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(14-05-2017 às 23:32)dfelix Escreveu: ...
Aqui entre nós que ninguém nos ouve... quando foi a ultima vez que usaste o travão de trás?
Eu uso regularmente para largar as mãos do guiador quando paro em semáforos.
Boas;
Não digas a ninguém, no outro dia quis fazer o mesmo e ia pregando com a mobília toda no chão. Entretanto cheguei a casa e fui ver o que se passava: o óleo estava que metia nojo, todo negro!!
Como costumo mudar o óleo quando mudo pastilhas e as de trás sei que ainda estão novas nem me lembro de olhar para o pote...
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Em curva:
Não mudes de mudança. A tua função é manter a mota estável e trocares de caixa é tudo menos isso.
Não apertes a embraiagem. O travão motor ajuda a abrandar ao mesmo tempo que evita que a roda bloqueie.
Tem bastante presente que assim que desacelerares a mota vai endireitar e efectivamente vais alargar a curva.
Em curva nenhum dos travões é teu amigo.
Posto isto:
O travão de trás quer matar-te um pouco menos, portanto tenta negociar com esse. Até pode ser que consigas corrigir trajectórias com ele (cuidado).
Na estrada tenta precaver-te o mais possível e ver 3 curvas á frente (no mínimo), para não te pores nas mãos do criador quando tiveres um problema.
Reverso da medalha - condução desportiva:
Como o pessoal gosta de falar estranjeiro: trail braking. Se entrares a travar na curva com força suficiente para causar deformação no pneu, estás a aumentar a área de contacto o que te permite ir a travar mais forte enquanto ligeiramente inclinado. Efectivamente, vais a travar quase até dentro da curva, porque começaste antes. É diferente de começar a travar já em curva.
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19-03-2019 às 09:40 (Mensagem modificada pela última vez: 19-03-2019 às 09:44 por
marco.clara.)
Citar:Michael van der Mark's crew chief, Lez Pearson, explains why the rear brake is so important in racing and shows the differences between the two types of hand operated rear brake used by the Pata Yamaha WorldSBK riders van der Mark and Alex Lowes #22 Official.
Link para o vídeo
aqui.
Pergunta: "Para que serve o travão de trás?"
Resposta: "Serve para muita coisa... para parar um cavalinho... para controlar a potência e para apertar a trajetória de uma curva sem deixar de acelerar..."
Ou seja, neste contexto o travão de trás serve para tudo menos... travar.
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19-03-2019 às 10:04 (Mensagem modificada pela última vez: 19-03-2019 às 10:11 por
Fz1000.)
E é que é mesmo.
Ironicamente o travão traseiro tem um papel muito importante em ritmo acelerado, e não tem nada a ver com o seu poder de travar a mota, que é quase nulo.
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Mota: É essa mesmo... Localização: Forte da casa
O gajo ai do video corrigiu grande parte da trajectoria com o travao de tras! Que boss.
Quantas motas uma pessoa mandaria para a sucata ate dominar essa tecnica?
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Nenhuma...
É algo relativamente fácil de fazer.
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(19-03-2019 às 11:46)Nfilipe Escreveu: O gajo ai do video corrigiu grande parte da trajectoria com o travao de tras! Que boss.
Quantas motas uma pessoa mandaria para a sucata ate dominar essa tecnica?
É mais fácil aprender a corrigir trajetórias com o travão de trás do que se possa imaginar. Aprendi isso numa tarde num curso de condução defensiva que fiz há uns anos, e ficou para sempre...
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(19-03-2019 às 11:46)Nfilipe Escreveu: O gajo ai do video corrigiu grande parte da trajectoria com o travao de tras! Que boss.
Quantas motas uma pessoa mandaria para a sucata ate dominar essa tecnica?
Não precisas de ir para circuito mandar uma assopradela a sair de curva a 130.
Podes brincar a essa mesma técnica a fazeres 8's num parque de estacionamento ao pé de ti!
Mas... as pastilhas são tão caras
Ainda ontem comentei que há aspectos bem mais importantes na condução e que são quase desprezados ao lado destas técnicas 'avançadas' como por exemplo o olhar e a posição na estrada.
Entrares e saíres da curva no sítio certo. Isso confere-te infinitamente mais segurança que entrares pendurado em travões curva adentro. Trail brakings ou amigos disso.
Se o fizeres bem, sem destabilizar a mota etc a maioria da malta simplesmente já não te acompanha.
Quando se fala nestas merdas fico sempre com a sensação que a malta quer ser piloto antes de aprender a andar de mota.
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Mota: Qualquer uma
Isto é algo que fui aprendendo, mas atrofia-me sempre fazer isso em curvas para a direita porque vou em "bicos de pés" na peseiras.
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Mota: Tá tudo sem bateria! Localização: Zona centro
(19-03-2019 às 12:11)pedromt07 Escreveu: Isto é algo que fui aprendendo, mas atrofia-me sempre fazer isso em curvas para a direita porque vou em "bicos de pés" na peseiras.
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Então? Conduzes no limite de aderência dos pneus? No limite de inclinação da mota?
Precisas mesmo de alterar 'a geometria da mota em curva' para a fazeres?