Track Days – Conselhos para melhorar os teus tempos em pista, by Kevin Schwantz
#1

Todos os que gostamos de rodar em circuito temos sempre dificuldade em encontrar alguém que nos aconselhe no sentido de melhorarmos os nossos tempos por volta. Raramente podemos inscrever-nos em eventos ou track days onde exista orientação de pilotos profissionais e aprender com a sua experiência. Assim pelo menos ouvir quem sabe e tentar interiorizar esse conhecimento pondo-o em prática na pista poderá permitir evoluirmos gradualmente e melhorar os nossos  resultados.

Tudo se resume em velocidade , travagem, postura, trajectória, velocidade em curva e aceleração. Obviamente que será sobretudo em curva que se ganham muitos segundos por volta.
Assim sendo encontrámos estes conselhos do famoso piloto Kevin Schwantz, Campeão do Mundo em 93, que podem contribuir para melhorares os teus tempos em pista no próximo TrackDay, pelo decidimos partilhar.

Conselhos de Kevin Schwantz: 
1. Procura pontos de referência na pista para travares e curvar dentro da trajectória ótima.
2. Concentra-te com o que se passa à tua frente
3. Seleciona um velocidade que em aceleração à saída da curva utilize 60 a 80% da zona vermelha da pista.
4. Mantém-te descontraído em cima da mota e não rígido.
5. Prepara a tua posição do corpo para as curvas com antecipação
6. Sai ligeiramente da mota para o lado de dentro da curva, mas de forma confortável e sem estares demasiado pendurado.
7. Utiliza as pernas para te moveres em cima da mota e não os braços
8. Se a pista estiver molhada todos os comandos devem ser acionados mais suavemente
9. Conduz  com a ponta dos pés nas peseiras
10. Esquece o travão de trás
11. Não antecipes a entrada em curva, é melhor atrasar ao máximo e procurar a trajectória ótima.
12. Acelera com cuidado e progressivamente, mas com decisão, à saídas curvas.
13. Trava por fases quando abordares uma curva. Primeiro 10%, depois fortemente, uns 75% e depois 15% à entrada da curva na linha de trajectória ótima.
14. Um conselho : quanto mais depressa deixares de travar mais velocidade irás conseguir em curva.
15. Se chegas demasiado rápido a uma curva, trava, olha por onde queres ir, descontrai e corrige a trajectória.
Nota final : Se seguires à risca este conselhos vais começar a tirar segundos por volta aos teus tempos em pista.
Diverte-te e lembra-te sempre : Acelera na pista e não da estrada.


OBS : RETIRADO DA RÂN AQUI AO LADO , da minha parte , sou fiel ao descrito e ao texto de quem tem anos disto , e cala aqueles que pensam que já sabem tudo...

contramerdig o c.ara.alho , fodei-vos..

abraço e boas curvas
Responder
#2

Conselhos de um gajo que passou boa parte da sua vida no chão! tong

Reconheci algumas dicas, concordo com algumas, não estou 100% de acordo com outras, mas devo recalcar uma coisa muito importante.

São dicas para curtir a mota em circuito.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#3

Boas;
Lone, deixa-te de m#rdas!!
O Schwantz é um génio, alguém que deixou a sua marca indelével no motociclismo!!
Se andares bem de moto em circuito, andas muito mais seguro na estrada. Esta é uma das vantagens que nós, comuns mortais, adquirimos com a possibilidade de andar em circuito.
Responder
#4

(17-03-2017 às 13:08)Johnny_1056 Escreveu:  Boas;
Lone, deixa-te de m#rdas!!
O Schwantz é um génio, alguém que deixou a sua marca indelével no motociclismo!!
Se andares bem de moto em circuito, andas muito mais seguro na estrada. Esta é uma das vantagens que nós, comuns mortais, adquirimos com a possibilidade de andar em circuito.

Tens que reconhecer que sou bom a mandar bocas foleiras! blink

Concordo com todos os argumentos apresentados, mas quis fazer ênfase no facto de que só no circuito se deve tentar baixar os tempos efectuados por volta.
Tudo o resto, técnica e segurança, são extrapolaveis à condução civil.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#5

(17-03-2017 às 13:13)LoneRider Escreveu:  ...
Concordo com todos os argumentos apresentados, mas quis fazer ênfase no facto de que só no circuito se deve tentar baixar os tempos efectuados por volta.
...

Boas;
Vais-me dizer que nunca tentaste fazer aquele troço especial de curvas um bocadinho mais rápido que da última vez...
Responder
#6

Tenha andado no chão ou não.... é alguém que tem mais experiência e KDU que qualquer um de nós jamais sonhará vir a ter.
Aliás, o andar no chão é o reflexo natural de andar sempre a extravasar os limites. Qual o piloto de top que não colecciona um rol de quedas de impôr respeito?

Há algumas dicas que posso considerar (dentro da minha ignorância) pertinentíssimas.... e outras nem tanto. Mas que só o facto de lá ter rolado no Continental Circus faz dele uma autoridade na matéria, não podem restar dúvidas nenhumas quanto a isso!

A mim falta-me a parte do rolar "à séria" em pista.... pois a única vez que o fiz, foi a "brincar". E só aí poderei saber o quanto não percebo mesmo nada disto! smile

(17-03-2017 às 03:28)Caroço Escreveu:  fodei-vos..

Sempre que posso.... e ela deixa! shy

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#7

Palavras para quê?...



blink
Responder
#8

agora já percebi ...

o contrasputfing#$%"$"#$$" é para fazer slides...

pera ... mas newbie , nunca te vi fazer um slide...

dead
Responder
#9

(17-03-2017 às 13:18)carlos-kb Escreveu:  Tenha andado no chão ou não.... é alguém que tem mais experiência e KDU que qualquer um de nós jamais sonhará vir a ter.
Aliás, o andar no chão é o reflexo natural de andar sempre a extravasar os limites. Qual o piloto de top que não colecciona um rol de quedas de impôr respeito?

Há algumas dicas que posso considerar (dentro da minha ignorância) pertinentíssimas.... e outras nem tanto. Mas que só o facto de lá ter rolado no Continental Circus faz dele uma autoridade na matéria, não podem restar dúvidas nenhumas quanto a isso!

A mim falta-me a parte do rolar "à séria" em pista.... pois a única vez que o fiz, foi a "brincar". E só aí poderei saber o quanto não percebo mesmo nada disto! smile

(17-03-2017 às 03:28)Caroço Escreveu:  fodei-vos..

Sempre que posso.... e ela deixa!  shy


tb percebi , quando ela não deixa phodes as mãos...
Responder
#10

(17-03-2017 às 13:16)Johnny_1056 Escreveu:  
(17-03-2017 às 13:13)LoneRider Escreveu:  ...
Concordo com todos os argumentos apresentados, mas quis fazer ênfase no facto de que só no circuito se deve tentar baixar os tempos efectuados por volta.
...

Boas;
Vais-me dizer que nunca tentaste fazer aquele troço especial de curvas um bocadinho mais rápido que da última vez...

Claro que sim!
Mas...

Olha para o que eu te digo.... devil

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)