25-11-2019 às 23:32
Há já algum tempo resolvi adquirir um GPS TomTom Rider 410, para as voltinhas maiores de mota. Entendendo o prático que é utilizar o telemóvel para o mesmo efeito, ainda assim este tipo de equipamento mais vocacionado para estas andanças apresenta uma robustez que me agrada, além de não ter a logística da alimentação do telemóvel, os problemas relacionados com a necessidade (ainda que pontual) de rede GSM para um correto funcionamento, o sobreaquecimento do mesmo dentro da bolsa, etc. etc. etc. Diria mesmo que o grande contra que vejo nos TomTom, neste momento, é o software (bastante datado) e a atualização dos mapas, que ainda é uma seca. Em suma, tem vantagens e desvantagens que já aqui foram discutidas noutros tópicos do fórum.
![[Imagem: IMG_20191125_215223.jpg?raw=1]](https://www.dropbox.com/s/uxdjuxy2ggcl3u0/IMG_20191125_215223.jpg?raw=1)
Resolvi no entanto abrir este tópico para ir um bocadinho além da review do GPS propriamente dito. Mais concretamente para falar de um problema que, vim a descobrir, é algo crónico com o equipamento em questão: o suporte que o acompanha e permite a alimentação através de uma ligação à bateria da mota.
No decorrer da última RIM, já mais para o final, apercebi-me que algo não estava bem com o equipamento. Ocasionais bloqueios do ecrã, ecrã em branco ou às riscas, e no último dia chegou mesmo a descarregar por completo ainda que ligado ao dito suporte. Já depois do regresso e com calma, era tempo de fazer algumas experiências. O equipamento carregava bem através do USB, e quando ligado só na bateria, parecia funcionar corretamente. Assim que o encaixava no suporte da mota, ligado à bateria, começava o comportamento estranho. Na foto abaixo dá para ver que o equipamento está ligado mas não tem o indicador de estar à carga.
![[Imagem: IMG_20191125_215718.jpg?raw=1]](https://www.dropbox.com/s/6ksuwjxcq00v049/IMG_20191125_215718.jpg?raw=1)
Investiguei um pouco mais em alguns fóruns e percebi que havia mais gente a queixar-se do mesmo. Aparentemente o problema é que o GPS é construído à prova de água, mas o suporte... nem por isso. E quando apanha mais chuva que o previsto, basicamente corre o risco de "fritar". Terá sido o caso, como a mancha branca à volta dos dois conetores evidencia.
![[Imagem: IMG_20191125_215254.jpg?raw=1]](https://www.dropbox.com/s/1n0b9dhr0b6ceuz/IMG_20191125_215254.jpg?raw=1)
Comecei então a pensar como fazer para substituir o mesmo. Primeiro só encontrava conjuntos completos com o suporte e a bola RAM a acompanhar, até que encontrei apenas o suporte à venda, com um cabo de ligação à bateria que ficou a fazer de suplente, e sempre saiu uns trocos mais barato.
![[Imagem: IMG_20191125_220329.jpg?raw=1]](https://www.dropbox.com/s/dzrhn2k6m38zjq3/IMG_20191125_220329.jpg?raw=1)
![[Imagem: IMG_20191125_220337.jpg?raw=1]](https://www.dropbox.com/s/0uxdmikk05xh513/IMG_20191125_220337.jpg?raw=1)
Assim que a encomenda chegou, foi só trocar a bola RAM de um suporte para o outro, fazer o teste, e voilá, de volta à normalidade.
![[Imagem: IMG_20191125_215312.jpg?raw=1]](https://www.dropbox.com/s/ykffy7kx8da9ys9/IMG_20191125_215312.jpg?raw=1)
![[Imagem: IMG_20191125_215830.jpg?raw=1]](https://www.dropbox.com/s/b63np7i9c1ax8hh/IMG_20191125_215830.jpg?raw=1)
Não sei muito bem como fazer para evitar que isto volte a acontecer em caso de andar à chuva com o GPS, mas alguma coisa me ocorrerá. Entretanto, nota menos positiva para a TomTom já que não deveria ser propriamente difícil fabricar um suporte à prova de água, para acompanhar o GPS que, esse sim, o é...
![[Imagem: IMG_20191125_215223.jpg?raw=1]](https://www.dropbox.com/s/uxdjuxy2ggcl3u0/IMG_20191125_215223.jpg?raw=1)
Resolvi no entanto abrir este tópico para ir um bocadinho além da review do GPS propriamente dito. Mais concretamente para falar de um problema que, vim a descobrir, é algo crónico com o equipamento em questão: o suporte que o acompanha e permite a alimentação através de uma ligação à bateria da mota.
No decorrer da última RIM, já mais para o final, apercebi-me que algo não estava bem com o equipamento. Ocasionais bloqueios do ecrã, ecrã em branco ou às riscas, e no último dia chegou mesmo a descarregar por completo ainda que ligado ao dito suporte. Já depois do regresso e com calma, era tempo de fazer algumas experiências. O equipamento carregava bem através do USB, e quando ligado só na bateria, parecia funcionar corretamente. Assim que o encaixava no suporte da mota, ligado à bateria, começava o comportamento estranho. Na foto abaixo dá para ver que o equipamento está ligado mas não tem o indicador de estar à carga.
![[Imagem: IMG_20191125_215718.jpg?raw=1]](https://www.dropbox.com/s/6ksuwjxcq00v049/IMG_20191125_215718.jpg?raw=1)
Investiguei um pouco mais em alguns fóruns e percebi que havia mais gente a queixar-se do mesmo. Aparentemente o problema é que o GPS é construído à prova de água, mas o suporte... nem por isso. E quando apanha mais chuva que o previsto, basicamente corre o risco de "fritar". Terá sido o caso, como a mancha branca à volta dos dois conetores evidencia.
![[Imagem: IMG_20191125_215254.jpg?raw=1]](https://www.dropbox.com/s/1n0b9dhr0b6ceuz/IMG_20191125_215254.jpg?raw=1)
Comecei então a pensar como fazer para substituir o mesmo. Primeiro só encontrava conjuntos completos com o suporte e a bola RAM a acompanhar, até que encontrei apenas o suporte à venda, com um cabo de ligação à bateria que ficou a fazer de suplente, e sempre saiu uns trocos mais barato.
![[Imagem: IMG_20191125_220329.jpg?raw=1]](https://www.dropbox.com/s/dzrhn2k6m38zjq3/IMG_20191125_220329.jpg?raw=1)
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Assim que a encomenda chegou, foi só trocar a bola RAM de um suporte para o outro, fazer o teste, e voilá, de volta à normalidade.
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Não sei muito bem como fazer para evitar que isto volte a acontecer em caso de andar à chuva com o GPS, mas alguma coisa me ocorrerá. Entretanto, nota menos positiva para a TomTom já que não deveria ser propriamente difícil fabricar um suporte à prova de água, para acompanhar o GPS que, esse sim, o é...