Yamaha mt 10
#11

E o cobre que apareceu no óleo é de quê então? É que apareceu bastantes limalhas no fundo quando lhe tirou o óleo. Esse da sp teve sorte que ainda a apanhou na garantia. Agora eu duvido que eles assumam alguma coisa
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#12

Busca uma segunda opinião pá!
Não custa nada buscar um outro concesionario na zona e que o mecânico te faça um diagnóstico.
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#13

Com esses km e estimação seria facil a marca assumir responsabilidade se não fossem os 4 anos de idade, se fossem 3 anos provavelmente a yamaha safava-te, a politica de garantia deles é optima e conheço varios casos de assumirem responsabilidade de coisas graves apps a garantia expirar.

Infelizmente ha alguns casos reportados de mt10 pifarem do nada, mas se o teu motor ainda trabalha (ainda que maL) é sinal que o estrago pode não ser muito mau, se tivesses sentido uma vibração grande seguida de batida e o motor desligar e possivelmente mandar oleo fora por abrir buraco no bloco ai sim tinhas um motor pra sucata.

Boa sorte


Exemplo de falha catastrofica

https://fz10.org/thread/2777/mt-10-sp-another-engine

[Imagem: 3a28d74fcda810d6526bb56e69702394.jpg]
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#14

Outra coisa, quando dizes apareceu bronze no oleo, isso foi um termo que te disseram na oficina?
É comum a mecanicos da velha guarda chamarem bronze da biela e bronzes da cambota às capas de biela e cambota, suspeito que usaste esse nome por causa disso, o nome vem de tecnologia muito antiga onde efectivamente se usava liga de bronze nesses componentes, actualmente são outros materiais mas a terminologia permaneceu muitos anos nos mecanicos tugas.

Se foi efectivamente capas e te riscou a cambota (se as limalhas vieram das capas entao sim riscou) conta com este arranjo:

Cambota nova 800€ +-
Capas de biela e cambota 150 +-
Oleo e filtros - depende
Mao de obra - depende

https://www.yamahapartshouse.com/oempart...aft-piston

[Imagem: 3a28d74fcda810d6526bb56e69702394.jpg]
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#15

A mota trabalha normalmente em relatim só mesmo com o acelarzr é que ela faz esse barulho. Nenhuma luz a essa é como se estivesse normal. O óleo eu estava lá quando o tiraram e mostram me. Só estou mesmo à espera de uma resposta da yamaha e se não assumirem vou procurar noutro lado a ver
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#16

E depois disso eu fiz uma média de 30km com ela até à oficina e ela foi sempre a trabalhar bem. Neste caso até fui com ela pela auto estrada com o cruise control e o mais estranho é que não se notava barulho nenhum o que me acho estranho...
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#17

Epa esses sintomas sao estranhos, mas a cambota riscada ppr uma capa normalmente vai riscando e comendo metal ate gripar e ai acontece merda da grossa, por isso é bem possivel que em baixas rotacoes deixes de ter sintomas se ainda nao comeu muito, isto é daquelas merdas que infelizmente depois dos primeiros diagnosticos nao resolverem (tensor, ajuste valvulas etc) so mesmo abrindo o motor para ver o que se passa.

Boa sorte, que o estouro nao seja grande e tenhas a mpta boa em breve

[Imagem: 3a28d74fcda810d6526bb56e69702394.jpg]
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#18

De 2018 é estranho ter esse problema ainda por cima com poucos KMS e com mudanças de óleo de 5 em 5.

Tenho uma R1 do mesmo ano com o dobro dos KMS e faço de 7 em 7, e neste momento tem um ligeiro barulho quando não tem mudança engatada que provavelmente será a embraiagem a precisas de pratos novos, mas lá está tenho 45k na mota.

A garantia esquece que já passou não fazem nada. As limalhas no óleo é sintoma de algo potencialmente grave, aconselho a meteres isso numa oficina Yamaha o mais rápido possível.
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#19

(30-11-2022 às 08:04)Liquid_Fire Escreveu:  Outra coisa, quando dizes apareceu bronze no oleo, isso foi um termo que te disseram na oficina?
É comum a mecanicos da velha guarda chamarem bronze da biela e bronzes da cambota às capas de biela e cambota, suspeito que usaste esse nome por causa disso, o nome vem de tecnologia muito antiga onde efectivamente se usava liga de bronze nesses componentes, actualmente são outros materiais mas a terminologia permaneceu muitos anos nos mecanicos tugas.

Se foi efectivamente capas e te riscou a cambota (se as limalhas vieram das capas entao sim riscou) conta com este arranjo:

Cambota nova 800€ +-
Capas de biela e cambota 150 +-
Oleo e filtros - depende
Mao de obra - depende

https://www.yamahapartshouse.com/oempart...aft-piston
A Yamaha ainda usa capas de biela de bronze.
Tiago se aparece quando aceleras ainda pode ser algo muito ligeiro, mas apertar a embraiagem e ele desaparecer é estranho e faz parecer não ser da cambota. Mas pode ser apenas o barulho normal da embraiagem e estares a associar ao outro problema e ela apenas fazer com rotação e carga o dito barulho das capas.
P.s. Não aceites a retificação de uma cambota, nunca fica grande coisa.

V
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#20

(30-11-2022 às 11:02)pedromt07 Escreveu:  A Yamaha ainda usa capas de biela de bronze.


Tens a certeza? É que capas de tricamada bronze aluminio são tech antiga, cobre aluminio ainda se usa (as marcas americanas gostam muito principalmente em pickups), mas o standart na industria automovel é sintered aluminio ou tricamada mas com aluminio e polimeros, mas conheço mais do mundo automovel que nas motos confesso.

Ps- rectificar cambotas em motas devia ser proibido, ja em carros o serviço tem de ser muito bem feito, com as altas rpms das motas é maio caminho pa dar merda.

[Imagem: 3a28d74fcda810d6526bb56e69702394.jpg]
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