11-06-2015 às 07:14
Olá a todos.
Aproveitei o feriado para ir até ao Kartódromo Internacional de Palmela fazer um curso de condução defensiva de motos. Sim, como alguns de vós devem saber não tenho sido muito "feliz" na minha experiência motociclista no que diz respeito a acidentes, o que também me motivou a procurar este tipo de formação... Resolvi vir até aqui deixar alguma informação que possa ser útil a quem estiver interessado em fazer algo semelhante, assim como a minha opinião sobre o curso.
O curso em questão tem a duração de 4 horas (no meu caso até durou mais cerca de 30m), divididas em teoria e prática. O formador é o Nuno Barradas, da Escola de Pilotagem da Honda. A formação pode ser feita em grupo ou individualmente.
A formação começa com uma sessão em sala, com alguma teoria que inclui temas diversos como as caraterísticas básicas de uma moto, a atitude que devemos optar durante a condução, de que forma nos podemos tornar mais visíveis aos automobilistas, a escolha do equipamento mais adequado às nossas necessidades, etc. Tem ainda uma parte realizada em simulador (aprovado e homologado para utilização das escolas de condução - e que inclusivamente pode substituir algumas das aulas de condução - mas que nenhuma escola tem), onde podemos testar várias situações limite durante a condução, como peões que surgem do nada, situações inesperadas em ultrapassagem, cães a correr na estrada, piso escorregadio, situações climáticas adversas, etc. Toda esta parte teórica dura pouco menos de 1 hora.
As restantes cerca de 3 horas são passadas em pista, tendo a escola várias motos ao dispor dos formandos. No meu caso comecei por fazer alguns exercícios com uma CBF125 (por acaso já tive uma), terminando com uma CB500F novinha (uma moto que nunca tinha conduzido mas me agradou bastante). De resto vi por lá umas Zoomer, Vision, PCX e CBR250. A primeira parte da formação prática consiste na aprendizagem de algumas técnicas de travagem. Começa-se por analisar o efeito da utilização dos travões da frente e de trás em separado e em conjunto. São depois efetuados exercícios de travagem de emergência com recurso a várias técnicas. Segue-se um circuito e um slalom feito em diferentes velocidades com recurso ao uso do travão de trás e do travão de motor. Por fim treina-se a utilização do centro de gravidade, com maior ou menor inclinação do corpo e distribuição do peso, para uma condução mais eficaz da moto.
À primeira vista as 4 horas de duração do curso podem parecer pouco, e o preço de 105 euros (com mota própria) ou 130 euros (com mota da escola, como foi o meu caso por ainda ter a F800R no estaleiro) pode parecer elevado (ainda existe a opção da formação individual que fica por 150 euros). No entanto em relação ao preço posso dizer que não encontrei nada mais económico na oferta que existe por aí (que já de si é pouca). Quanto à duração, posso dizer que ainda assim e mesmo para alguém que já anda de mota há alguns anos, é uma boa oportunidade para adquirir, aperfeiçoar ou simplesmente experimentar algumas técnicas interessantes. A verdade é que aprendi e pratiquei algumas técnicas que me podem ajudar a ter um maior controlo sob duas rodas, pelo que o meu objetivo foi cumprido, e recomendo este curso por isso.
Abraço a todos!
Aproveitei o feriado para ir até ao Kartódromo Internacional de Palmela fazer um curso de condução defensiva de motos. Sim, como alguns de vós devem saber não tenho sido muito "feliz" na minha experiência motociclista no que diz respeito a acidentes, o que também me motivou a procurar este tipo de formação... Resolvi vir até aqui deixar alguma informação que possa ser útil a quem estiver interessado em fazer algo semelhante, assim como a minha opinião sobre o curso.
O curso em questão tem a duração de 4 horas (no meu caso até durou mais cerca de 30m), divididas em teoria e prática. O formador é o Nuno Barradas, da Escola de Pilotagem da Honda. A formação pode ser feita em grupo ou individualmente.
A formação começa com uma sessão em sala, com alguma teoria que inclui temas diversos como as caraterísticas básicas de uma moto, a atitude que devemos optar durante a condução, de que forma nos podemos tornar mais visíveis aos automobilistas, a escolha do equipamento mais adequado às nossas necessidades, etc. Tem ainda uma parte realizada em simulador (aprovado e homologado para utilização das escolas de condução - e que inclusivamente pode substituir algumas das aulas de condução - mas que nenhuma escola tem), onde podemos testar várias situações limite durante a condução, como peões que surgem do nada, situações inesperadas em ultrapassagem, cães a correr na estrada, piso escorregadio, situações climáticas adversas, etc. Toda esta parte teórica dura pouco menos de 1 hora.
As restantes cerca de 3 horas são passadas em pista, tendo a escola várias motos ao dispor dos formandos. No meu caso comecei por fazer alguns exercícios com uma CBF125 (por acaso já tive uma), terminando com uma CB500F novinha (uma moto que nunca tinha conduzido mas me agradou bastante). De resto vi por lá umas Zoomer, Vision, PCX e CBR250. A primeira parte da formação prática consiste na aprendizagem de algumas técnicas de travagem. Começa-se por analisar o efeito da utilização dos travões da frente e de trás em separado e em conjunto. São depois efetuados exercícios de travagem de emergência com recurso a várias técnicas. Segue-se um circuito e um slalom feito em diferentes velocidades com recurso ao uso do travão de trás e do travão de motor. Por fim treina-se a utilização do centro de gravidade, com maior ou menor inclinação do corpo e distribuição do peso, para uma condução mais eficaz da moto.
À primeira vista as 4 horas de duração do curso podem parecer pouco, e o preço de 105 euros (com mota própria) ou 130 euros (com mota da escola, como foi o meu caso por ainda ter a F800R no estaleiro) pode parecer elevado (ainda existe a opção da formação individual que fica por 150 euros). No entanto em relação ao preço posso dizer que não encontrei nada mais económico na oferta que existe por aí (que já de si é pouca). Quanto à duração, posso dizer que ainda assim e mesmo para alguém que já anda de mota há alguns anos, é uma boa oportunidade para adquirir, aperfeiçoar ou simplesmente experimentar algumas técnicas interessantes. A verdade é que aprendi e pratiquei algumas técnicas que me podem ajudar a ter um maior controlo sob duas rodas, pelo que o meu objetivo foi cumprido, e recomendo este curso por isso.
Abraço a todos!