[Diário] Trackdays, Cursos e afins by: Duke
#1

Resolvi começar uma espécie de crónica/diário de bordo das minhas andanças pelo mundo das pistas, no intuito de partilhar a experiência e motivar alguma alma que ande com ganas  devil

[11/05/2017]
O meu primeiro trackday do ano vai ser em Portimão, no belíssimo Autódromo Internacional do Algarve, ou a montanha russa como gosto de lhe chamar. É um traçado cheio de altos e baixos, curvas cegas a subir, curvas cegas a descer, etc. Aliado ás suas generosas escapatórias, é um circuito que permite explorar as suas dificuldades com segurança, já que mesmo antes da gravilha há sempre asfalto bom.

Para já, a nível de preparação, tenho feito umas sessões de HIIT ao longo das ultimas semanas com o objectivo de preparar o cardio, componente muito importante em pista, já que o cansaço leva a que se cometa erros. Nesta semana antes do trackday, ando a carregar nos carbo-hidratos, visto que se puxa muito pelo corpo, e acabamos por não ter assim tanto tempo para comer durante um trackday.

Amanhã temos a viagem para baixo, precedida por uma sessão de carregar todo o material. Até lá!

[12/05/2017]

Chegou o dia da viagem. O carro já está carregado (deixei tudo pronto em antecedência, já que a viagem já cansa o suficiente).

[Imagem: 20093153632d03acf9b535754e75f2e9.jpg]

E mota no atrelado:

[Imagem: 18492636_120332000785474687_814094033_n....e=591AF032]

Siga viagem!

[14/05/2017]

Track day is here and so am I! Acordar ás 7 da manhã e seguir para onde sou feliz  devil

[Imagem: 18516072_120332000820701137_580355228_n....e=591BC755]

O tempo não estava nada auspicioso, mas melhorou e tivemos bom tempo todo o dia. Após estacionar, fui tratar do "check-in" onde me foi entregue um envelope com transponder, pulseira e t'oclante para a mota.

[Imagem: 18516108_120332000809248487_1561321998_n...e=591BF39D]

Preparar o estaminé, envolveu encontrar malta muito porreira, fazer as ultimas verificações (tudo bem preso, atestar a mota, ver a pressão dos pneus, etc).

[Imagem: 18492810_120332000778316431_366590101_n....e=591BCE8A]

A partir deste ponto as fotas começam a escacear  devil

---PARTE DA MANHÃ---

A primeira sessão foi de retomar o ritmo, os pneus ainda não estavam ao ponto pelo que não saíram grandes tempos. Foi a sessão onde cometi menos erros  lol
Sessão 2 já foi mais a jeito, mas houve muito trânsito da parte da manhã e ainda não sabia bem quem seguir.

Durante a terceira sessão não melhorei, e acabei por ceder á pressão de ter pilotos mais lentos á frente: tentei uma ultrapassagem onde não devia e ia-me embrulhando com 3 ingleses em CB500 (a carburador, todas mexidas  redeye ) que felizmente foram para um grupo mais lento nas sessões seguintes. Correu tudo bem e ninguém se aleijou.

A ultima sessão da manhã foi encurtada devido a uma queda com 2 pilotos, e apenas consegui tirar uma volta lançado. Cansado mas com os tempos ao nivel do que estava a fazer em Agosto passado, com muito mais confiança a curvar para a esquerda do que até então e com um novo "truque" para poupar os braços, fui almoçar.

Foi um almoço ligeiro: iogurte liquido, uma sandes e uma banana. Neste eventos há que ir comendo pouco de cada vez, portanto é aproveitar o tempo para comer uma pecinha de furta e beber água, muita água (ou chá frio, ou bebida isotónica).



---PARTE DA TARDE---

Durante a parte da tarde tivemos 3 sessões, onde consegui melhorar o ritmo, mas pouco. Essencialmente por erros: ou tentar forçar demasiado, ou perder uma travagem porque o corpo já está mais cansado, ou um neutro, etc.

No entanto fiz a minha melhor volta de sempre na ultima volta na ultima sessão, o que mostra que a concentração ajuda e bastante, independentemente do corpo estar cansado ou não. Consegui tirar 2 segundos ao melhor tempo da manhã, e 5 ao melhor tempo da primeira sessão e 1 face ao meu melhor tempo até agora.

Resta esperar pelo evento da ActionTeam, onde acredito que um dia de curso mais um dia de gazzzzzz consiga tirar ainda mais!!!  devil
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#2

Já soa mais a trabalho que um dia divertido na pista lol

Daqui a pouco já tens que acordar cedo para ligar as mantas dos pneus, fazer aquecimento e alongamentos antes de subir para a mota etc etc devil

Boa sorte para o fds, que corra tudo bem. Há por lá uns desniveis que de carro já não têm piada...de mota olhos bem abertos blink
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#3

Sei do que falas, na curva 14 ia caindo sozinho da mota por 2 vezes lol e na curva ta torre há um ressalto tramado tb.

Eu, regra geral, tento ir fazendo algum exercicio fisico regularmente, pelo que neste caso é mais uma "justificação para" do que uma "obrigação".

