11-05-2017 às 10:39
(Mensagem modificada pela última vez: 16-05-2017 às 10:53 por Duke. Razão da edição: Resolvi por os updates todos neste post, para manter o tópico mais organizado para quem o vê pela primeira vez )
Resolvi começar uma espécie de crónica/diário de bordo das minhas andanças pelo mundo das pistas, no intuito de partilhar a experiência e motivar alguma alma que ande com ganas
[11/05/2017]
O meu primeiro trackday do ano vai ser em Portimão, no belíssimo Autódromo Internacional do Algarve, ou a montanha russa como gosto de lhe chamar. É um traçado cheio de altos e baixos, curvas cegas a subir, curvas cegas a descer, etc. Aliado ás suas generosas escapatórias, é um circuito que permite explorar as suas dificuldades com segurança, já que mesmo antes da gravilha há sempre asfalto bom.
Para já, a nível de preparação, tenho feito umas sessões de HIIT ao longo das ultimas semanas com o objectivo de preparar o cardio, componente muito importante em pista, já que o cansaço leva a que se cometa erros. Nesta semana antes do trackday, ando a carregar nos carbo-hidratos, visto que se puxa muito pelo corpo, e acabamos por não ter assim tanto tempo para comer durante um trackday.
Amanhã temos a viagem para baixo, precedida por uma sessão de carregar todo o material. Até lá!
[12/05/2017]
Chegou o dia da viagem. O carro já está carregado (deixei tudo pronto em antecedência, já que a viagem já cansa o suficiente).
![[Imagem: 20093153632d03acf9b535754e75f2e9.jpg]](https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170512/20093153632d03acf9b535754e75f2e9.jpg)
E mota no atrelado:
![[Imagem: 18492636_120332000785474687_814094033_n....e=591AF032]](https://scontent.flis5-1.fna.fbcdn.net/v/t34.0-12/18492636_120332000785474687_814094033_n.jpg?oh=d2c64bd93170e178295439fa3c8c835b&oe=591AF032)
Siga viagem!
[14/05/2017]
Track day is here and so am I! Acordar ás 7 da manhã e seguir para onde sou feliz
![[Imagem: 18516072_120332000820701137_580355228_n....e=591BC755]](https://scontent.flis5-1.fna.fbcdn.net/v/t34.0-12/18516072_120332000820701137_580355228_n.jpg?oh=44bddd86bb642087786bfd2b8cb4d5cb&oe=591BC755)
O tempo não estava nada auspicioso, mas melhorou e tivemos bom tempo todo o dia. Após estacionar, fui tratar do "check-in" onde me foi entregue um envelope com transponder, pulseira e t'oclante para a mota.
![[Imagem: 18516108_120332000809248487_1561321998_n...e=591BF39D]](https://scontent.flis5-1.fna.fbcdn.net/v/t34.0-12/18516108_120332000809248487_1561321998_n.jpg?oh=f7eed8fe057900dc55f2ece097d6f23d&oe=591BF39D)
Preparar o estaminé, envolveu encontrar malta muito porreira, fazer as ultimas verificações (tudo bem preso, atestar a mota, ver a pressão dos pneus, etc).
![[Imagem: 18492810_120332000778316431_366590101_n....e=591BCE8A]](https://scontent.flis5-1.fna.fbcdn.net/v/t34.0-12/18492810_120332000778316431_366590101_n.jpg?oh=9dc5b7351fd790f213753aee0d35f245&oe=591BCE8A)
A partir deste ponto as fotas começam a escacear
---PARTE DA MANHÃ---
A primeira sessão foi de retomar o ritmo, os pneus ainda não estavam ao ponto pelo que não saíram grandes tempos. Foi a sessão onde cometi menos erros
Sessão 2 já foi mais a jeito, mas houve muito trânsito da parte da manhã e ainda não sabia bem quem seguir.
Durante a terceira sessão não melhorei, e acabei por ceder á pressão de ter pilotos mais lentos á frente: tentei uma ultrapassagem onde não devia e ia-me embrulhando com 3 ingleses em CB500 (a carburador, todas mexidas
) que felizmente foram para um grupo mais lento nas sessões seguintes. Correu tudo bem e ninguém se aleijou.
A ultima sessão da manhã foi encurtada devido a uma queda com 2 pilotos, e apenas consegui tirar uma volta lançado. Cansado mas com os tempos ao nivel do que estava a fazer em Agosto passado, com muito mais confiança a curvar para a esquerda do que até então e com um novo "truque" para poupar os braços, fui almoçar.
Foi um almoço ligeiro: iogurte liquido, uma sandes e uma banana. Neste eventos há que ir comendo pouco de cada vez, portanto é aproveitar o tempo para comer uma pecinha de furta e beber água, muita água (ou chá frio, ou bebida isotónica).
---PARTE DA TARDE---
Durante a parte da tarde tivemos 3 sessões, onde consegui melhorar o ritmo, mas pouco. Essencialmente por erros: ou tentar forçar demasiado, ou perder uma travagem porque o corpo já está mais cansado, ou um neutro, etc.
No entanto fiz a minha melhor volta de sempre na ultima volta na ultima sessão, o que mostra que a concentração ajuda e bastante, independentemente do corpo estar cansado ou não. Consegui tirar 2 segundos ao melhor tempo da manhã, e 5 ao melhor tempo da primeira sessão e 1 face ao meu melhor tempo até agora.
Resta esperar pelo evento da ActionTeam, onde acredito que um dia de curso mais um dia de gazzzzzz consiga tirar ainda mais!!!

