Tópicos: 239
Registado: 11/2014
(29-04-2015 às 11:55)dfelix Escreveu: Não sei como se processam as contas nos postos de abastecimento dessas low cost.
Nos hipers, costuma ser um leilão onde ganha a concessão quem fizer a oferta de mais baixo custo.
Mas isso, a acontecer, é em termos de exploração. Ou seja, o concessionário pagar o espaço da exploração ao concessor (hipermercado).
O preço de venda final do produto é outra coisa. E normalmente sofre alterações com as normais flutuações do preço da matéria prima (crude), entre outros tantos motivos menos evidentes e/ou divulgados.
(29-04-2015 às 11:55)dfelix Escreveu: Mas mesmo entre hipers e low cost acontecem coisas estranhas.
Há pelo menos 2 locais onde passo ocasionalmente que instalaram uma Prio a poucos metros de onde já existia um Intermarché... e as diferenças de preço chegam a ser 10 cent mais barato no hiper fora os talões de desconto para esbanjar em vinhos e e fumados!
Concorrência entre as marcas "brancas" / low cost! Conheço dois ou três locais aonde isso também acontece.
Ainda que se puderes abastecer a dita gasolina (tão igual às outras) a baixo custo e ainda comprares uma box de Esporão com desconto, tanto melhor!
(29-04-2015 às 11:22)carlos-kb Escreveu: Neste momento... só se pode continuar a insistir nos mesmos argumentos por teimosia.
Por acaso é uma das coisas que vou querer perguntar novamente quando for questionado por um qualquer funcionário se "quero aditivada ou não aditivada?"....
«Mas então a não aditivada como pode agora estar a um preço maior, nas marcas "coloridas", em relação à outra que eles sempre disseram que não era aditivada, e por isso era mais barata, nas marcas "brancas"?»
Tópicos: 76
Mota: Mito/Scrambler/R1200S
29-04-2015 às 16:56 (Mensagem modificada pela última vez: 29-04-2015 às 17:03 por
OFFICER.
Razão da edição: alteração do link do gmaps )
(29-04-2015 às 14:37)carlos-kb Escreveu: O preço de venda final do produto é outra coisa. E normalmente sofre alterações com as normais flutuações do preço da matéria prima (crude), entre outros tantos motivos menos evidentes e/ou divulgados.
Conheço um gajo que durante anos esteve encarregado de uma dessas explorações de hiper e a informação que me passou é que aquilo era tipo lota de peixe...
Quem oferecer menor valor fica com a concessão dentro do periodo definido.
E que era perfeitamente normal hoje ser a Galp, daqui a 2 semanas a BP...etc
(29-04-2015 às 14:37)carlos-kb Escreveu: Concorrência entre as marcas "brancas" / low cost! Conheço dois ou três locais aonde isso também acontece. 
Um bom exemplo é este:
Google Maps Em 2009 quando a Google sacou a imagem era SOPOR, mas actualmente é Prio.
Apesar de low cost chega a ter o gasóleo 10 cent mais caro que o Intermarché lá ao fundo!
Enfim...
A diferença é mesmo no trabalhar do motor. Com gasóleo 'normal', o carro responde direito, com gasoleo do low cost (supers), o motor trabalha meio aos soluços. Isto antes da nova lei e das novas regras, agora não faço ideia se é com aditivos, sem aditivos, etc.
Tópicos: 94
Mota: Bicicleta Armando Localização: Alverca
O meu carro a gasóleo deve ser diferente desses que falas, pois tanto com low cost como gasóleo carissimo, trabalha da mesma maneira
30-04-2015 às 10:15 (Mensagem modificada pela última vez: 30-04-2015 às 10:18 por
carlos-kb.)
(29-04-2015 às 16:56)dfelix Escreveu: Um bom exemplo é este:
Google Maps
Outro bom exemplo é em Torres Vedras, junto ao Arena Shopping.... com Intermarché's, Jumbo's, Galp's, Repsois, BP's, etc.... tudo ali num raio de 1 Km!
