Torque, cavalagem e binário
#1

Citando aqui alguém cá do fórum, embora não me lembre quem, a explicação mais fiel que tenho destes termos é "potência é a velocidade a que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo".
Apresar de ser uma frase fabulosa, revela que o meu entendimento da matéria é minúsculo.
Já andei a ler Wikipédias e muito sinceramente fiquei na mesma.

O que são estas coisas? E mais importante para nós, o que significam em termos práticos?
Alguém quer dar a ensaboadela?

Sometimes it takes a whole tank of fuel before you can think straight.
Responder
#2

Ui... este tema vai dar panos para mangas....

[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder
#3

bigsmile
Potencia nao é aquilo que se tem que ter quando se está com a Maria depois de um jantar à luz das velas?

E o binário? Nao é aquilo dos computadores, o chamado: "ou É ou NAO É!"
Responder
#4

Bem, não sou engenheiro nem nada do género, mas do que penso que percebo é algo do tipo:

De forma simples, o binário é a força do motor, ou seja, a força que o veiculo tem para acelerar, subir rampas, etc. Quer isto dizer que quanto mais cedo o pico de binário for atingido na faixa de RPM, mais força o motor terá.

Já os CV estão directamente influenciados na potência. A potência é a capacidade de aceleração e velocidade que o motor consegue atingir.

Todos eles estão interligados de alguma forma, no entanto, podes ter um veiculo com muita cavalagem e pouco binário ou vice versa.

Mesmo assim, espero que o quatropiscas venha cá dar um laminé ao pessoal pois como é engenheiro mecânico (estou certo?), conseguirá explicar melhor. Assim como o Duke.
Responder
#5

Este é dos temas mais badalados nos fóruns de motociclismo.
Pode-se escrever muito... mas se o objectivo é uma explicação pragmática para qualquer leigo entender, então basta o seguinte:

O binário (ou torque em inglês) é FORÇA.
Resulta do movimento de rotação do motor e é o que faz uma moto andar. É o que sentimos!
Mede-se em newton-metro (Nm).

Potência é a energia gerada por essa força num determinado periodo de tempo.
Mede-se em kW ou CV.



Nos tempos do Motonline, quem chegou a analogia dos socos foi o ST4S.
Fez até várias, embora a mais mais ilustrativa era a do pedreiro a assentar tijolos:

A Força é o acto de assentar tijolos. Acção isolada e sem continuidade no tempo. Mais força se assentar dois de uma vez, menos se assentar um de cada vez.
O trabalho é o resultado final, a parede feita.
A potência é o ritmo a que ele assenta os tijolos.
Responder
#6

Há muitos anos, a ler as BD do Tom Vitoin, que se vão aprendendo estas coisas...

O binário até é fácil de se ver numa moto.... costuma ser preto e por vezes até salpica para a roda!  lol

[Imagem: 0029.jpg]

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#7

http://www.motorconsult.pt/artigos/663-p...QMEt0esWjs


Está bem ilustrado.
Responder
#8

Ia mandar o baitaite mas está já bem explicado. Posso apenas esmiuçar um pouco mais para complementar.

O BINÁRIO é, como já foi dito uma relação de FORÇA(1) com o "braço(2)" a que está aplicado.

(1)A FORÇA é resultante da combustão no interior do cilindro e vem em Newtons. vamos-lhe chamar F.
(2)O "braço" é a distância do eixo central da cambota ao eixo onde está a parte inferior da biela. É metade do curso do embolo (piston) d=1/2*curso.

B=F*curso*1/2

Portanto, curso-curto (motores short-stroke) significa menos BINÁRIO que um curso longo (long-stroke), assumindo que a FORÇA criada pela combustão é igual nos dois casos.

A POTÊNCIA é a quantidade de TRABALHO(3) que o motor realiza por unidade de tempo. P=W/t

(3)TRABALHO é a FORÇA que o motor faz durante uma determinada DISTÂNCIA(4). W=F*D

(4)Esta distância é a distância que a revolução do eixo externo da cambota faz, ou seja D=2*pi*r

P=F*2*pi*r/t

Também podemos dizer que a potência é relação do binário e da rotação do motor (em radianos por segundo). P=B*rot

Se interessar, 1RPM=2*pi/60 rad/s

De qualquer forma, tijolos. Essa foi a melhor maneira de explicar sucintamente a questão.
Responder
#9

minha actual mota, 12cv, 39cc, alguma para comparar binario?

Load ""
Responder
#10

Como gosto de ir eliminando a minha ignorância faço a pergunta, de que maneira podemos relacionar a cilindrada da máquina com binário e potência?

Suzuki Vanvan
N2
 Picos
 Firewatcher
Passeata raiana
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)