Rebentamento da tampa das valvulas em Fireblade 2008/2010 ou derivada
#1

Alguém por aqui que já tenha passado por esta situação, cá em Portugal, e não se importe de entrar em contacto comigo?

Obrigado pela atenção.

Boas entradas e boas curvas \/

[Imagem: wrong-bike.jpg]
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#2

Fez PUMMM!?
Ou so ouviste falar!?

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#3

certamente provocado por excesso de countersteering misturado com galinhas stripes que adicionado ao filtering causou algum vácuo interno que fez com que saltasse a tampa da panela de pressão.

Bom , desculpa o acima , mas tinha que o dizer depois de tanto gozarem com as suzetes...

andei pela net a vasculhar , usando todos as palavras chave possíveis e não achei um padrão nem problema cronico conhecido sobre este assunto , pelo que acho muito estranho isto , algo aqui aconteceu para provocar isto , e não será certamente da tampa.

como estava o tubo do respiro do motor ??? e penso que este motor até tem um filtro ...

já contactaste a Honda ??? não me parece ser um caso normal.

passa lá a marcar o ponto na loja ate sábado ( vou de ferias para a semana ) que vamos fazer uns telefonemas a ver se alguém teve algum caso semelhante , estranho , acredita que é muito estranho isto ,mais ainda nesse motor.
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#4

(30-12-2016 às 04:52)Caroço Escreveu:  certamente provocado por excesso de countersteering misturado com galinhas stripes que adicionado ao filtering causou algum vácuo interno que fez com que saltasse a tampa da panela de pressão.

Exactamente! Ressalvando ainda que um mix de counter-stripes com caldos de galinha desde que servido em chávenas previamente filter(ING)adas é indispensável a uma boa absorção de Suzetes com óleo de coco...  disapointed

(30-12-2016 às 04:52)Caroço Escreveu:  Bom , desculpa o acima , mas tinha que o dizer depois de tanto gozarem com as suzetes...

Por agora estás desculpado. Mas não repitas!...  disapointed

Porque toda a gente sabe que as "Hondas são Hondas" e como tal nunca avariam. Sofrem, quando muito, de ligeiras indisposições momentâneas...   cool tong

(30-12-2016 às 04:52)Caroço Escreveu:  andei pela net a vasculhar , usando todos as palavras chave possíveis e não achei um padrão nem problema cronico conhecido sobre este assunto , pelo que acho muito estranho isto , algo aqui aconteceu para provocar isto , e não será certamente da tampa.

como estava o tubo do respiro do motor ???  e penso que este motor até tem um filtro ...

já contactaste a Honda ???  não me parece ser um caso normal.

passa lá a marcar o ponto na loja ate sábado ( vou de ferias para a semana ) que vamos fazer uns telefonemas a ver se alguém teve algum caso semelhante , estranho , acredita que é muito estranho isto ,mais ainda nesse motor.


Pelo que descobri até agora há 2 possibilidades "comuns" onde esta situação pode acontecer.

A 1ª e mais comum é mesmo a que referes. O "respiro" do motor entupido.
A 2ª que já não será tão comum é o excesso de óleo no cárter.

Ora como infelizmente estamos no final do ano e as agendas de toda a gente estão completas, incluindo a do meu mecânico e a dos revendedores/armazenistas de peças, a mota não vai ser mexida até à próxima semana. E assim tudo o que eu possa adiantar sobre esta situação tão censored  censored  censored "inconveniente"  por agora é apenas e só especulação.

Dqqm e como também já sabes, se tivestes tempo de espreitar "ali ao lado" quando falei nisto, eu acho que nenhuma destas se aplicará ao caso em concreto por algumas razões que sistematizo rapidamente.

Começando pela 2ª razão, esta está logo descartada à partida porque pura e simplesmente eu não "mexo" na mota. E a manutenção dela, desde o mais simples ao mais complexo, sempre foi e sempre será feita no mecânico. Portanto óleo a mais não tinha a não ser que ele lá tivesse "nascido".   blink

Quanto à 1ª e mais comum razão também me parece algo duvidoso de ter acontecido aqui. Porque as manutenções sempre foram feitas dentro dos intervalos recomendados. E sempre no mesmo local, o meu mecânico pessoa em quem deposito total confiança. E a limpeza desse dreno faz parte da manutenção mais básica das básicas em todas as revisões.

Ora mesmo assumindo que uma ou outra vez, ao longo da vida da mota até agora, tal limpeza não tenha sido tão esmerada quanto seria desejável, por distracção ou esquecimento, tenho algumas duvidas se tal seria o suficiente para criar um entupimento capaz de levar a este resultado.

Até porque isto aconteceu a meio de uma tarde onde a mota já tinha alguns quilómetros em cima. Assim um calculo "a olhómetro" e por alto teria uns 50/60 quilómetros feitos embora não todos de seguida. E nada nela indicava qualquer tipo de anomalia. A resposta do motor estava normal. Bem como o ralenti, certíssimo como habitual e até o próprio arranque que, também como de costume, nada de anormal apresentava.

A única pista para o que viria a acontecer posteriormente apareceu um pouco antes e mesmo assim, perante ela, nem um homem com várias décadas de experiência acumulada em mecânica de motas, o mecânico dela para onde a levei imediatamente assim que dei "pelo gato", a associou ainda que remotamente ao que viria a suceder pouco depois.