Mas sim, devo ter que acordar ás 6:30, para estar na pista ás 7:45 e começar a descarregar, equipar, por as mantas nos pneus e ir ao briefing.
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#4

Eu gostava de andar num circuito assim controlado tipo trackdays apenas para desenvolver as minhas capacidades com a segurança logicamente de um circuito fechado mas não tnho vida para tal. Minha cena nunca passaria tb por andar com a faca nos dentes e preparar a mota só para isso, gostava sim de dar umas voltas, puxar e aprender um pouco mais mas nao com espírito de competição.
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#5

A medida que vais melhorando, vais começando a ter outras necessidades.
Eu entendo o Duke com toda a parafernália de cenas que tem que fazer.
É que sair à pista com os pneus frios quando tens um nível alto de pilotagem é arriscar-se a partir uns quantos ossos.
Filipe pá, o que se aprende compensa bem o gasto. O dinheiro gasto num curso deste tipo nunca é mal empregue.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#6

Um curso de condução, talvez um dia aconteça e acho dinheiro mais bem gasto.
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#7

Os tracks, promovidos pelo action team, não são nada mais que cursos de condução.

Depois estão os da Honda Instituto de Segurança que um certo modo seguem uma pauta mais urbana, mas que são muito importantes nos factores cognitivos e no manuseamento da mota a baixa velocidade.
Por outro lado está os treinos a nível de travagem, seja a seco, com ou sem ABS, deja em molhado e em piso escorregadio.
Sais de lá com um andar novo! blink

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#8

(11-05-2017 às 10:39)Duke Escreveu:  Para já, a nível de preparação, tenho feito umas sessões de HIIT ao longo das ultimas semanas com o objectivo de preparar o cardio, componente muito importante em pista, já que o cansaço leva a que se cometa erros. Nesta semana antes do trackday, ando a carregar nos carbo-hidratos, visto que se puxa muito pelo corpo, e acabamos por não ter assim tanto tempo para comer durante um trackday.

Só para trackdays não vejo necessidade duma preparação tão exigente.
Mas depende da forma física de cada um! Quem estiver num estado degradante convém que o faça... e nem deverá ser só pelo facto de ir dar umas voltas em circuito! lol

Se o objectivo é levar as coisas a sério, exercícios localizados no antebraço não é uma má ideia.
E só masturbação não chega.
A parte inferior do braço, pulsos e joelhos foram sempre as zonas que senti deixarem de corresponder ao fim de ~20 minutos a dar o máximo.
É o que sofre mais sobretudo nas travagens extremas.

Aliás... a perda de força nos braços já me deu direito a aparecer na tv... lol

https://youtu.be/voo6gy43-mk

Estava a olhar para a imagem do destroço no final do video e reparei num pormenor que já nem me lembrava...

[Imagem: moton_zps6ivxjjyh.png]

Irra... isto foi há 11 anos! redeye

(12-05-2017 às 01:36)Nfilipe Escreveu:  Um curso de condução, talvez um dia aconteça e acho dinheiro mais bem gasto.

Mas tem cuidado.
Foi às custas dum curso destes que acabei por me meter num vicio bem caro...
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#9

Sim, eu estava brincar com o Duke sobre a carga de trabalhos.

Ele já está a levar os trackdays a sério, quem sabe daqui a um ano orienta os euros de modo a participar num campeonato nacional de velocidade como a Taça Luis Carreira por exemplo. devil

Há varias classes nos trackdays ( iniciados, intermédios e avançados ou algo assim) e já há muitos com motas exclusivas para estas brincadeiras para poupar as novas de quedas. Mas como em tudo há espaço para o estreante e todos aqueles pelo meio.

Mas todos devem levar o cansaço e hidratação a sério, a diversão é enorme e com a excitação é normal ir além do que se está preparado para e não tomar conta do nosso corpo entre sessões.

Boa viagem, espero que pelos Algarves esteja mais seco!
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#10

Boas;
Dfelix, bem aparecido sejas com essas imagens do baú!! lol
Já me tinha lembrado de ti no outro tópico:

Sou defensor de que deve haver uma certa preparação da moto e do "piloto" para rodar em circuito.
Em relação à moto:
-desmontar tudo o que se pode partir e não serve de nada em pista, tais como piscas, luzes, retrovisores;
-uma boa revisão com fluídos frescos;
-algumas peças extra como manetes, poisa-pés e mais m#rdices que se possam danificar numa pequena queda;
-cogumelos de protecção, mas daqueles a sério que protegem;
-pneus novos e em determinadas épocas um jogo de pneus de chuva;
-uma caixa de ferramenta digna desse nome;
-cavaletes;
- "desmontas" e demais ferramenta para desmontar e montar pneus;
-uma bilha de óleo;
-jerrycan para gasolina;

Quanto ao piloto;
-o mínimo de forma física;
-descanso;
-alimentação leve e bebidas para hidratar;
-fazer uns alongamentos e aquecimentos antes de sentar na moto, uma bicicleta para dar umas voltas no paddock faz maravilhas;
-bom equipamento de protecção;
-relaxar e vontade de dar umas gatilhadas com força.

De resto, nunca achei grande falta de certas coisas para um simples track-day como os cobertores para pneus, prefiro investir em ferramenta. Tal como acredito que uma moto mais velha se pode andar muito mais à vontade do que com uma moto nova mais cara. Em Portugal isso não era muito notório, mas em Espanha viam-se gajos a curtir que nem cães com motos mais velhas e sem problemas de que algo lhes possa acontecer; claro que também havia motos acabadas de desempacotar e muitas nunca levaram com uma matrícula.

Continuo a achar que é das melhores coisas que se pode fazer, infelizmente agora não tem dado para mim, mas hei-de lá voltar.
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