Quais Pneus??

Boas;
Em determinada fase da minha vida, muito por conta dos km's que fazia, optava maioritariamente por pneus sport-turismo em detrimento dum comportamento mais apurado. Isto numa moto que se pode considerar pertencer ao mesmo segmento desta GSX-R, a Kawasaki ZZR 1100; em desportivas mais recentes é para esquecer, deve-se usar pneus de carácter mais desportivo.
Acho que há por aí algumas ideias um bocado "distorcidas" em relação aos pneus desportivos, a borracha pode não ser obrigatoriamente mais macia, esta só fica macia depois de levar umas esfregas valentes e suportam melhor temperaturas mais elevadas. Há pneus sport-turismo com que se consegue ter melhor comportamento porque atingem mais facilmente a temperatura de funcionamento; o problema costuma aparecer quando se ultrapassa essa temperatura.
Uma vantagem evidente dos pneus desportivos é que têm perfis mais agressivos que tornam a moto mais ágil e com melhor comportamento.

Ultimamente ando um bocado aziado com a Michelin. Usei durante muito tempo os Pilot Power monocomposto com que atingia resultados satisfatórios, mas no último par deixaram-me completamente decepcionado. Não sei o que se passou, não sei se foi por levaram uma esturra numa tarde bastante quente de Verão ou se por serem diferentes do que já foram.

Os únicos sport-turismo que poderia considerar para a GSX-R 1100 seriam os Pirelli ST Angel, e mesmo assim preferiria sempre uns Diablo Rosso.

Há pouco tempo decidi experimentar uns Dunlop Sportsmart, mas como quis acabar de derreter o Michelin traseiro só ainda montei o dianteiro. As primeiras indicações são positivas, mas só consigo ter certezas quando estiverem os dois montados.
Responder

(07-09-2015 às 15:43)carlos-kb Escreveu:  
(07-09-2015 às 15:03)michelfpinto Escreveu:  
(07-09-2015 às 14:53)carlos-kb Escreveu:  Nelson.... para a "marreca" esquece os Pilot Road e seus congéneres, que são pneus sport-touring! Aquilo vai requerer borracha "mai mole", senão vai-te pregar uns valentes sustos.

Algo na "onda" dos Pilot Power ou BT016, eram indicados.

Existe muito pessoal que opta atualmente por pneus sport-touring em desportivas. Depende sempre do andamento que se quer ter. Obviamente que uns mais desportivos vão ter melhor aderência, mas se calhar uma boa parte do pessoal nunca tira o real proveito do que eles tem para oferecer.

Michel..... não estamos a falar de motos actuais ou "semi" recentes, em que muito do seu comportamento é filtrado e amansado recorrendo a gadgets dos tempos actuais, permitindo uma muito maior margem de segurança e sendo a máquina a corrigir os erros do condutor.
Neste caso estamos a falar de uma "marreca", uma GSX1100R dos anos 90 de centena e meia de cv's.... aonde o que ali está é "duro e crú", e não há cá "papinhas feitas para ajudar o condutor".... ou a controlas, ou então vais levar uns valentes sustos.

E não é só o andar e o curvar.... mas também o travar (não há cá controlos de estabilidade, tracção, ABS, etc.). E perante tais reacções mais "brutas", precisas de saber que tens borracha em condições, para que ela esteja o maior tempo possível "agarrada" ao chão.  blink

Daí achar que, independentemente do maior ou menor partido que se tire de uns pneus mais "desportivos" (factor KDU do condutor), para uma Gixxer dos nineties, é sempre uma mais valia.
O preço disso??? Trocar-se com mais frequência, mas ainda assim minimizar as probabilidades de se gastar depois mais em outras despesas consequentes da acção da lei da gravidade.

Não tenho conhecimento para argumentar sobre isso. O que falo é por artigos que já li de supostas pessoas que percebem algo, e como o Johnny_1056 referiu já li que por vezes até se tem melhor comportamento, dependendo do uso e como se usa.

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer
Responder

(07-09-2015 às 16:23)Johnny_1056 Escreveu:  Em determinada fase da minha vida, muito por conta dos km's que fazia, optava maioritariamente por pneus sport-turismo em detrimento dum comportamento mais apurado.

Exactamente.... nesse tipo de uso, prevalecia a durabilidade sobre o comportamento, o que para uso regular e constante, é uma decisão coerente.

(07-09-2015 às 16:23)Johnny_1056 Escreveu:  Isto numa moto que se pode considerar pertencer ao mesmo segmento desta GSX-R, a Kawasaki ZZR 1100;
Não concordo.... Uma GSXR1000 é uma super-desportiva da sua época, sem grandes concessões. No patamar da ZZR1100, embora algo mais espartana, e mais ou menos da mesma época, incluiria sim a GSXF1100.

