A mota tem dificuldade em arrancar a frio?
Em pleno Verão?
Olha...
Vamos por partes.
Sendo a de carburadores tens que fechar o ar para enriquecer a mistura.
Normalmente existe um comando mecânico, seja no guiador, seja noutra posição que fecha as borboletas de admissão para que não passe tanto ar, enriquecendo a mistura e pufff!!!
Mota a trabalhar!
Esse comando normalmente tem uma espia de aço multifilar que não é imune a partir-se. Se estiver partida acciona o comando mas as borboletas não se fecham, acabando por custar mais a arrancar!
Mas isso seria em Inverno com temperaturas baixas, salvo claro, nos estejas a escrever desde o círculo polar ártico!
Tenho uma mota, que apesar de ter injecção, tem o comando que fecha o ar e no verão pega sem necessidade de actuar sobre o comando a qualquer hora do dia!
Então e o que é que pode ser!?
Da bateria não deve ser, se bem que esta se comece a cansar de tanta insistência para pôr a mota a trabalhar.
Eu começo a pensar que tens um problema de distribuição.
Muito provavelmente a tua mota está a pedir a gritos uma afinação de válvulas.
Primeiro, ouves algum tic tic tic quando ela esta a trabalhar principalmente a frio?
É só um sintoma, se se ouve o tic tic, tem calma, é algo a ter em conta mas não é nada de muito grave. Podes levar a tua mota ao mecânico a trabalhar sem problemas nenhuns!
Um dos outros sintomas é a dificuldade de arrancar a frio...
Porque?
É pá, porque uma válvulas fora das suas tolerâncias não assenta bem no assento, não torna a câmara estanque e a compressão esvai-se, quase sempre pelo escape!
Claro que quando finalmente a metes a trabalhar e ela ganha temperatura o metal dilata et voilà, a mota arranca as vezes que tu quiseres sem protestar!
Isso é um mal recorrente de motas que andam de mãos em mãos, de venda em venda, com os seus anos e cuja atenção com ela não foi a devida!
Nao te preocupes, se for isso, não é grave.
É uma revisão decente e umas pastilhas novas nas válvulas e terás uma mota nova!
Boa sorte!