Compra/venda de motas não matriculadas.
#1

Boas.

Alguém por aqui que esteja minimamente conhecedor das boas práticas nos negócios de compra ou venda de motas não matriculadas?

É possível matricular uma mota que tenha saído de um stand há um ou dois pares de anos sem matrícula?
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#2

Existem motos, como as motos de MX, que apesar de serem comercializadas, não são homologaveis e portanto não podem ter matrícula.

Para evitar confusões, embora que mais caras, o melhor é que tenha sempre matrícula.

I just don't run with the crowd!

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#3

Estou a ver que ficaste mesmo fã da terra e da lama. Bom sinal! smile

Pensa sempre que a comprar, opta por uma já com matrícula. Para além da questão do "transporte" que não tens de fazer (poderes ir a rolar com ela para qualquer lado), evitas complicações caso o quisesses fazer mais tarde (matriculá-la), pois pode não ter homologação para estrada.

[Imagem: QKmafvp.png]
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#4

Epa, vejam lá isto:  https://www.facebook.com/groups/399683010122074/permalink/1665988773491485/?sale_post_id=1665988773491485&comment_id=1666705543419808¬if_id=1518687109861332¬if_t=group_comment_follow&ref=notif
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#5

(15-02-2018 às 10:42)YontikoBT Escreveu:  Epa, vejam lá isto:  https://www.facebook.com/groups/399683010122074/permalink/1665988773491485/?sale_post_id=1665988773491485&comment_id=1666705543419808¬if_id=1518687109861332¬if_t=group_comment_follow&ref=notif

Esta mota tem matricula.
Pode é não ser nacional....
Mas, já agora, onde pretendes chegar?

Queres aconselhamento sobre este negócio!?

É um excelente negócio pá!

Para deitar dinheiro fora...

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#6

Não uso soutien, apenas achei graça as ofertas que foram feitas lá...
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#7

Então mas informação sobre o que foi pedido?

Existem várias YZF e CRF sem matricula à venda, imagino que se tudo estiver legal e existem outras em circulação já matriculadas se consiga matricular as ainda não matriculadas?!
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#8

(15-02-2018 às 14:32)ClaXav Escreveu:  Então mas informação sobre o que foi pedido?

Existem várias YZF e CRF sem matricula à venda, imagino que se tudo estiver legal e existem outras em circulação já matriculadas se consiga matricular as ainda não matriculadas?!

Desculpa lá, ó claxav ( tens nome de antibiotico  lol  ) .

As motos que não têm matricula quando são vendidas não estão homologadas para andar na via publica. Se comprares uma sem matricula, não vais conseguir matricular ( a não ser que a consigas homologar através de algum tipo de inspeção, que eu desconheço se existe ). Se queres saber a razão de algumas terem e outras não, apesar de serem iguais, não te sei responder... talvez tenha a ver com os decibeis, ou algo assim.
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#9

(15-02-2018 às 02:54)ClaXav Escreveu:  É possível matricular uma mota que tenha saído de um stand há um ou dois pares de anos sem matrícula?

Sim.
Pagas o ISV e os custos de matricula como se fosse nova.

Experimenta passar por um agente da respectiva marca e pergunta.
Certamente o fará nem que seja com uma comissão, e evitas assim chatices com papeladas.

É que se o modelo já existe em circulação, todo o processo é apenas burocrático.
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#10

Ora bem, vamos cá por luz nisto.

Nas motas de campo a coisa divide-se mais ou menos em três categorias, motocross (MX), Enduro e Trial.
Pomos já de parte as Trial que nunca foram homologadas. Ficamos com as MX e Enduro, sendo que as segundas, por questões de regulamentação desportiva, têm que estar homologadas para poder competir. As MX não estão obrigadas a estar homologadas para competir, logo falta-lhe boa parte do sistema eléctrico que necessitas para poder homologar a mota. Refiro-me à instalação, ópticas, comandos, bateria, regulador de tensão e um alternador capaz.

Existiam há uns anos atrás os chamados kits de homologação que se vendiam na compra da mota e com a mota para a poderes homologar. Acho que essa práctica hoje em dia já não é possível.

Como distinguir uma MX de uma Enduro?
É fácil.
As MX normalmente não têm óptica e sim uma placa porta número.

Ou através da nomenclatura das marcas.

A KTM tem as SX para MX, EXF para enduro.
A Yamaha tem as YZ para MX e as WR para Enduro.
Suzuki tem as RMZ para MX e as RMX para enduro.
A Honda tem as CRF-R para o MX e a CRF-X para o enduro.

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