(07-09-2015 às 16:23)Johnny_1056 Escreveu:  a borracha pode não ser obrigatoriamente mais macia, esta só fica macia depois de levar umas esfregas valentes e suportam melhor temperaturas mais elevadas.

Basta cravar uma unha na superfície de um....e noutro.... e tirar simples ilações! blink

(07-09-2015 às 16:23)Johnny_1056 Escreveu:  Uma vantagem evidente dos pneus desportivos é que têm perfis mais agressivos que tornam a moto mais ágil e com melhor comportamento.

O que numa moto como a GSXR1100, mais "crua e bruta", e com uma ciclística e uma geometria menos apurada, em relação a uma super-desportiva actual, pode ter prevalência.

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder

Boas;
Carlos-kb, olha que a GSX-R 1100 não é assim tão distante duma ZZR 1100. São ambas grandes, pesadas, com potência similar e sem categoria desportiva onde se possam incluir. Não queiras meter uma GSX-F ao barulho, é uma moto muito mais limitada a nível de performance.

Pneus desportivos? Tenta arrancar com uns frios e depois logo vês onde está a aderência dos mesmo. Parece que arrancaste com um pedaço de plástico nas rodas.

Os actuais pneus sport-turismo são indiscutivelmente melhores que os desportivos da época, mas nada impede que se tente melhorar isso ainda mais.
Responder

Carlos, ouve e aprende!
O que o Johnny está a dizer tem razão.
Os pneus ditos "duros" são pneus mais permissivos porque ganham temperatura mais rapidamente. Suportam mais carga e trabalham melhor num asfalto cotidiano.
Os pneus desportivos só funcionam depois de quentes e a uma temperatura constante. No inverno é muito dificil ter o máximo rendimento.
Depois existe outro factor muito importante.
Um pneu desportivo abdica de uma drenagem eficiente (as homologações são feitas no minimo dos minimos). Basta comparar o BT23 com o um BT16 para ver que a diferença do rastro é notória. Ou seja, o BT23 aquece mais rapido e drena melhor, em frente a um BT16 que tarda mais a aquecer e, como se fosse pouco, é incapaz de drenar a água com eficiência.
E apenas fiz a comparação entre um tourer e um sporturismo!
Se fosse para os desportivos de raiz (homologados para a estrada), a diferença seria ainda maior.
A potencia da mota, embora deva ser levada em conta, é relativa porque depende de quem a conduz, mas é directamente proporcional ao tamanho do susto que pode causar um pneu desportivo a derrapar por não estar há sua temperatura de funcionamento.

Na Dorothy eu utilizo BT23GT e salvo o comportamento dinamico que referiu o Johnny, o bicomposto aguenta boas tareias (à custa de se lamber rapidamente) e talvez só ganhasse mais superfície de contacto em situações extremas se estivesse a utilizar um desportivo. Tudo isso porque a carcassa, quando quente, tende a moldar-se ao asfalto, aumentando consideravelmente a superfície de contacto e melhorando o feeling em inclinações muito proximas ao limite a velocidades de Moto GP!
Responder

(07-09-2015 às 17:39)Johnny_1056 Escreveu:  Carlos-kb, olha que a GSX-R 1100 não é assim tão distante duma ZZR 1100. São ambas grandes, pesadas, com potência similar e sem categoria desportiva onde se possam incluir. Não queiras meter uma GSX-F ao barulho, é uma moto muito mais limitada a nível de performance.

Continuo a ver a GSXR1100 como uma super-desportiva "radical" do seu tempo..... a par por exemplo, de uma CBR900RR.
Uma ZZR1100, vejo-a mais como uma das pioneiras do conceito "sport-touring" de altas prestações, que jogava no "campeonato" e uma CBR1000F, e aonde depois tivémos a XX, a Busa, etc.... e que hoje em dia até é um segmento muito comum. É esta aproximação ao "turismo rápido" que coloca pois a ZZR1100 mais num patamar da (também mais turística) GSXF1100, não obstante desta ser (como referi no post acima), mais espartana.

(07-09-2015 às 17:39)Johnny_1056 Escreveu:  Pneus desportivos? Tenta arrancar com uns frios e depois logo vês onde está a aderência dos mesmo. Parece que arrancaste com um pedaço de plástico nas rodas.

Mas tu, seja com que tipo de pneu for (mais ou menos desportivo), fazes arranques "à queima roupa", a frio?
A não ser que deixes mantas térmicas nos pneus, tipo motogp, durante a noite.  lol

(07-09-2015 às 17:39)Johnny_1056 Escreveu:  Os actuais pneus sport-turismo são indiscutivelmente melhores que os desportivos da época, mas nada impede que se tente melhorar isso ainda mais.

