Motonliners

Versão completa: TomTom Rider 410
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3
Há já algum tempo resolvi adquirir um GPS TomTom Rider 410, para as voltinhas maiores de mota. Entendendo o prático que é utilizar o telemóvel para o mesmo efeito, ainda assim este tipo de equipamento mais vocacionado para estas andanças apresenta uma robustez que me agrada, além de não ter a logística da alimentação do telemóvel, os problemas relacionados com a necessidade (ainda que pontual) de rede GSM para um correto funcionamento, o sobreaquecimento do mesmo dentro da bolsa, etc. etc. etc. Diria mesmo que o grande contra que vejo nos TomTom, neste momento, é o software (bastante datado) e a atualização dos mapas, que ainda é uma seca. Em suma, tem vantagens e desvantagens que já aqui foram discutidas noutros tópicos do fórum.

[Imagem: IMG_20191125_215223.jpg?raw=1]

Resolvi no entanto abrir este tópico para ir um bocadinho além da review do GPS propriamente dito. Mais concretamente para falar de um problema que, vim a descobrir, é algo crónico com o equipamento em questão: o suporte que o acompanha e permite a alimentação através de uma ligação à bateria da mota.

No decorrer da última RIM, já mais para o final, apercebi-me que algo não estava bem com o equipamento. Ocasionais bloqueios do ecrã, ecrã em branco ou às riscas, e no último dia chegou mesmo a descarregar por completo ainda que ligado ao dito suporte. Já depois do regresso e com calma, era tempo de fazer algumas experiências. O equipamento carregava bem através do USB, e quando ligado só na bateria, parecia funcionar corretamente. Assim que o encaixava no suporte da mota, ligado à bateria, começava o comportamento estranho. Na foto abaixo dá para ver que o equipamento está ligado mas não tem o indicador de estar à carga.

[Imagem: IMG_20191125_215718.jpg?raw=1]

Investiguei um pouco mais em alguns fóruns e percebi que havia mais gente a queixar-se do mesmo. Aparentemente o problema é que o GPS é construído à prova de água, mas o suporte... nem por isso. E quando apanha mais chuva que o previsto, basicamente corre o risco de "fritar". Terá sido o caso, como a mancha branca à volta dos dois conetores evidencia.

[Imagem: IMG_20191125_215254.jpg?raw=1]

Comecei então a pensar como fazer para substituir o mesmo. Primeiro só encontrava conjuntos completos com o suporte e a bola RAM a acompanhar, até que encontrei apenas o suporte à venda, com um cabo de ligação à bateria que ficou a fazer de suplente, e sempre saiu uns trocos mais barato.

[Imagem: IMG_20191125_220329.jpg?raw=1]

[Imagem: IMG_20191125_220337.jpg?raw=1]

Assim que a encomenda chegou, foi só trocar a bola RAM de um suporte para o outro, fazer o teste, e voilá, de volta à normalidade.

[Imagem: IMG_20191125_215312.jpg?raw=1]

[Imagem: IMG_20191125_215830.jpg?raw=1]

Não sei muito bem como fazer para evitar que isto volte a acontecer em caso de andar à chuva com o GPS, mas alguma coisa me ocorrerá. Entretanto, nota menos positiva para a TomTom já que não deveria ser propriamente difícil fabricar um suporte à prova de água, para acompanhar o GPS que, esse sim, o é...
Não sei de que forma é que ele se "agarra" ao suporte, assim de repente vejo duas hipoteses, ou uma esponja fininha que sirva tipo de anilha de borracha nesse circulo prateado, presumo que sejam os limites do encaixe, ou então uma borracha que tenha o diâmetro do encaixe e sirva de isolante, mas parece-me que não vais ter solução fácil para isso. Podes sempre meter silicone à volta de cada ver que penses sair com o GPS montado.
Não dá para inventares um o'ring de borracha para isolares isso?
​​​​​​Como é o encaixe do equipamento, pressupondo que esses pinos são do suporte?
Vou falar de memoria Marco porque não tenho comigo o GPS, mas suponho que os contactos fiquem a resguardo pela aba do equipamento.

No entanto o teu TomTom viaja numa posição diferente da tua, o que pode ajudar a que o meu suporte funcione sem problemas à quase 4 anos.

Para quem não sabe tenho um TomTom Rider 400 com o mesmo suoorte do Marco que teve um problema com o ecrã táctil em garantia, que foi reclamada sem stress.

Ambos, GPS e suporte, fizeram a primeira RIM, onde houveram episódios de aguaceiros torrenciais, fizeram várias viagens a Portugal, voltinhas aos Pirineus e a minha última visita aos Alpes onde, durante 3 días e por quase 1000kms choveu e nevou...
Essas manchas brancas também apareceram e o cargador continua a bomba.
Aliás, o cargador fica exposto aos caprichos metereologicos, cada vez que deixo a Dorothy na base da empresa, como é o caso desta semana.

No entanto, o sistema não é perfeito e existem outros problemas que convém ter em conta.
Mais à frente, deixarei umas fotos para documentar um problema que tenho com o meu suporte.
Grande treta Marco.

Ainda por cima não é algo que custe tuta-e-meia. Penso que o Luis deu uma ideia porreira e que te propunha tb que experimentasses.

De resto, aconselhas esse GPS pelo produto em si, vale a pena? blink
Pensando no assunto... e retomando o que escrevi lá atrás e com o que foi escrito pelo txairuzo, tenta um pedaço de camara de ar das bicicletas que geralmente têm uma espessura não muito elevada e recortar um anel à medida para fazer de o-ring.
(26-11-2019 às 12:38)luisnogueira Escreveu: [ -> ]Pensando no assunto... e retomando o que escrevi lá atrás e com o que foi escrito pelo txairuzo, tenta um pedaço de camara de ar das bicicletas que geralmente têm uma espessura não muito elevada e recortar um anel à medida para fazer de o-ring.

O encaixe do GPS é como se de uma gaveta se tratasse.
O aparelho desliza por umas guias até ao encaixe final.
Uma anilha de borracha ou mesmo um o-ring acabaria por se deslocar no processo, tornando impossível impermeabilizar os contactos do cargador.
Porque não a ideia do Luís, um pedaço de câmara de ar com mais uma hipótese: adicionando cola quente na parte em que a anilha toca no encaixe...e colocar quase à face para que possa encaixar sem que aquilo descole.

Talvez já desse para deslizar e manter essa zona impermeável thumbsup
Tenham cuidado porque a espessura acrescentada acabaria por impedir que os pinos fizessem contacto e impedir assim alimentar o GPS.

Marco pá, tu tens uma Naked, o que torna a tarefa algo mais difícil, mas já experimentaste por o suporte e GPS noutra posição de forma a que esteja mais resguardado da chuva?

Onde tens montado o suporte?
Ao centro ou à um dos lados do guiador?

Numa das fotos vejo que tu o usas na posição longitudinal, com o qual talvez não fosse má ideia de o pores ao lado do ecrã do computador de bordo e procurar uma bocadinho de protecção da tua mini marquise!
E colando essa anilha de borracha numa das partes, impediria de deslizar pelo suporte para encaixar?
Páginas: 1 2 3