Motonliners
Yamaha mt 10 - Versão de Impressão

+- Motonliners (https://motonliners.pt)
+-- Fórum: Marcas (https://motonliners.pt/forum-marcas)
+--- Fórum: Yamaha (https://motonliners.pt/forum-yamaha)
+--- Tópico: Yamaha mt 10 (/topico-yamaha-mt-10--5566)

Páginas: 1 2 3 4

Yamaha mt 10 - tiago130787 - 29-11-2022

Bom dia.
Tenho uma MT-10 de Setembro de 2018 comprada nova e fez agora 4 anos à 2 meses com revisões todas feitas em que a primeira foi logo aos 1000km e depois sempre de 5000km em 5000km. Em Agosto foi feita a revisão dos 20000km em que já levou velas em relação às outras. A mota está bem estimada nunca andou em aventuras praticamente só ando com ela ao fim de semana e em que as viagens mais longas que fez foram 2 idas a Fátima. Há 15 dias atrás fui dar uma volta até à praia da barra pois sou do distrito de Aveiro e quase a chegar a casa em andamento ela começou a fazer um barulho eatranho fora do normal. Liguei para oficina e visto que o barulho vinha do lado direito que poderia ser o tensor. A mota foi para lá trocaram o tensor e o barulho mantinha se. Para tirar as dúvidas foi retirado o óleo da mesma e quando se veio a verificar o pior cenário neste caso da biela da cambota. Agora digam me uma mota com 21000km com tudo feito direitinho acontecer isto? Agora não sei o que fazer...

RE: Yamaha mt 10 - carlos-kb - 29-11-2022

(29-11-2022 às 13:17)tiago130787 Escreveu:  se veio a verificar o pior cenário neste caso da biela da cambota.

Boas. Bem-vindo.

«Biela da cambota»? As bielas são uma coisa (que no caso da tua mota, são 4)... a cambota é outra. Curiosamente as primeiras ligam-se à segunda, por meio dos moentes. Não te estarás a referir às capas de bielas? think

Curiosamente, era comum em algumas R1 e R6 dos anos 2000 adiante, "comerem" as capas das bielas... mas nunca ouvi falar disso em relação ao CP4.

RE: Yamaha mt 10 - Nfilipe - 29-11-2022

Trocaram te o tensor sem ser do tensor? Foda se, muda de oficina, quando é do tensor, isso tem um barulho caracteristico. Alias e quando puxam o tensor para fora, no caso de duvida basta olhar p afinacao dele p saber se é dali ou nao. Provavelmente ate nao trocaram nada e pagaste como tivessem trocado.

Novamente, eu aconselho a procurares uma oficina em condiçoes. Boa sorte com isso.

RE: Yamaha mt 10 - tiago130787 - 29-11-2022

Pois se calhar são as capas de viela pois apareceu partículas de bronze ao retirar o óleo. Eles na altura falaram do tensor porque não é normal a mota destas ter este tipo de problema com tão poucos km. Não sou nenhum artista de andar a foder a mota toda e cavalos nem nada disso. Tive uma r1 de 2013 usada e estava com 7000km e na altura dei a truca desta já com 40000km e só tive aue mudar óleo e filtros. O dinheiro do tensor já me foi devolvido não é esse o caso. Acham que vale a pena mandar arranjar? É que já me disseram que o motor tem que ser todo desmontado e tem que ser rectificado. Só em mão de obra será um balúrdio já para não falar das peças si... Eu adoro esta mota mas sinceramente não contava com isto...

Eles mandou o caso para yamaha a ver se eles assumem alguma coisa mas não estou com grande fé que isso venha acontecer. Ninguém me sabe dar um orçamento de quanto ficará mandar arranjar?

Tao é provavelmente as capas pelo que dizes mas se notaste a tao pouco tempo, o motor tem que ser retificado? Nao percebo porque razao havia de ser retificado, so se a mota andasse sem oleo e fodesse alguma coisa, ate se entendia.

Como é normal agora pintam o pior cenario que pode haver.

Mas que tenham que remover o motor do quadro, é provavel. Se compensa ou nao, tu é que tens que ver. Se a mota ainda está na garantia, aperta com eles. Senao começa a sondar oficinas para saber mais ou menos no que te vais meter em termos financeiros, dps mediante o valor da mota e do arranjo e da tua estima por ela, tens que decidir se vale a pena ou nao. Todos vao ter uma opiniao se vale a pena arranjar ou nao, mas tu é que tens decidir, mas antes de deicidires o que quer que seja, tens que saber numeros concretos, sem isso é especular. Mas esse tipo de trabalhos, abrir o motor , é sempre uma mossa bem grande em termos financeiros. Mas as capas de biela também nao é assim tao mau como eles querem fazer parecer, foder um cilindro, ou abrir um buraco no pistão, parece me pior. Mas andares com isso assim, claro que também nao é solucao. Mais uma vez, boa sorte.

RE: Yamaha mt 10 - dmanteigas - 29-11-2022

É claramente problema de juntas

O barulho da mota foi de repente como é costume fui dar uma volta e de repente do nada em andamento começou a fazer esse barulho como se estivesse alguma coisa a bater principalmente em aceleração e a largar o mesmo. Carregado na embraiagem com a mudança engatada já não faz. A mota é de 2018 de Setembro como já disse. Se fosse 4 anos acabou à 2 meses...

Parece que o que te aconteceu não é caso isolado. Pelo menos li na net mais 3 casos identicos, e uma delas, uma mt 10 sp nem tinha 3 mil kms quando isso aconteceu.

RE: Yamaha mt 10 - pedromt07 - 29-11-2022

(29-11-2022 às 17:41)tiago130787 Escreveu:  O barulho da mota foi de repente como é costume fui dar uma volta e de repente do nada em andamento começou a fazer esse barulho como se estivesse alguma coisa a bater principalmente em aceleração e a largar o mesmo. Carregado na embraiagem com a mudança engatada já não faz. A mota é de 2018 de Setembro como já disse. Se fosse 4 anos acabou à 2 meses...
Se apertas a embraiagem e não faz barulho, deve ser um disco de embraiagem partido. Eles que abram a embraiagem antes de abrirem o motor.
Há alguns relatos no CP2 e CP3 de partir discos, pode haver também no CP4. mas também há alguns relatos, raros, de bielas a partir nos CP4.