10-02-2017 às 11:41
(10-02-2017 às 10:58)Cloud Escreveu: Okay officer, uma pergunta para ti. Fui ver os aditivos que se usavam em duas marcas, e foi isto que descobri:
Agora é assim, eu não sou engenheiro químico, consegues-me dizer dessas duas, qual é a que tem melhores aditivos? Ou mesmo qual é a melhor gasolina? Partindo do princípio que a gasolina em si será a mesma, que mesmo isso tenho dúvidas. É que eu ali só vejo nomes esquisitos, com umas cruzinhas à frente, e uns números em cima. Não faço ideia se no Mesitileno é melhor a cruzinha estar no 0.1-1.5 ou no >5. Além de que imagino que um conjunto de aditivos numa certa percentagem seja melhor que o mesmo conjunto de aditivos noutra percentagem qualquer.
É que se estás a dizer que todas as gasolinas são iguais é já mentira. Há realmente gasolinas más. Prova foi a viagem que fizemos à Picha. A gasolina que meti lá deu-me para pouco mais de 200 km e a moto não passava dos 110Km/h, quando a gasolina que meto normalmente na Repsol além de me dar para cerca de 400 km a mota chega efectivamente ao seu TopSpeed, 134Km/h.
O que se pode ter passado nessa bomba era a mesma ter um elevado teor de água visto que era uma bomba muito velha e os depósitos com certeza estão todos podres.
A gasolina é feita ou importada toda do mesmo local, e se vires a composição sem aditivos da gasolina em qualquer bomba, é toda a mesma.
Depois vem os aditivos, que como viste, nessas duas são diferentes ou com nomes diferentes. Mas basta procurares, por exemplo, querias saber o que é o mesiltileno, em 2min vi isto:
"Na indústria do petróleo, o mesitileno é um dos hidrocarbonetos de maior octanagem (MON = 114,0, quando puro, ou MON/RON = 137/171), maior que o etilbenzeno (MON/RON = 97,9/103,6, puro, ou 97,0-142/102,6-167, em mistura) e todos os outros hidrocarbonetos listados na fonte"
Descobri ainda que é inflamável e que é muitas vezes usado como solvente, agindo como catalisador e também como desidratante.
Isto diz-te alguma coisa? Faz-te algum sentido? Claro que para perceber melhor, só sendo formado na área mas se vires tudo o que é constituinte, verás que a maioria dos aditivos são para agir contra a humidade e água nele presentes, contra a formação de espuma, agentes de estabilidade de octanagem e armazenamento do combustivel. Nenhum deles dá mais potência.
(10-02-2017 às 11:21)nelsonajm Escreveu:(10-02-2017 às 10:46)OFFICER Escreveu: Só escreveste que a culpa é da Suzuki. E posso acrescentar algo a isso, qualquer marca que se queixe de levar gasolina de péssima qualidade (algo que não se vende em Portugal), é uma marca que tem motos de m****.
Mas isso não acontece com a Suzuki, nem com nenhuma que conheça.
Mas os constituintes das gasolinas são fáceis de decifrar, se quisermos saber o que é. Os aditivos também estão bem especificados em todas as fichas técnicas que estão afixadas nos postos de combustivel e também é fácil conseguir saber o que se trata cada um e para que serve.
Mas quando referi a surpresas é talvez ver que afinal, certas marcas chamadas de "low cost" até têm mais aditivos que as outras "gourmet"
Mas a melhor que já ouvi da PRIO foi reclamar porque a PRIO usa biodiesel no diesel, o drama, o horror....já que conforme a lei todo o diesel vendido em PT tem 7% de biodiesel nele.
A sério que antes de escolheres a bomba, o tipo de combustível, a hora de meter e a latitude e longitude do local... lês isso tudo?!?!?!?
Isso explica muita coisa...
Nop, eu meto em qualquer bomba em viagem se tiver que ser, mas a escolha será sempre a PRIO pela simples razão de ser mais barata que as outras, mas também pode calhar parar numa bomba do jumbo ou do intermarché.
Não gosto é de dizer mal das coisas sem tentar ver primeiro o porquê de ser mais barato ou se realmente tem diferenças ou não.