Que moto escolher?
#31

O te disserem que é melhor começar de baixo não tem de ser necessariamente errado. É bom ir ganhando agilidade e destreza em algo mais pequeno, manobrável e menos potente. Mas com juízo podes começar por algo um pouco mais potente de modo a não sentires vontade de evoluir em tão pouco tempo. Até te podem ter dito tudo isso por genuína preocupação, mas a verdade é que te complicaram a vida e que te vai fazer ter mais gastos e trabalho no futuro.

Não sabia desta complicação que o pessoal falou e sinceramente nem sabia que tendo 27 anos podias tirar carta A2, pensava que só existia pela limitação de idade. Diria que se já tens licença de aprendizagem e foi emitida para A2 não terás muito a fazer, mas ai só quem está no ramo te pode elucidar...
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#32

Eu tive mais medo da 125cc que das outras lol
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#33

(20-11-2017 às 18:21)silveringking Escreveu:  Estou mesmo a ver que me enganaram valente, e o pior é que eu já paguei o valor da carta por inteiro. (...)

Alguma sugestão?

Bem... Foste Fafado!... tong   blink

Eu já era velhinho caquéctico quando me lembrei de ir tirar a carta de mota. Já não sentava o traseiro numa motorizada à mais anos que os que tens de vida. E acrescenta-lhes mais uns 10 para a ultima vez em que tinha andado uns quilómetros seguidos numa bicicleta.  

Mas fui! E depois do exame de Código, quando passei à prática, fartei-me de "levar nas orelhas" do instrutor por tratar a 125cc da instrução inicial tipo bicicleta cor-de-rosa com rodinhas laterais. Assim mesmo, com muito desprezo... Dizia-me ele que depois quando passasse para a "grande", uma XJ600 com mais fita isoladora em cima que qualquer expositor dedicado no Leroy-Merlin, ela ia-me comer vivo. Mas, ao que parece, revelei-me algo indigesto e sobrevivi sem qualquer mordida.  shy

Depois da carta na mão, e ignorando completamente todos os conselhos que estes gajos daqui me deram ainda no antigo fórum, comprei uma motinha com o dobro da cilindrada habitualmente recomendada aos n00b1es.  E que, como velhinho ainda mais caquéctico do que já era na altura, só uso para me sentar em cima e imaginar que vou ao pão. Daqui a 3 meses fará 5 anos desde que a tenho na mão e "apenas" 90 e muitos mil km de idas "imaginárias" ao pão. If U know what I mean... blink  

E agora vai lá dar na cabeça a esse gajos, pá!  mad

PS: Não te esqueças de mencionar que pensas vir a ter pelo menos 12 filhos, 26 netos e 58 bisnetos e não vais deixar nem um ir tirar a carta nessas escolas... devil   troll

[Imagem: wrong-bike.jpg]
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#34

...ou então que conheces o LoneRider do Motonliners.pt.

Vais ver que eles vão logo continuar a insistir na ideia inicial.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#35

Falei com o dono da escola de condução, bem, este comeu me ainda mais que os outros.

Vou explicar, eu tenho duas restrições na minha carta B.

01.01 (óculos)

e

137 (avaliação médica antecipada)

Pronto ao que parece a minha psiquiatra na altura (uma pessoa com quem eu me dei muita mal e por isso que a troquei), lembrou-se de me pôr a restrição 137, que significa que tenho de renovar a carta a cada 10 anos.

Até aqui tudo bem... Mas o velho, o Mário Costa, lembrou-se de me dizer que a restrição 137 também me limita a tirar carta de mota A, apesar de eu ter um atestado, autorização do psiquiatra (sem avaliação médica antecipada, porque até o gajo sabe que a outra se portou mal) e autorização do oculista.

Nenhum dos outros me pegou por isso e nenhum sabia o que caralhos significava o 137, nem eu, agora ele quer que eu vá pedir autorização à DGS e ao IMT, apesar de a licença estar pedida e paga.

Eu nunca mais tiro uma carta na escolas dele.
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#36

Acho isso estranho. Consulta o RHLC, em especial os anexos.
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#37

Ainda se a mota da escola fosse algum portento de potencia...
Eu tenho uma XJ6n na minha, tem 78 cv e já tive alunos que nunca tinham andado de mota e que se adaptaram bem a ela...não é nenhum bicho...não tens experiência, podes ter uma ou duas aulas numa mota mais pequena para começar...é o que eu aconselho a quem vai para a A a zeros...
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#38

A revalidaçao antecipada não tem nada a ver com A ou A2...é apenas revalidaçao antecipada.
O gajo está a tentar ganhar duas categorias a tua pala...eu só aconselho A2 quando existe algum problema de adaptação a mota...aconteceu-me uma vez e foi a escolha certa, a rapariga não se adaptou mesmo a mota e continuou a servir o propósito dela na mesma, já que as motas que ela andava a ver entravam na A2...só lhe cobrei um pedido de licença novo e pronto.
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#39

Mas que grandes voltas... confused
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#40

(20-11-2017 às 21:09)pneves33 Escreveu:  A revalidaçao antecipada não tem nada a ver com A ou A2...é apenas revalidaçao antecipada.
O gajo está a tentar ganhar duas categorias a tua pala...eu só aconselho A2 quando existe algum problema de adaptação a mota...aconteceu-me uma vez e foi a escolha certa, a rapariga não se adaptou mesmo a mota e continuou a servir o propósito dela na mesma, já que as motas que ela andava a ver entravam na A2...só lhe cobrei um pedido de licença novo e pronto.


Eu teimei com o homem, mas tenta dizer a um homem com 90 anos, dono das duas maiores escolas de condução da cidade (com mais referência) e que também foi um dos primeiros e principais instrutores da cidade que está errado e depois diz me alguma coisa, ele só vai lá se lhe espetar com a lei na cara, mas não faço a minima ideia como lhe vou provar isso. Ele diz que eu tenho delicadezas não sei quê, não sei que mais e teima que não posso tirar carta de moto A. Ou seja estão me a comer por lorpa e eu estou indefeso.
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