Yamaha mt 10 -
tiago130787 - 29-11-2022
Bom dia.
Tenho uma MT-10 de Setembro de 2018 comprada nova e fez agora 4 anos à 2 meses com revisões todas feitas em que a primeira foi logo aos 1000km e depois sempre de 5000km em 5000km. Em Agosto foi feita a revisão dos 20000km em que já levou velas em relação às outras. A mota está bem estimada nunca andou em aventuras praticamente só ando com ela ao fim de semana e em que as viagens mais longas que fez foram 2 idas a Fátima. Há 15 dias atrás fui dar uma volta até à praia da barra pois sou do distrito de Aveiro e quase a chegar a casa em andamento ela começou a fazer um barulho eatranho fora do normal. Liguei para oficina e visto que o barulho vinha do lado direito que poderia ser o tensor. A mota foi para lá trocaram o tensor e o barulho mantinha se. Para tirar as dúvidas foi retirado o óleo da mesma e quando se veio a verificar o pior cenário neste caso da biela da cambota. Agora digam me uma mota com 21000km com tudo feito direitinho acontecer isto? Agora não sei o que fazer...
RE: Yamaha mt 10 -
carlos-kb - 29-11-2022
(29-11-2022 às 13:17)tiago130787 Escreveu: se veio a verificar o pior cenário neste caso da biela da cambota.
Boas. Bem-vindo.
«Biela da cambota»? As bielas são uma coisa (que no caso da tua mota, são 4)... a cambota é outra. Curiosamente as primeiras ligam-se à segunda, por meio dos moentes. Não te estarás a referir às capas de bielas?
Curiosamente, era comum em algumas R1 e R6 dos anos 2000 adiante, "comerem" as capas das bielas... mas nunca ouvi falar disso em relação ao CP4.
RE: Yamaha mt 10 -
Nfilipe - 29-11-2022
Trocaram te o tensor sem ser do tensor? Foda se, muda de oficina, quando é do tensor, isso tem um barulho caracteristico. Alias e quando puxam o tensor para fora, no caso de duvida basta olhar p afinacao dele p saber se é dali ou nao. Provavelmente ate nao trocaram nada e pagaste como tivessem trocado.
Novamente, eu aconselho a procurares uma oficina em condiçoes. Boa sorte com isso.
RE: Yamaha mt 10 -
tiago130787 - 29-11-2022
Pois se calhar são as capas de viela pois apareceu partículas de bronze ao retirar o óleo. Eles na altura falaram do tensor porque não é normal a mota destas ter este tipo de problema com tão poucos km. Não sou nenhum artista de andar a foder a mota toda e cavalos nem nada disso. Tive uma r1 de 2013 usada e estava com 7000km e na altura dei a truca desta já com 40000km e só tive aue mudar óleo e filtros. O dinheiro do tensor já me foi devolvido não é esse o caso. Acham que vale a pena mandar arranjar? É que já me disseram que o motor tem que ser todo desmontado e tem que ser rectificado. Só em mão de obra será um balúrdio já para não falar das peças si... Eu adoro esta mota mas sinceramente não contava com isto...
RE: Yamaha mt 10 -
tiago130787 - 29-11-2022
Eles mandou o caso para yamaha a ver se eles assumem alguma coisa mas não estou com grande fé que isso venha acontecer. Ninguém me sabe dar um orçamento de quanto ficará mandar arranjar?
RE: Yamaha mt 10 -
Nfilipe - 29-11-2022
Tao é provavelmente as capas pelo que dizes mas se notaste a tao pouco tempo, o motor tem que ser retificado? Nao percebo porque razao havia de ser retificado, so se a mota andasse sem oleo e fodesse alguma coisa, ate se entendia.
Como é normal agora pintam o pior cenario que pode haver.
Mas que tenham que remover o motor do quadro, é provavel. Se compensa ou nao, tu é que tens que ver. Se a mota ainda está na garantia, aperta com eles. Senao começa a sondar oficinas para saber mais ou menos no que te vais meter em termos financeiros, dps mediante o valor da mota e do arranjo e da tua estima por ela, tens que decidir se vale a pena ou nao. Todos vao ter uma opiniao se vale a pena arranjar ou nao, mas tu é que tens decidir, mas antes de deicidires o que quer que seja, tens que saber numeros concretos, sem isso é especular. Mas esse tipo de trabalhos, abrir o motor , é sempre uma mossa bem grande em termos financeiros. Mas as capas de biela também nao é assim tao mau como eles querem fazer parecer, foder um cilindro, ou abrir um buraco no pistão, parece me pior. Mas andares com isso assim, claro que também nao é solucao. Mais uma vez, boa sorte.
RE: Yamaha mt 10 -
dmanteigas - 29-11-2022
É claramente problema de juntas
RE: Yamaha mt 10 -
tiago130787 - 29-11-2022
O barulho da mota foi de repente como é costume fui dar uma volta e de repente do nada em andamento começou a fazer esse barulho como se estivesse alguma coisa a bater principalmente em aceleração e a largar o mesmo. Carregado na embraiagem com a mudança engatada já não faz. A mota é de 2018 de Setembro como já disse. Se fosse 4 anos acabou à 2 meses...
RE: Yamaha mt 10 -
Nfilipe - 29-11-2022
Parece que o que te aconteceu não é caso isolado. Pelo menos li na net mais 3 casos identicos, e uma delas, uma mt 10 sp nem tinha 3 mil kms quando isso aconteceu.
RE: Yamaha mt 10 -
pedromt07 - 29-11-2022
(29-11-2022 às 17:41)tiago130787 Escreveu: O barulho da mota foi de repente como é costume fui dar uma volta e de repente do nada em andamento começou a fazer esse barulho como se estivesse alguma coisa a bater principalmente em aceleração e a largar o mesmo. Carregado na embraiagem com a mudança engatada já não faz. A mota é de 2018 de Setembro como já disse. Se fosse 4 anos acabou à 2 meses...
Se apertas a embraiagem e não faz barulho, deve ser um disco de embraiagem partido. Eles que abram a embraiagem antes de abrirem o motor.
Há alguns relatos no CP2 e CP3 de partir discos, pode haver também no CP4. mas também há alguns relatos, raros, de bielas a partir nos CP4.