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Boas.
Alguém por aqui que esteja minimamente conhecedor das boas práticas nos negócios de compra ou venda de motas não matriculadas?
É possível matricular uma mota que tenha saído de um stand há um ou dois pares de anos sem matrícula?
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Existem motos, como as motos de MX, que apesar de serem comercializadas, não são homologaveis e portanto não podem ter matrícula.
Para evitar confusões, embora que mais caras, o melhor é que tenha sempre matrícula.
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15-02-2018 às 10:13 (Mensagem modificada pela última vez: 15-02-2018 às 10:14 por
carlos-kb.)
Estou a ver que ficaste mesmo fã da terra e da lama. Bom sinal!
Pensa sempre que a comprar, opta por uma já com matrícula. Para além da questão do "transporte" que não tens de fazer (poderes ir a rolar com ela para qualquer lado), evitas complicações caso o quisesses fazer mais tarde (matriculá-la), pois pode não ter homologação para estrada.
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(15-02-2018 às 10:42)YontikoBT Escreveu: Epa, vejam lá isto: https://www.facebook.com/groups/399683010122074/permalink/1665988773491485/?sale_post_id=1665988773491485&comment_id=1666705543419808¬if_id=1518687109861332¬if_t=group_comment_follow&ref=notif
Esta mota tem matricula.
Pode é não ser nacional....
Mas, já agora, onde pretendes chegar?
Queres aconselhamento sobre este negócio!?
É um excelente negócio pá!
Para deitar dinheiro fora...
Não uso soutien, apenas achei graça as ofertas que foram feitas lá...
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Então mas informação sobre o que foi pedido?
Existem várias YZF e CRF sem matricula à venda, imagino que se tudo estiver legal e existem outras em circulação já matriculadas se consiga matricular as ainda não matriculadas?!
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(15-02-2018 às 02:54)ClaXav Escreveu: É possível matricular uma mota que tenha saído de um stand há um ou dois pares de anos sem matrícula?
Sim.
Pagas o ISV e os custos de matricula como se fosse nova.
Experimenta passar por um agente da respectiva marca e pergunta.
Certamente o fará nem que seja com uma comissão, e evitas assim chatices com papeladas.
É que se o modelo já existe em circulação, todo o processo é apenas burocrático.
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Ora bem, vamos cá por luz nisto.
Nas motas de campo a coisa divide-se mais ou menos em três categorias, motocross (MX), Enduro e Trial.
Pomos já de parte as Trial que nunca foram homologadas. Ficamos com as MX e Enduro, sendo que as segundas, por questões de regulamentação desportiva, têm que estar homologadas para poder competir. As MX não estão obrigadas a estar homologadas para competir, logo falta-lhe boa parte do sistema eléctrico que necessitas para poder homologar a mota. Refiro-me à instalação, ópticas, comandos, bateria, regulador de tensão e um alternador capaz.
Existiam há uns anos atrás os chamados kits de homologação que se vendiam na compra da mota e com a mota para a poderes homologar. Acho que essa práctica hoje em dia já não é possível.
Como distinguir uma MX de uma Enduro?
É fácil.
As MX normalmente não têm óptica e sim uma placa porta número.
Ou através da nomenclatura das marcas.
A KTM tem as SX para MX, EXF para enduro.
A Yamaha tem as YZ para MX e as WR para Enduro.
Suzuki tem as RMZ para MX e as RMX para enduro.
A Honda tem as CRF-R para o MX e a CRF-X para o enduro.