[11/05/2017]
O meu primeiro trackday do ano vai ser em Portimão, no belíssimo Autódromo Internacional do Algarve, ou a montanha russa como gosto de lhe chamar. É um traçado cheio de altos e baixos, curvas cegas a subir, curvas cegas a descer, etc. Aliado ás suas generosas escapatórias, é um circuito que permite explorar as suas dificuldades com segurança, já que mesmo antes da gravilha há sempre asfalto bom.
Para já, a nível de preparação, tenho feito umas sessões de HIIT ao longo das ultimas semanas com o objectivo de preparar o cardio, componente muito importante em pista, já que o cansaço leva a que se cometa erros. Nesta semana antes do trackday, ando a carregar nos carbo-hidratos, visto que se puxa muito pelo corpo, e acabamos por não ter assim tanto tempo para comer durante um trackday.
Amanhã temos a viagem para baixo, precedida por uma sessão de carregar todo o material. Até lá!
[12/05/2017]
Chegou o dia da viagem. O carro já está carregado (deixei tudo pronto em antecedência, já que a viagem já cansa o suficiente).
![[Imagem: 20093153632d03acf9b535754e75f2e9.jpg]](https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170512/20093153632d03acf9b535754e75f2e9.jpg)
E mota no atrelado:
![[Imagem: 18492636_120332000785474687_814094033_n....e=591AF032]](https://scontent.flis5-1.fna.fbcdn.net/v/t34.0-12/18492636_120332000785474687_814094033_n.jpg?oh=d2c64bd93170e178295439fa3c8c835b&oe=591AF032)
Siga viagem!
[14/05/2017]
Track day is here and so am I! Acordar ás 7 da manhã e seguir para onde sou feliz

![[Imagem: 18516072_120332000820701137_580355228_n....e=591BC755]](https://scontent.flis5-1.fna.fbcdn.net/v/t34.0-12/18516072_120332000820701137_580355228_n.jpg?oh=44bddd86bb642087786bfd2b8cb4d5cb&oe=591BC755)
O tempo não estava nada auspicioso, mas melhorou e tivemos bom tempo todo o dia. Após estacionar, fui tratar do "check-in" onde me foi entregue um envelope com transponder, pulseira e t'oclante para a mota.
![[Imagem: 18516108_120332000809248487_1561321998_n...e=591BF39D]](https://scontent.flis5-1.fna.fbcdn.net/v/t34.0-12/18516108_120332000809248487_1561321998_n.jpg?oh=f7eed8fe057900dc55f2ece097d6f23d&oe=591BF39D)
Preparar o estaminé, envolveu encontrar malta muito porreira, fazer as ultimas verificações (tudo bem preso, atestar a mota, ver a pressão dos pneus, etc).
![[Imagem: 18492810_120332000778316431_366590101_n....e=591BCE8A]](https://scontent.flis5-1.fna.fbcdn.net/v/t34.0-12/18492810_120332000778316431_366590101_n.jpg?oh=9dc5b7351fd790f213753aee0d35f245&oe=591BCE8A)
A partir deste ponto as fotas começam a escacear

---PARTE DA MANHÃ---
A primeira sessão foi de retomar o ritmo, os pneus ainda não estavam ao ponto pelo que não saíram grandes tempos. Foi a sessão onde cometi menos erros

Sessão 2 já foi mais a jeito, mas houve muito trânsito da parte da manhã e ainda não sabia bem quem seguir.
Durante a terceira sessão não melhorei, e acabei por ceder á pressão de ter pilotos mais lentos á frente: tentei uma ultrapassagem onde não devia e ia-me embrulhando com 3 ingleses em CB500 (a carburador, todas mexidas

A ultima sessão da manhã foi encurtada devido a uma queda com 2 pilotos, e apenas consegui tirar uma volta lançado. Cansado mas com os tempos ao nivel do que estava a fazer em Agosto passado, com muito mais confiança a curvar para a esquerda do que até então e com um novo "truque" para poupar os braços, fui almoçar.
Foi um almoço ligeiro: iogurte liquido, uma sandes e uma banana. Neste eventos há que ir comendo pouco de cada vez, portanto é aproveitar o tempo para comer uma pecinha de furta e beber água, muita água (ou chá frio, ou bebida isotónica).
---PARTE DA TARDE---
Durante a parte da tarde tivemos 3 sessões, onde consegui melhorar o ritmo, mas pouco. Essencialmente por erros: ou tentar forçar demasiado, ou perder uma travagem porque o corpo já está mais cansado, ou um neutro, etc.
No entanto fiz a minha melhor volta de sempre na ultima volta na ultima sessão, o que mostra que a concentração ajuda e bastante, independentemente do corpo estar cansado ou não. Consegui tirar 2 segundos ao melhor tempo da manhã, e 5 ao melhor tempo da primeira sessão e 1 face ao meu melhor tempo até agora.
Resta esperar pelo evento da ActionTeam, onde acredito que um dia de curso mais um dia de gazzzzzz consiga tirar ainda mais!!!
