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Uma 500 desde que tenhas o mínimo de juízo é uma boa aposta, e terás muita oferta nesses valores. Cuidado ao comprar que andam por ai muitas escafiadas, mas conseguirás mais oferta e uma mota boa. As 300 são recentes e então serão sempre mais caras...
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sou da opinião do michel há ai muitas escavacadas pois são as predilectas dos estafetas.
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Depende muito da 500 e da 300, em principio a 500 andará mais e principalmente tem mais binário. Como disse, se tiveres juízo não será pela diferença que ficas pior. Desde que te lembres que para fazer as curvas tens de travar antes e não na curva, nem coles o acelerador, as coisas devem correr bem. E não precisas comprar uma tão recente, podes comprar uma mota com mais alguns anos em bom estado que até é o melhor. Depois com o tempo vais perceber que tipo de mota queres, e o que realmente gostas de fazer numa mota. E sendo mais velha, se por acaso te cair (muitas vezes o pessoal deixa-a cair parada, é relativamente normal ter-se um pequeno azar) vai doer-te muito menos que se for nova. E provavelmente mais em conta para arranjar. Na minha opinião o orçamento que definiste é mais que suficiente para comprares uma primeira mota, não vale a pena investir demasiado na mota que te vai ensinar a andar de mota.
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09-02-2016 às 15:41 (Mensagem modificada pela última vez: 09-02-2016 às 15:42 por
akimoto.)
As 500 de que eu falei são mesmo as de 2013, não as de 1998.
E o mínimo de juízo é o juízo que todos devemos ter na estrada, já que são motos que primam pela polivalência, não pelo arrojo em pista. Se bem que chegas a velocidades bem altas com elas.
Gastam o mesmo que as 300, ou menos, a manutenção deverá ser a mesma, ou menor, o imposto sobe até aos 18 euros e pico, e minha opinião apenas, tens mais moto para mais tempo.
Sim, está fora do orçamento que dizes ter.
Ainda soa um bocado como um corta-relvas, mas toma lá a 500R
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Eu sei Akimoto, mas sinceramente acho que é gastar muito dinheiro para uma primeira mota, será uma mota nova ou praticamente. Para quem acabou de tirar a carta não é melhor na minha opinião. Ficava bem servido é verdade, mas acho que é bom demais para primeira mota. Uma mota mais antiga na minha opinião é uma melhor escolha. Terá tempo para ter outra mota, e quando a vender vai perder pouco ou nada, ao contrário de uma mota nova ou semi-nova que perderá muito valor. E sinceramente passado uns tempos só se não conseguir, senão terá vontade de trocar na mesma...
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Muitos de nós começaram com uma 500 ou 600. Obviamente que sendo mais pequena e leve possa ajudar em algumas coisas, mas também tem menos estabilidade, normalmente piores suspensões, travões, etc. As novas que sairam são bastante boas mas também bastante caras. Comprares uma 500 ou 600 usada não é nada do outro mundo. Tens que ser responsável, e se o fores vais ver que não te arrependes.
Respeita sempre a mota e vai explorando-a aos poucos para perceberes como ela reage e começares a aprender.
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Se tens um budget de 2500E aconselho vivamente a CBF500!
Não me venham com conversas de a mota andar muito. Está na consciência e maturidade de cada um de nós saber até onde rodar o punho. Eu tenho uma R6 e ando nas calmas. A minha primeira mota foi uma CB500, não tinha qualquer experiência em cima de motas e nunca caí com ela, aliás, como sou um pouco medricas nas ultrapassagens (
) - e há membros aqui no fórum que podem comprovar isso - até me dei por muito feliz por ter uma mota com 500cm3 porque, quando precisas de motor ele está lá.
A meu ver, gastar 2500E numa mota com 250/300cm3 para fazer 80km diários, não me parece a opção mais adequada. Rapidamente te irás fartar dela. Atenção, não passa da minha opinião
A Honda CBF500 tem uma fiabilidade notória, muito bons consumos e é muito agradável de se conduzir.
Boa sorte com isso!
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Eu posso deixar a minha posta de pescada. Tirei a minha carta em 2009 e nunca mais peguei numa mota depois do exame de condução. Em 2014 decidi-me a comprar mota. E comprei exactamente 5 anos e 1 mês depois de ter tirado a carta.
Quando andava a tirar a carta, a ideia sempre foi comprar uma 600, até porque foi onde tirei a carta, portanto já não seria novidade, no entanto a vida mudou e a compra de mota ficou adiada por algum tempo.
Quando comprei a mota, depois de 5 anos sem andar de mota e com a única experiência a ser o tempo de tirar a carta, portanto 10 ou 12 ou 16 aulas práticas, nem me lembro já quantas eram, confesso que pensei várias vezes no que ia comprar. Mas a decisão acabou por cair sempre para a 600, chegando a pensar inclusivamente em motas acima disso.
E quando a comprei tive de pedir ao vendedor para me trazer a mota até casa, pois não me sentia minimamente confiante para a trazer de lisboa para casa(carcavelos).
Quando comecei a andar com ela aos bocadinhos fui-me habituando e quando ia para o trabalho, fazia a A5 sem passar dos 90/100km\h e as curvas era quase parado(mais parado caía para o lado.lolol). Com o tempo fui ganhando confiança, conhecendo a mota, dominando o bicho e as velocidades começaram a aumentar. Hoje já ando à vontade, com os devidos cuidados, claro. E as velocidades já chegam facilmente aos 150 a 160 quando a A5 está sem trânsito.
Isto para dizer o quê... uma 500 ou uma 600 anda o mesmo que uma 250 ou coisa parecida. Se quiseres até anda um bocadinho mais que uma 250, mas só anda se quiseres. E agora já é apenas uma suposição minha, porque não tenho conhecimento para isso, mas acredito que uma CB500 ou uma GS500 te perdoe mais erros que uma kawazaki z300 ou uma KTM390, por exemplo.