Citando aqui alguém cá do fórum, embora não me lembre quem, a explicação mais fiel que tenho destes termos é "potência é a velocidade a que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo".
Apresar de ser uma frase fabulosa, revela que o meu entendimento da matéria é minúsculo.
Já andei a ler Wikipédias e muito sinceramente fiquei na mesma.
O que são estas coisas? E mais importante para nós, o que significam em termos práticos?
Alguém quer dar a ensaboadela?
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Ui... este tema vai dar panos para mangas....
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Bem, não sou engenheiro nem nada do género, mas do que penso que percebo é algo do tipo:
De forma simples, o binário é a força do motor, ou seja, a força que o veiculo tem para acelerar, subir rampas, etc. Quer isto dizer que quanto mais cedo o pico de binário for atingido na faixa de RPM, mais força o motor terá.
Já os CV estão directamente influenciados na potência. A potência é a capacidade de aceleração e velocidade que o motor consegue atingir.
Todos eles estão interligados de alguma forma, no entanto, podes ter um veiculo com muita cavalagem e pouco binário ou vice versa.
Mesmo assim, espero que o quatropiscas venha cá dar um laminé ao pessoal pois como é engenheiro mecânico (estou certo?), conseguirá explicar melhor. Assim como o Duke.
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28-11-2014 às 13:16 (Mensagem modificada pela última vez: 28-11-2014 às 13:17 por
dfelix.)
Este é dos temas mais badalados nos fóruns de motociclismo.
Pode-se escrever muito... mas se o objectivo é uma explicação pragmática para qualquer leigo entender, então basta o seguinte:
O binário (ou torque em inglês) é FORÇA.
Resulta do movimento de rotação do motor e é o que faz uma moto andar. É o que sentimos!
Mede-se em newton-metro (Nm).
Potência é a energia gerada por essa força num determinado periodo de tempo.
Mede-se em kW ou CV.
Nos tempos do Motonline, quem chegou a analogia dos socos foi o ST4S.
Fez até várias, embora a mais mais ilustrativa era a do pedreiro a assentar tijolos:
A Força é o acto de assentar tijolos. Acção isolada e sem continuidade no tempo. Mais força se assentar dois de uma vez, menos se assentar um de cada vez.
O trabalho é o resultado final, a parede feita.
A potência é o ritmo a que ele assenta os tijolos.
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28-11-2014 às 14:02 (Mensagem modificada pela última vez: 28-11-2014 às 14:05 por
carlos-kb.)
Há muitos anos, a ler as BD do Tom Vitoin, que se vão aprendendo estas coisas...
O binário até é fácil de se ver numa moto.... costuma ser preto e por vezes até salpica para a roda!
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Ia mandar o baitaite mas está já bem explicado. Posso apenas esmiuçar um pouco mais para complementar.
O BINÁRIO é, como já foi dito uma relação de FORÇA(1) com o "braço(2)" a que está aplicado.
(1)A FORÇA é resultante da combustão no interior do cilindro e vem em Newtons. vamos-lhe chamar F.
(2)O "braço" é a distância do eixo central da cambota ao eixo onde está a parte inferior da biela. É metade do curso do embolo (piston) d=1/2*curso.
B=F*curso*1/2
Portanto, curso-curto (motores short-stroke) significa menos BINÁRIO que um curso longo (long-stroke), assumindo que a FORÇA criada pela combustão é igual nos dois casos.
A POTÊNCIA é a quantidade de TRABALHO(3) que o motor realiza por unidade de tempo. P=W/t
(3)TRABALHO é a FORÇA que o motor faz durante uma determinada DISTÂNCIA(4). W=F*D
(4)Esta distância é a distância que a revolução do eixo externo da cambota faz, ou seja D=2*pi*r
P=F*2*pi*r/t
Também podemos dizer que a potência é relação do binário e da rotação do motor (em radianos por segundo). P=B*rot
Se interessar, 1RPM=2*pi/60 rad/s
De qualquer forma, tijolos. Essa foi a melhor maneira de explicar sucintamente a questão.
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minha actual mota, 12cv, 39cc, alguma para comparar binario?
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Como gosto de ir eliminando a minha ignorância faço a pergunta, de que maneira podemos relacionar a cilindrada da máquina com binário e potência?