[Primeira mota] 250cc
#11

Uma 500 desde que tenhas o mínimo de juízo é uma boa aposta, e terás muita oferta nesses valores. Cuidado ao comprar que andam por ai muitas escafiadas, mas conseguirás mais oferta e uma mota boa. As 300 são recentes e então serão sempre mais caras...

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
Responder
#12

sou da opinião do michel há ai muitas escavacadas pois são as predilectas dos estafetas.

[Imagem: Qfzl0I1.png]
Responder
#13

(09-02-2016 às 07:49)LoneRider Escreveu:  Não!
É uma excelente professora.
Quase melhor que a a KTM, que normalmente oferece produtos "radicais" e bastantes genes desportivos.

Pois mas para ser uma CB 500 de 2013 tenho de esticar mais o orçamento, ou seja, esperar mais uns meses... Mas é como disse, se valer a pena investir mais € para ter uma moto como deve de ser não me importo de esperar.

(09-02-2016 às 11:25)michelfpinto Escreveu:  Uma 500 desde que tenhas o mínimo de juízo é uma boa aposta, e terás muita oferta nesses valores. Cuidado ao comprar que andam por ai muitas escafiadas, mas conseguirás mais oferta e uma mota boa. As 300 são recentes e então serão sempre mais caras...

Com uma 250/300 posso "brincar" mais á vontade do que com uma 500. Pelo menos habituo-me mais rapidamente a uma de menor cilindrada. Mas como só andei de scooter não faço ideia das diferenças entre uma de 300 e uma de 500. Tenho receio de esticar mais um pouco uma de 500 e acabar no meio do chão. Pelo menos numa de 250 devo ter mais margem de manobra, ou não?

(09-02-2016 às 12:04)rruella Escreveu:  sou da opinião do michel há ai muitas escavacadas pois são as predilectas dos estafetas.

Pois, encontrei noutro forum umas dicas para quem compra motos usadas, mas mesmo assim quando for comprar levo um mecânico, não vá a moto ter pneus novos porque os outros levaram um tratamento de fumos.
Responder
#14

Depende muito da 500 e da 300, em principio a 500 andará mais e principalmente tem mais binário. Como disse, se tiveres juízo não será pela diferença que ficas pior. Desde que te lembres que para fazer as curvas tens de travar antes e não na curva, nem coles o acelerador, as coisas devem correr bem. E não precisas comprar uma tão recente, podes comprar uma mota com mais alguns anos em bom estado que até é o melhor. Depois com o tempo vais perceber que tipo de mota queres, e o que realmente gostas de fazer numa mota. E sendo mais velha, se por acaso te cair (muitas vezes o pessoal deixa-a cair parada, é relativamente normal ter-se um pequeno azar) vai doer-te muito menos que se for nova. E provavelmente mais em conta para arranjar. Na minha opinião o orçamento que definiste é mais que suficiente para comprares uma primeira mota, não vale a pena investir demasiado na mota que te vai ensinar a andar de mota.

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
Responder
#15

As 500 de que eu falei são mesmo as de 2013, não as de 1998.
E o mínimo de juízo é o juízo que todos devemos ter na estrada, já que são motos que primam pela polivalência, não pelo arrojo em pista. Se bem que chegas a velocidades bem altas com elas.
Gastam o mesmo que as 300, ou menos, a manutenção deverá ser a mesma, ou menor, o imposto sobe até aos 18 euros e pico, e minha opinião apenas, tens mais moto para mais tempo.
Sim, está fora do orçamento que dizes ter.

Ainda soa um bocado como um corta-relvas, mas toma lá a 500R


Suzuki Vanvan
N2
 Picos
 Firewatcher
Passeata raiana
Responder
#16

Eu sei Akimoto, mas sinceramente acho que é gastar muito dinheiro para uma primeira mota, será uma mota nova ou praticamente. Para quem acabou de tirar a carta não é melhor na minha opinião. Ficava bem servido é verdade, mas acho que é bom demais para primeira mota. Uma mota mais antiga na minha opinião é uma melhor escolha. Terá tempo para ter outra mota, e quando a vender vai perder pouco ou nada, ao contrário de uma mota nova ou semi-nova que perderá muito valor. E sinceramente passado uns tempos só se não conseguir, senão terá vontade de trocar na mesma...

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
Responder
#17

(09-02-2016 às 15:33)michelfpinto Escreveu:  Depende muito da 500 e da 300, em principio a 500 andará mais e principalmente tem mais binário. Como disse, se tiveres juízo não será pela diferença que ficas pior. Desde que te lembres que para fazer as curvas tens de travar antes e não na curva, nem coles o acelerador, as coisas devem correr bem. E não precisas comprar uma tão recente, podes comprar uma mota com mais alguns anos em bom estado que até é o melhor. Depois com o tempo vais perceber que tipo de mota queres, e o que realmente gostas de fazer numa mota. E sendo mais velha, se por acaso te cair (muitas vezes o pessoal deixa-a cair parada, é relativamente normal ter-se um pequeno azar) vai doer-te muito menos que se for nova. E provavelmente mais em conta para arranjar. Na minha opinião o orçamento que definiste é mais que suficiente para comprares uma primeira mota, não vale a pena investir demasiado na mota que te vai ensinar a andar de mota.