Ora se, por agora, estou a ser algo vago acerca dos detalhes mais concretos desta situação é mesmo propositado. Porque infelizmente existe uma outra possibilidade para esta avaria mas que ainda não está confirmada. E dado que é uma situação daquelas que "não lembra ao diabo" e que tem origem num defeito de raiz em determinados lotes destas motorizações, prefiro para já não adiantar muito em publico sobre ela. Até deixar o campo da especulação e entrar nas "certezas".

Por ora e até ao inicio da próxima semana, quando a mota começará a ser mexida, o que me  poderia ajudar um pouco seria apenas e só aquilo que menciono no post que originou esta thread. E que repito agora:


Citar:Rebentamento da tampa das válvulas em Fireblade 2008/2010 ou derivada

Alguém por aqui que já tenha passado por esta situação, cá em Portugal, e não se importe de entrar em contacto comigo?


E, por ora, nada mais.

Boas curvas e boas entradas a todos. \/


blink

[Imagem: wrong-bike.jpg]
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#5

Olha que se pesquisares por "2008 fireblade valve cover pop" ou "fireblade head gasket fail" aparecem tópicos por esse mundo fora.

Logo não me parece que nenhum dos assuntos seja novidade....

Numa diagonal de leitura neste tópico surge uma possivel explicação mas numa de 2006:

http://www.1000rr.net/forums/1000rr-gene...-help.html

Citar:Ok, they checked my pressure relief valve and it was ok. They figured out the problem after talking w/honda. The stator was bad and was creating an electrical arc to the flywheel which was ingniting the crankcase gases and building up enough pressure to blow the valve cover gasket. Check your stator. Mine was all black. A new oem one is $245, but a new aftermarket one from electrosport is $139 w/ a 1 year warranty. Hope this helps anyone experiencing the same problem.

Alíás nos EUA havia uma extensão de garantia para essa peça que falam:
http://www.1000rr.net/forums/1000rr-main...fo-us.html
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#6

(30-12-2016 às 12:36)mr_trecolareco Escreveu:  Logo não me parece que nenhum dos assuntos seja novidade....

Pois não é novidade, infelizmente. Ou melhor, para mim deixou de ser novidade a partir de 4ª feira passada.  dead

E esta situação continuou a ocorrer em modelos posteriores. Nas Fireblades e derivadas 2008/2010.  sad

O que por agora me inquieta "assim só um bocadinho" é não saber ainda que resposta a Honda PT dará a esta situação cá na nossa "terrinha" caso se venha a concretizar esta hipótese. E daí o meu apelo. Porque só o stator é peça para custar 400€ ou mais. O que acumulando com a mão de obra necessária para o substituir, trocar a junta e reparar qualquer outra coisa que possa ter ficado mais mal tratada ou mesmo irremediavelmente danificada em consequência da explosão ali ocorrida deixa-me assim digamos que "ligeiramente desconfortável"...  If U know what I mean...  censored

Boas entradas blink

[Imagem: wrong-bike.jpg]
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#7

Sim, é um rombo que não é amigo da carteira.

Para mim o pior será se o novo stator não resolver o problema para o futuro, podendo acontecer de novo daqui a uns tempos. sad
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#8

Se o problema for o estator... ok... tudo bem... a mão de obra para o substituir nem é nada de mais, ele está ali mesmo à mão...é simples e rápido.... agora se não for daqui... do respiro acho muito difícil... aquilo está ali preso por um tubito que à menor pressão sairia logo dali... o melhor é aguardar... e não vale a pena sofrer por antecipação... se te serve de consolo... daqui a nada vou tirar a marreca da garagem para um ultimo passeio deste ano.

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#9

(31-12-2016 às 15:34)nelsonajm Escreveu:  se te serve de consolo... daqui a nada vou tirar a marreca da garagem para um ultimo passeio deste ano.

Força nisso!  thumbsup O ano passado também fiz o mesmo e é remédio garantido como aperitivo para o jantar.  blink

Boas entradas smile

[Imagem: download_20151231_161755.jpg]

[Imagem: IMG_20151231_162658_1_COLLAGE.jpg]

blink

[Imagem: wrong-bike.jpg]
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#10

(31-12-2016 às 15:34)nelsonajm Escreveu:  Se o problema for o estator... ok... tudo bem... a mão de obra para o substituir nem é nada de mais, ele está ali mesmo à mão...é simples e rápido.... agora se não for daqui... do respiro acho muito difícil... aquilo está ali preso por um tubito que à menor pressão sairia logo dali...

Sim.... pela lógica, com a pressão é mais simples rebentar um simples tubo de borracha entupido, que uma junta de uma tampa metálica bem apertada com "n" Newtons.

(31-12-2016 às 15:34)nelsonajm Escreveu:  se te serve de consolo... daqui a nada vou tirar a marreca da garagem para um ultimo passeio deste ano.

Já o fiz hoje de manhã. Podias ter dito algo que vinhas connosco! smile
Peguei no meu filhote mais velho, e lá foi ele estrear o novo equipamento moto oferecido pelo Natal.... e eu fazer o gosto ao dedo e ao ego Ribatejo adentro, paralelos ao Tejo.  blink

Está mesmo um dia brutal para se andar de moto!!!

[Imagem: AnLABQu.jpg]

[Imagem: Cgb6rSO.jpg]

[Imagem: QKmafvp.png]
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