Motonliners

Versão completa: Travagem
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7
Ando a ler alguma coisa sobre travagens e gostava que voces, discutissem este assunto, pois considero muito importante.

1º Como travam numa situação normal a uma velocidade 60 70?

2º Caso precisem de perder velocidade dentro de uma curva! O uqe fazem?

3º Como travam numa situação de emergência?

Nas situações de emergencia, tenho lido que se deve carregar na embraiagem, mas não sei até que ponto isto faz sentido, pois a mota fica "mt solta"?

Que acham?

Troquem ideias e ajudem, e acrescentam questões
Eu sei responder á segunda!

Baixas de mudança ... pelo menos a minha trava bastante sempre que reduzo já perguntei isso mas ninguém me respondeu porque que a minha mota trava tanto com o motor?
Shady os monocilindricos tem mais inercias que outros motores, pelo que o efeito travão motor pode ser mais evidente. Se lhe sobes as rotações peor.

Normalmente só costumo travar quando vejo Deus.
(28-05-2015 às 23:49)Shady Escreveu: [ -> ]Eu sei responder á segunda!

Baixas de mudança ... pelo menos a minha trava bastante sempre que reduzo já perguntei isso mas ninguém me respondeu  porque que a minha mota trava tanto com o motor?

faz isso faz, um dia acontece-te como me aconteceu a mim na minha wr, que meti uma abaixo no inicio da curva, e foi a traseira a deslizar, agora imagina isso a meio da curva. em curva o que deves fazer ou travas com o de trás ( nada de fundo) ou então muito rápido endireitas a mota e travas com os dois e rezas que ninguém venha em contra mão. infinitas possibilidades blink
(29-05-2015 às 00:02)LoneRider Escreveu: [ -> ]Shady os monocilindricos tem mais inercias que outros motores, pelo que o efeito travão motor pode ser mais evidente. Se lhe sobes as rotações peor.

Normalmente só costumo travar quando vejo Deus.

lol só tu

Coloquei este topico nao pq sei ou não sei, é só para ver as opniões
Baixar uma mudança numa curva é meio caminho andado para o pneu de trás deslizar, pelo menos já me aconteceu isso numa reta....

Concordo que numa curva dar um cheirinho com o de trás, caso nao funcione endireitar a mota e travar normalmente ou então(mais racer) deitar-se na curva o mais possivel e rezar blink
(27-05-2015 às 12:01)Diogo Soares Escreveu: [ -> ]Obrigado!

@Shady Somos poucos mas bons!  proud

@Furras Já esteve mais longe. Só me falta encontrar a "tal".

(29-05-2015 às 00:10)pedromt07 Escreveu: [ -> ]
(28-05-2015 às 23:49)Shady Escreveu: [ -> ]Eu sei responder á segunda!

Baixas de mudança ... pelo menos a minha trava bastante sempre que reduzo já perguntei isso mas ninguém me respondeu  porque que a minha mota trava tanto com o motor?

faz isso faz, um dia acontece-te como me aconteceu a mim na minha wr, que meti uma abaixo no inicio da curva, e foi a traseira a deslizar, agora imagina isso a meio da curva. em curva o que deves fazer ou travas com o de trás ( nada de fundo) ou então muito rápido endireitas a mota e travas com os dois e rezas que ninguém venha em contra mão. infinitas possibilidades blink

Basta me tirar a mao de acelerador para ela travar logo depois meto hma abaixo e abro o gas para o resto da curva
(28-05-2015 às 23:45)inc_pt Escreveu: [ -> ]1º Como travam numa situação normal a uma velocidade 60 70?

2º Caso precisem de perder velocidade dentro de uma curva! O uqe fazem?

3º Como travam numa situação de emergência?

Nas situações de emergencia, tenho lido que se deve carregar na embraiagem, mas não sei até que ponto isto faz sentido, pois a mota fica "mt solta"?

1º Travo com travagem equilibrada entre travão frontal e traseiro, seja a que velocidade for.

2º Perder velocidade em curva, primeiro que tudo trava-se antes da curva SEMPRE, caso seja imprevisto, retiro totalmente o acelerador e travo apenas com o de trás sem que dê para bloquear a roda (aqui já implica saber o doseamento correcto)

3º Nas situações de emergência é embraiagem a fundo e ambos os travões.

Cloud

Este shady é que é maluco xD Não reduzas a meio da curva pá! Ainda para mais na tua moto, que trava imenso de motor, se reduzes assim a meio de uma curva tens é logo a roda a patinar mal largas a embraiagem!

Quanto a mim:

1º: Se for só para abrandar começo a dar um cheirinho com o de trás, quando for mesmo para parar aplico mais pressão no de trás e apoio com o da frente. As rodas não bloqueiam e tenho uma travagem equilibrada, sem dar com os tomates no depósito.

2º: Exactamente como o pedro, ou dou um cheirinho no travão de trás caso seja apenas para reduzir velocidade, ou endireito a moto e travo a fundo, caso seja para parar, mas aí já vai depender muito do espaço e da curva, e se vem alguém de frente ou não.

3º: Travão de trás a fundo, mesmo que a roda de trás bloqueie a moto estando direita não foge muito, e travão da frente quase a fundo, sem deixar a roda da frente bloquear, e, se tiver hipótese, reduzir com a caixa. No início fazia como o officer disse, e metia a embraiagem a fundo e tá feito, mas depois de alguns sustos e de ficar demasiado perto do carro da frente, comecei a ter a presença de espírito para reduzir com a caixa e ajudou imenso.
"CBS" de CPU "orgânica" (para quem sabe o que isso é) lol .... doseando a força de travagem de forma intuitiva, conforme as necessidades (o Caroço entretanto deve vir falar aqui em andar de calculadora e fazer contas antes das travagens) lol bigsmile

Prefiro sentir a moto a "agachar" do que a "empinar"! Depois a força da desaceleração é "distribuída" por ambas as rodas. E por fim, acaba por se poupar em pastilhas (especialmente as da frente que são bem mais caras).

Travar sempre antes da entrada em curva, e com a ajuda do efeito travão motor. E se por acaso se tiver mesmo de travar em curva, faço-o sempre com o de trás (já tive uma queda há muito anos, à conta da roda da frente escorregar em travagem, em curva, sobre as marcações de uma passadeira).

Gosto sempre de sentir o motor como auxiliar da travagem, pelo que mesmo a travar, evito apertar a embraiagem, só o fazendo de forma "mecânica" (ou intuitiva, como queiram), momentos antes de me imobilizar.
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7