Cartões de Desconto Directo Combustível
#21

(10-02-2017 às 10:58)Cloud Escreveu:  Okay officer, uma pergunta para ti. Fui ver os aditivos que se usavam em duas marcas, e foi isto que descobri:

[Imagem: b71cad076f5444019a76eaa9bd557d8b.png]

[Imagem: bbd948c14542426aa0a072404d06a29a.png]

Agora é assim, eu não sou engenheiro químico, consegues-me dizer dessas duas, qual é a que tem melhores aditivos? Ou mesmo qual é a melhor gasolina? Partindo do princípio que a gasolina em si será a mesma, que mesmo isso tenho dúvidas. É que eu ali só vejo nomes esquisitos, com umas cruzinhas à frente, e uns números em cima. Não faço ideia se no Mesitileno é melhor a cruzinha estar no 0.1-1.5 ou no >5. Além de que imagino que um conjunto de aditivos numa certa percentagem seja melhor que o mesmo conjunto de aditivos noutra percentagem qualquer.

É que se estás a dizer que todas as gasolinas são iguais é já mentira. Há realmente gasolinas más. Prova foi a viagem que fizemos à Picha. A gasolina que meti lá deu-me para pouco mais de 200 km e a moto não passava dos 110Km/h, quando a gasolina que meto normalmente na Repsol além de me dar para cerca de 400 km a mota chega efectivamente ao seu TopSpeed, 134Km/h.

O que se pode ter passado nessa bomba era a mesma ter um elevado teor de água visto que era uma bomba muito velha e os depósitos com certeza estão todos podres.

A gasolina é feita ou importada toda do mesmo local, e se vires a composição sem aditivos da gasolina em qualquer bomba, é toda a mesma.

Depois vem os aditivos, que como viste, nessas duas são diferentes ou com nomes diferentes. Mas basta procurares, por exemplo, querias saber o que é o mesiltileno, em 2min vi isto:

"Na indústria do petróleo, o mesitileno é um dos hidrocarbonetos de maior octanagem (MON = 114,0, quando puro, ou MON/RON = 137/171), maior que o etilbenzeno (MON/RON = 97,9/103,6, puro, ou 97,0-142/102,6-167, em mistura) e todos os outros hidrocarbonetos listados na fonte"

Descobri ainda que é inflamável e que é muitas vezes usado como solvente, agindo como catalisador e também como desidratante.

Isto diz-te alguma coisa? Faz-te algum sentido? Claro que para perceber melhor, só sendo formado na área mas se vires tudo o que é constituinte, verás que a maioria dos aditivos são para agir contra a humidade e água nele presentes, contra a formação de espuma, agentes de estabilidade de octanagem e armazenamento do combustivel. Nenhum deles dá mais potência.

(10-02-2017 às 11:21)nelsonajm Escreveu:  
(10-02-2017 às 10:46)OFFICER Escreveu:  Só escreveste que a culpa é da Suzuki. E posso acrescentar algo a isso, qualquer marca que se queixe de levar gasolina de péssima qualidade (algo que não se vende em Portugal), é uma marca que tem motos de m****.

Mas isso não acontece com a Suzuki, nem com nenhuma que conheça.

Mas os constituintes das gasolinas são fáceis de decifrar, se quisermos saber o que é. Os aditivos também estão bem especificados em todas as fichas técnicas que estão afixadas nos postos de combustivel e também é fácil conseguir saber o que se trata cada um e para que serve.

Mas quando referi a surpresas é talvez ver que afinal, certas marcas chamadas de "low cost" até têm mais aditivos que as outras "gourmet"  lol

Mas a melhor que já ouvi da PRIO foi reclamar porque a PRIO usa biodiesel no diesel, o drama, o horror....já que conforme a lei todo o diesel vendido em PT tem 7% de biodiesel nele.  lol

A sério que antes de escolheres a bomba, o tipo de combustível, a hora de meter e a latitude e longitude do local... lês isso tudo?!?!?!?

Isso explica muita coisa...

Nop, eu meto em qualquer bomba em viagem se tiver que ser, mas a escolha será sempre a PRIO pela simples razão de ser mais barata que as outras, mas também pode calhar parar numa bomba do jumbo ou do intermarché.

Não gosto é de dizer mal das coisas sem tentar ver primeiro o porquê de ser mais barato ou se realmente tem diferenças ou não.
Responder
#22

Água nos tanques é praticamente coisa do passado. Nos dias de hoje os sistemas de sonda/alarme já disponibilizam essa informação em tempo real para as estações assim para quem monitoriza nas sedes.

Claro que em tanques muito muito antigos de estações de esquina isso poderá acontecer.

Eu tento evitar sempre os clientes ditos "brancos" que compram o produto a uma das gasolineiras e fazem eles a venda directa. Nestes casos o controlo é muito menor/inexistente.

[Imagem: images?q=tbn%3AANd9GcT4XLIkYtQDw11iDiKFM...g&usqp=CAU]


Responder
#23

hjjs, para teres uma ideia da bomba que é, vou deixar-te ver pelo gmaps:

https://www.google.pt/maps/place/Picha,+...-8.1492965


lol

PS: Acho que aquilo já nem é da repsol
Responder
#24

Essa estação é a de Pedrogrão Grande.....é velhinha velhinha. Ainda é Repsol.


Presentemente já tem umas bombas (equipamento) novas. 


Continuo a achar muito estranho haver água nos tanques, devido aos alarmes instalados.

Caso tal situação tivesse ocorrido a situação seria corrigida imediatamente.

Falo em relação à Repsol....noutras companhias não faço ideia de como monitorizam essas situações.

[Imagem: images?q=tbn%3AANd9GcT4XLIkYtQDw11iDiKFM...g&usqp=CAU]


Responder
#25

Aquilo é mesmo a estação da Picha! lol

Mas tenho ideia que era uma daquelas com outros nomes, de reclame verde mas quem esteve lá comigo que confirme que sinceramente não me recordo.
Responder
#26

Pedrogão Grande e Picha, no mesmo contexto, soam francamente mal!!! dead

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#27

Vou vender a mota e passar a andar de bicicleta.

Será que também há questões com a qualidade do ar nos pneus? sad
Responder
#28

nunomsp, há quem meta azoto ou nitrogénio (que é a mesma coisa), dizendo que a pressão dos pneus se mantém estável mais tempo. Isto sabendo à partida que a maior parte do ar que respiramos (e metemos nos pneus) é constituido por azoto.

Portanto, como vês, até aqui pode haver diferenças lol
Responder
#29

Officer, por acaso nem foi nessa, mas isso não interessa.

Seja o que for que os aditivos façam, fazem alguma coisa, não percebo é como podes dizer que lês aquilo tudo e pesquisas e percebes perfeitamente se uma é melhor que a outra ou se é tudo igual lol
Responder
#30

Nem eu disse isso, disse que se olhares aos aditivos, rapidamente percebes que o tipo de aditivo e até as quantidades, vão dar todas a mesma merda.

Pode haver ligeiras diferenças nos aditivos, mas o propósito de cada um deles é sempre o mesmo que é o que as gasolineiras apregoam.

Se estivermos a falar de combustiveis simples, então são mesmo todos iguais.

Mas não foi naquela? Não me lembro de termos abastecido em mais algum lado  lol

PS: Mas há ali nomes que é muito dificil encontrar informação já que são coisas muito complexas, tipo aqueles que estão à esquerda nas tabelas.
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)