(29-04-2015 às 23:13)Cloud Escreveu: A diferença é mesmo no trabalhar do motor. Com gasóleo 'normal', o carro responde direito, com gasoleo do low cost (supers), o motor trabalha meio aos soluços. Isto antes da nova lei e das novas regras, agora não faço ideia se é com aditivos, sem aditivos, etc.
????
Mas gasóleo "normal" do qual? Do (supostamente) "não aditivado" ou do (supostamente) "aditivado"?!
Experimenta então agora abastecer em marca "colorida" do não aditivado.... e depois do aditivado.... e aproveita, o depósito seguinte mete gasoil de hiper.... e depois vem cá contar à gente!
Por acaso ontem fui atestar a Blu..... e desta foi no Jumbo de Alverca. Cada bomba lá tem assim 3 pistolas / mangueiras de abastecimento, que correspondiam a S/Ch 98 / s/ch 95 / Gasóleo.
Entretanto ontem, reparei que tinham uns novos autocolantes colados sobre cada mangueira que diziam agora:
Gasolina 98 / Gasolina 95 Simples / Gasóleo Simples
Ou seja, dava a entender que, quer a 95, que o gasoil, eram, segundo as novas regras "não aditivados". Mas na 98, não dizia o "simples"! Querem ver que a 98 do Jumbo é (supostamente) "aditivada"?
Ainda assim, e como sempre abasteci a mota com 98.... foi desta que levou (também não havia outra 98

), com o preço a cerca de 1,50€ / litro.... um pouco mais à frente fui vendo os preços das marcas de bandeira.... e consegui meter 98 mais barata que a 95 "simples" (ou supostamente não aditivada) das marcas tradicionais. Ah.... e ainda trouxe mais um talão de desconto de 40 cênts, para comprar os fumados que o dfelix falou.
Tópicos: 54
Mota: Yamaha FZ6 Localização: Algarve
O meu carro tem filtro de partículas, common rail, turbo, intercooler etc etc. É meu desde os 0kms e desde os 30 000 que só mama gasóleo low cost. Já vai com 120 000 e nada a apontar. Convém dizer é que é um carro que faz bastante quilómetros, o que pode ajudar à boa saúde.
Eu não testo nada Carlos, até porque o carro em questão nem é meu. Agora que antes fazia diferença, fazia. Mas é como digo, há uns carros que notas, outros não, sei lá bem porquê. Agora se estou a dizer que o carro em questão metia gasóleo normal, e andava bem, e metia gasóleo low cost, trabalhava aos soluços, não sei o que há para testar mais lol
30-04-2015 às 17:02 (Mensagem modificada pela última vez: 30-04-2015 às 17:04 por
carlos-kb.)
Eu apenas coloquei a questão, em tom de ironia, ainda mais dando a entender que esta história dos aditivos tem sido uma enorme falácia, na qual muitos têm caído e até acreditam piamente nela.... é que o efeito placebo pode ser poderoso!
O meu 1.6 Hdi vai a caminho dos 186 mil kms. Sempre levou de tudo e mais alguma coisa. Aliás, até ter este cartão que dá descontos na Repsol (que se torna compensador mesmo face aos preços dos hipers), possivelmente 70% do "gasoil" que comeu era da marca do elefante ou suas congéneres, por ser mais barato! E tal como o Officer referiu, nunca senti diferenças, quer de performance, quer no trabalhar.... quer ainda nos consumos.
Continuo a não entender como agora, com combustiveis de (alegada) inferior qualidade (sem serem aditivados, portanto), as marcas "coloridas" continuam com a mesma diferença de preços face a outras de marca "branca" ou hipers?
A "torneira" de onde os combustíveis vêm, cá, acaba por ser toda a mesma para todas as marcas!
Tópicos: 94
Mota: Bicicleta Armando Localização: Alverca
Realmente há carros em que se notam diferenças, por norma é um bom indicador de que algo está mal.....no carro! Atenção a isso