Estamos a falar de um desfasamento temporal de 20 anos. Outra coisa não seria de se esperar.
Mas até foste tu mesmo que escreveste ali atrás «Os únicos sport-turismo que poderia considerar para a GSX-R 1100 seriam os Pirelli ST Angel, e mesmo assim preferiria sempre uns Diablo Rosso.»
Então estarás a concordar no fundo, com a minha opinião, de que um pneu de cariz mais "sport", em relação a um puro sport-turismo, será sempre melhor para uma GSXR1100 de meados de 90, como é a marreca do Nelson.

(07-09-2015 às 22:47)LoneRider Escreveu:  Carlos, ouve e aprende!

Sempre disposto a isso.... está-se sempre a aprender. Mas aqui, quanto muito leio.... é difícil ouvir letras! blink
E também fico feliz que já tenhas passado e aprendido o capítulo do que é e para que serve um rectificador de corrente, e já estejas no capítulo dos pneus..... sinal que também tens evoluído! evil  lol  

(07-09-2015 às 22:47)LoneRider Escreveu:  Os pneus ditos "duros" são pneus mais permissivos porque ganham temperatura mais rapidamente. Suportam mais carga e trabalham melhor num asfalto cotidiano.
Os pneus desportivos só funcionam depois de quentes e a uma temperatura constante.  No inverno é muito dificil ter o máximo rendimento.
Depois existe outro factor muito importante.
Um pneu desportivo abdica de uma drenagem eficiente (as homologações são feitas no minimo dos minimos). Basta comparar o BT23 com o um BT16 para ver que a diferença do rastro é notória.  Ou seja, o BT23 aquece mais rapido e drena melhor, em frente a um BT16 que tarda mais a aquecer e, como se fosse pouco, é incapaz de drenar a água com eficiência.
E apenas fiz a comparação entre um tourer e um sporturismo!
Se fosse para os desportivos de raiz (homologados para a estrada),  a diferença seria ainda maior.

Acho que estás a ir aos extremos, caro Solitário.
Eu estou a dizer que numa GSXR1100 de meados de 90, montaria, por exemplo, uns Pilot Power ou uns BT016, em detrimento de uns (mais turísticos) Pilot Road ou BT021, pelos motivos que enumerei (aliás, até foram estes os únicos exemplos concretos que mencionei). Não estou sequer a falar de pneus exclusivamente sport, como tu estás a dar a entender que eu estou a afirmar (ainda que homologados para estrada), que são coisas completamente diferentes.
O achar mais apto para a moto em questão, um pneu mais "mole" (e digam o que disserem, um PP é incontestavelmente mais "soft compound" que um PR, e um 016 é mais "maciozinho" que um 021),  isto não quer dizer que esteja a sugerir, de todo, um pneu puramente desportivo (ou de "raíz", como lhe chamas)... ou viste-me, por exemplo sugerir um Power One (este sim um verdadeiro pneu desportivo de pista, apesar de homologado para estrada)? Claro que não!

Olhando às características descritas de comportamento em molhado (não obstante em saber que aquela GSXR1100 sairá muito pouco com chuva), não será certamente com as ditas opções que se vai meter em causa o seu comportamento em molhado. Novamente aqui, quer-me parecer que estás a cair no extremo daquilo que eu não disse nem sugeri.

Responder

Existe aqui um pequeno detalhe Carlos.
No meu post não fiz referência há Preguiça.
Estava a falar de modo genérico apoiando-me nessa ideia errada de que os pneus desportivos são melhores que os outros.

Em relação à Preguiça acho que o Nelson tem experiência suficiente para fazer uma boa escolha. Saberá bem para que quer a Mota, que utilização lhe vai dar e o estilo de condução que tem.
Responder

Lone, precisamente por conhecer o Nelson, e embriagarmo-nos juntos, sei também do que ele gosta. lol A todo o tempo falei de pneus para a "marreca", ainda que dentro de um contexto do que eu (hipoteticamente) faria, se estivesse na situação dele. smile

Basta até ver o tópico que ele abriu, quando foi para meter pneus na B650.... e a decisão final que teve. blink

É que caindo no extremo oposto do que já se está a cair.... daqui a pouco está-se a sugerir uns pneus "Grand-Turismo" para a GSXR1100! bigsmile

Responder

Aquele ContiSport Attack 2 que montei na B650... gostei muito do pneu...

[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder

Também há que ver que, um BT016 ou um Power 2CT, apesar de mais desportivos e menos duráveis que um BT023 ou um PR4, continuam a ser um pneu de estrada bi-composto e que cumprem bem, ainda longe daqueles que só têm os rasgos minimamente indispensáveis para serem homologados para estrada. Tendo alguns destes até um preço de aquisição inferior aos de sport-touring (ainda que em €/km talvez não seja assim), talvez sejam uma boa aposta para quem faz poucos km e quer um nível acrescido de segurança.
Responder

Utilizadores a ver este tópico: 3 Visitante(s)