É exactamente isso que estava a pensar. Não quero gastar muito dinheiro porque vai ser a primeira moto. Quase de certeza que vou raspar em algum lado nos primeiros dias, e isso vai custar muito mais se for uma moto mais recente. Estava mais inclinado para uma 600 no inicio porque achei que uma 300 fosse fraca, mas já vi que algumas chegam aos 150km/h, o que para já é demasiado para mim. Eu agora  estou mais naquela "uma qualquer barata serve para aprender", desde que seja o tipo de moto que gosto (desportiva > naked)
(09-02-2016 às 15:41)akimoto Escreveu:  As 500 de que eu falei são mesmo as de 2013, não as de 1998.
E o mínimo de juízo é o juízo que todos devemos ter na estrada, já que são motos que primam pela polivalência, não pelo arrojo em pista. Se bem que chegas a velocidades bem altas com elas.
Gastam o mesmo que as 300, ou menos, a manutenção deverá ser a mesma, ou menor, o imposto sobe até aos 18 euros e pico, e minha opinião apenas, tens mais moto para mais tempo.
Sim, está fora do orçamento que dizes ter.

Ainda soa um bocado como um corta-relvas, mas toma lá a 500R


Mais de 2500 por agora é complicado. Acho que compensa mais gastar agora menos e comprar um bom equipamento e juntar para daqui a uns tempos comprar um nova como deve de ser.

(09-02-2016 às 16:16)michelfpinto Escreveu:  Eu sei Akimoto, mas sinceramente acho que é gastar muito dinheiro para uma primeira mota, será uma mota nova ou praticamente. Para quem acabou de tirar a carta não é melhor na minha opinião. Ficava bem servido é verdade, mas acho que é bom demais para primeira mota. Uma mota mais antiga na minha opinião é uma melhor escolha. Terá tempo para ter outra mota, e quando a vender vai perder pouco ou nada, ao contrário de uma mota nova ou semi-nova que perderá muito valor. E sinceramente passado uns tempos só se não conseguir, senão terá vontade de trocar na mesma...

Sim, como ainda não sei ao certo que tipo de moto quero, apesar de ter uma ideia, acho que não é boa ideia gastar muito dinheiro. Vou experimentando, tenho um amigo com uma cbr600 rr e depois falo com ele para dar umas voltas para ver se afinal quero uma desportiva ou não, e vou excluindo as motos que não quero. Daqui a uns tempos compro uma nova que goste.
Responder
#18

Muitos de nós começaram com uma 500 ou 600. Obviamente que sendo mais pequena e leve possa ajudar em algumas coisas, mas também tem menos estabilidade, normalmente piores suspensões, travões, etc. As novas que sairam são bastante boas mas também bastante caras. Comprares uma 500 ou 600 usada não é nada do outro mundo. Tens que ser responsável, e se o fores vais ver que não te arrependes. blink Respeita sempre a mota e vai explorando-a aos poucos para perceberes como ela reage e começares a aprender.

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
Responder
#19

Se tens um budget de 2500E aconselho vivamente a CBF500!
Não me venham com conversas de a mota andar muito. Está na consciência e maturidade de cada um de nós saber até onde rodar o punho. Eu tenho uma R6 e ando nas calmas. A minha primeira mota foi uma CB500, não tinha qualquer experiência em cima de motas e nunca caí com ela, aliás, como sou um pouco medricas nas ultrapassagens (lol) - e há membros aqui no fórum que podem comprovar isso - até me dei por muito feliz por ter uma mota com 500cm3 porque, quando precisas de motor ele está lá.
A meu ver, gastar 2500E numa mota com 250/300cm3 para fazer 80km diários, não me parece a opção mais adequada. Rapidamente te irás fartar dela. Atenção, não passa da minha opinião thumbsup

A Honda CBF500 tem uma fiabilidade notória, muito bons consumos e é muito agradável de se conduzir.

Boa sorte com isso! blink

Suzuki SV1000S '04  cool
Responder
#20

Eu posso deixar a minha posta de pescada. Tirei a minha carta em 2009 e nunca mais peguei numa mota depois do exame de condução. Em 2014 decidi-me a comprar mota. E comprei exactamente 5 anos e 1 mês depois de ter tirado a carta.
Quando andava a tirar a carta, a ideia sempre foi comprar uma 600, até porque foi onde tirei a carta, portanto já não seria novidade, no entanto a vida mudou e a compra de mota ficou adiada por algum tempo.

Quando comprei a mota, depois de 5 anos sem andar de mota e com a única experiência a ser o tempo de tirar a carta, portanto 10 ou 12 ou 16 aulas práticas, nem me lembro já quantas eram, confesso que pensei várias vezes no que ia comprar. Mas a decisão acabou por cair sempre para a 600, chegando a pensar inclusivamente em motas acima disso.
E quando a comprei tive de pedir ao vendedor para me trazer a mota até casa, pois não me sentia minimamente confiante para a trazer de lisboa para casa(carcavelos).
Quando comecei a andar com ela aos bocadinhos fui-me habituando e quando ia para o trabalho, fazia a A5 sem passar dos 90/100km\h e as curvas era quase parado(mais parado caía para o lado.lolol). Com o tempo fui ganhando confiança, conhecendo a mota, dominando o bicho e as velocidades começaram a aumentar. Hoje já ando à vontade, com os devidos cuidados, claro. E as velocidades já chegam facilmente aos 150 a 160 quando a A5 está sem trânsito.

Isto para dizer o quê... uma 500 ou uma 600 anda o mesmo que uma 250 ou coisa parecida. Se quiseres até anda um bocadinho mais que uma 250, mas só anda se quiseres. E agora já é apenas uma suposição minha, porque não tenho conhecimento para isso, mas acredito que uma CB500 ou uma GS500 te perdoe mais erros que uma kawazaki z300 ou uma KTM390, por exemplo.
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)