum: Escola de condução e Segurança (https://motonliners.pt/forum-escola-de-condu%C3%A7ao-e-seguran%C3%A7a)
+--- Tópico: Launch Control (/topico-launch-control)

Páginas: 1 2 3


Launch Control - Duke - 05-03-2015

Boas, não sei se esta é a categoria adequada, mas queria fazer uma pesquisa em relação a uma técnica de condução para depois aplicar a um projecto que estou a desenvolver.

Arranque. Duvido que aqui alguém goste de fazer arranques a fundo e à lá MotoGP (somos todos condutores respeitadores da lei, afinal de contas), mas gostava de pedir a opinião sobre qual vos parece ser a melhor maneira de evitar cavalinhos e slides durante um arranque brusco.

Em relação á derrapagem, já está mais ou menos controlada com o TC permanentemente ligado, portanto prende-se mais com o anti-wheelie durante o arranque, já que durante o resto do tempo o anti-wheelie vai funcionar com o ride-by-wire.

Deixem as vossas opiniões sem off-topic sff, é um projecto meu, quem quer ajudar é bem-vindo, de resto abstenham-se sff (eu sei que é tudo muito difícil, não vou vou conseguir, nada é assim tão simples, etc).


RE: Launch Control - OFFICER - 05-03-2015

Acho que a melhor maneira de controlar a moto de forma a não fazer cavalo, é mesmo no punho direito, tal como votei.


RE: Launch Control - Duke - 05-03-2015

Com a embraiagem parece-me mais eficiente no sentido de mantens sempre o motor na faixa ideal, mas mais punitiva para os discos daí estar a pensar só durante o arranque. À saída de curva o acelerador parece-me funcionar 5 estrelas.

Posso é também incorporar um sistema de limitar as rotações enquanto a embraiagem não está completamente agarrada.


RE: Launch Control - Mr.Ricky - 05-03-2015

Eu sou contra e qualquer gadget tecnologico para controlar o levantar de roda num arranque mais rapido! lol

Se a roda não levantar qual é o proposito de arrancar rapidamente? (talvez ser rapido, mas isso eu não preciso!) bigsmile

Mas faço o controlo com o acelerador!


RE: Launch Control - Duke - 05-03-2015

(05-03-2015 às 12:30)Mr.Ricky Escreveu:  Se a roda não levantar qual é o proposito de arrancar rapidamente? (talvez ser rapido, mas isso eu não preciso!) bigsmile

Mas faço o controlo com o acelerador!

Estamos a falar de andar em pista e de uma moto com 135/140kg para 140cv. O controlo poderá sempre ser desligado ou adaptado lol


RE: Launch Control - Bad Attitude - 05-03-2015

A primeira vez que que lhe tentei dar de acelerador se não tivesse agarrado ao guiador mandava uma cambalhota para trás lol
Normalmente uso só embraiagem e um xiripiti de acelerador só mesmo para ela arrancar


RE: Launch Control - Duke - 05-03-2015

(05-03-2015 às 19:22)Bad Attitude Escreveu:  Normalmente uso só embraiagem e um xiripiti de acelerador só mesmo para ela arrancar

Eu estou mais a pensar num sistema de arrancar com acelerador a fundo e o computador fazer o resto haha lol

Para motivos de me exprimir melhor, agarrar a embraiagem é deixar os discos agarrar, transmitir o máximo de potência; soltar a embraiagem é deixar os discos patinar, diminuir a quantidade de potência transmitida.

Até agora a minha pesquisa deu-me:
-Limitar RPM's até a embraiagem estar completamente "agarrada"
-O computador solta a embreiagem (hidraulica, via um pistão com valvula e actuador) sempre que a moto começa a levantar
-O Launch Control desligar-se automáticamente quando de passa de uma determinada velocidade e volta a "activar" quando a mota pára.

Opiniões?


RE: Launch Control - nunones - 05-03-2015

Como é que detectas que a mota está a levantar ?
Estas a pensar "castrar" logo ou deixar levantar um bocadinhozinho ?


RE: Launch Control - Duke - 05-03-2015

Como ainda não tenho orçamento para sensores de deslocamento para a frente e trás devo confiar apenas no acelerómetro, que me dá os niveis de inclinação.


RE: Launch Control - smvalmeida - 06-03-2015

boa sorte com o projecto.
respondido: acelerador