Mensagens: 1,646
Tópicos: 26
Registado: 9/2016
Mota: VFR800X Localização: Sobral de Monte Agraço
(16-03-2017 às 13:11)nunorvoliveira Escreveu: Vejam estes 2 pares de espelhos onde só muda o preço e o facto de os mais caros serem homologados...
https://www.barracudamoto.pt/universali/...rsion.html
https://www.barracudamoto.pt/universali/...rsion.html
Ok ! Tudo bem ! Eu já tinha comprado um destes modelos há 5 anos atrás , instalava-os e chegado ao dia da inspecção o que é que o 'inspector' me ia pedir/falar acerca dos espelhos ??
Essa tal 'documentação' que por aqui alguns falam que possuem ou que arranjam, "mais não sei o quê , pardais ao ninho" é que é uma conversa que não entendo. Mas 'prontos', fico-me por aqui .
Depende dos inspectores... Mas os espelhos que vêm nas motas tem a letra E e um número, tal como as óticas...
Se as trocamos, deve ser por outras com a mesma letra e número ou que tenha a documentação equivalente.
Não estou a dizer que concordo, mas tenho que manter os € no meu bolso que fui eu que dei o litro para os ganhar!
Mensagens: 13,489
Tópicos: 237
Registado: 11/2014
Localização: Lisboa
(16-03-2017 às 12:47)Rod Escreveu: (16-03-2017 às 12:41)carlos-kb Escreveu: E passamos a uma velocidade incrível do 8 ao 80!
Para isso tinhas de ter uma Ducati
Só ? Pensei que as Ducati andassem mais
! Então ainda bem que não tenho.... é que a minha dá bastante mais que 80!
(16-03-2017 às 12:49)LWillow Escreveu: Mas... 'vamos lá a ver' ! Até agora toda a gente comprou peseiras , espelhos , guiadores , etc, etc, sem estar preocupado com 'documentações' . Estou a falar de acessórios e não de alterações ao motor , à côr da mota etc, .
Então como vai ser agora ? O que tem de fazer essa malta toda para agora andar normalmente na estrada com a inspecção periódica feita ??? Já não vai ser possível recuperar essas tais 'documentações' / 'homologações' de pintelhices que foram compradas há anos atrás !
Qual é a 'escapatória legal ' ??
É aquilo que eu digo.... está-se a ser mais papista que o Papa....
Quer dizer, podem embirrar com a porra de uns espelhos, que em nada interferem directamente com a segurança (desde que tenham um campo de visão q.b.), por não serem homologados (o que não quer dizer que não façam o mesmo ou até melhor que os homologados). O mesmo se passa em relação a uns piscas, umas manetes, um pára-brisas ou umas peseiras.... ou seja, no fundo são "mariquices" estéticas.
Então e material aftermarket que interfere directamente com a dinâmica e segurança da moto? Alguém vai ver se uma transmissão é homologada? As jantes? Os discos de travagem? A suspensões? E quem opta por meter diferentes componentes destes, anda com a respectiva certificação na carteira para toda e qualquer operação stop?
Dahhhh.... não me lixem! Querem lá ver que agora uma top case ou uns frame sliders também precisam de homologação!!!???
Ninguém tem que andar com nada...
Simplesmente se houver um polícia com excesso de zelo, têm a faca e o queijo na mão...
Tal como hoje em dia rebaixar um carro já dá multa e é tão ilegal como era há 20 anos...
Mensagens: 12,915
Tópicos: 216
Registado: 4/2015
Mota: Maria das Curvas, Dorothy, Artax e BabieKa Localização: Zaragoza
Se reparares bem anda por lá a marca em algum sitio o Carlos!
A questão aqui devia ser que não faz sentido a inspeçao a estes artigos, diga-se, de caca, e que em nada comprometem a segurança.
Se a verdadeira razão é a segurança a revisão devia ser estritamente mecânica, mas como todos sabemos isto é apenas um disfarce para ganhar dinheiro....
Mensagens: 753
Tópicos: 6
Registado: 3/2015
Mota: GSX650F Localização: Sul profundo
Eu na CB500 tinha uns piscas mais pequenos Vicma, iguais aos que foram postados umas páginas atrás, nos da frente, um tinha a Homologação gravada...o outro não tinha nada...e saíram os dois da mesma embalagem...já os de trás tinham os dois a gravação...
Mensagens: 1,646
Tópicos: 26
Registado: 9/2016
Mota: VFR800X Localização: Sobral de Monte Agraço
Nos automóveis/jipes compram-se espelhos , volantes, faróis , jantes, bancos, tectos de abrir , buzinas , etc, etc, (isto é , extras/acessórios) sem que isso seja alvo que qualquer necessidade de documentação 'especial' para ficar aprovado na inspecção periódica .
'Porque carga d'água' é que há por aqui gente a falar da necessidade de um documento 'especial' para mostrar na (futura) inspecção ás motas relativamente aos espelhos , bancos, faróis , etc, etc, (isto é , extras/acessórios) que se colocam ?
Na futura inspecção e nas actuais exigências de alguns elementos da polícia quando param pessoal de mota...