Que moto escolher?
#21

Jovem, manda pastar a malta da escolha de condução!

Tira já a A. A experiência vais ganhando...
Responder
#22

Concordo com o Piscas.... Teres idade e possibilidade de despachares logo a carta A (podendo escolher e conduzir qualquer moto sem nenhuma limitação), e limitares-te a A2... é o mesmo que teres a gaja deitada na cama, nuínha e disponível à tua espera.... e preferires ir para a casa de banho usar a mão! tong

Eu quando tirei a carta nem sequer havia sub-categorias. Fiz exame numa 250, passei, e se quisesse na hora imediatamente a seguir, podia pegar numa 1100 (houvesse possibilidade para isso bigsmile ).

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#23

(20-11-2017 às 14:18)silveringking Escreveu:  
(20-11-2017 às 12:09)quatropiscas Escreveu:  
(19-11-2017 às 17:31)silveringking Escreveu:  Como eu disse estou a pensar comprar uma Cbf600. Estou a ver aonde poderei comprar porque parece jeitosa.

Aconselho-ate algo maior. Eu tenho aproximadamente a mesma estatura que tu (1,85m, 100kg) e o problema da CBF600 é o espaço para as pernas, ou melhor, a falta dele.  thumbsdown  Em viagens que sejam maiorzinhas, a mota fica muito desconfortável, com direito a cãibras nas coxas. :/ Especialmente de inverno, era raro conseguir andar uma hora seguida sem ter que parar.
Com o teu perfil de utilização, iria para uma mota mais alta, mas com motor pouco nervoso, tipo uma Teneré.

Já agora, se tens 27 anos, porque não tiraste a carta A? É que eu, no teu lugar começava por aí. Aliás, a CBF600 tem bem mais que os 35kW da carta A2.


EDIT:

(20-11-2017 às 00:57)michelfpinto Escreveu:  Acho que vais melhor com a CBF. Vê o que as outras Japonesas tem dentro desse estilo, são boas máquinas todas e costumas ter melhores preços se não for Honda.

Apesar dos meus conselhos da estatura, se te quiseres manter nesta gama, eu recomendaria procurares uma ER6f.

Então em termos de tamanho o que me recomendas que não seja a CBF600? Eu não tiro já a A, porque me foi recomendado pela escola de condução tirar A2 devido à minha falta e experiência. Eu ia logo tirar carta num motão muito grande se tirasse A.

lol lol

Velasquez87
Responder
#24

Eu disse mais de 10 vezes que queria tirar a A, até posso dizer qual foi a escola foi a Fafense. É a escola mais antiga de Fafe, eles começaram com a história de que a mota de A era difícil de manobrar e que tinha poucas lições, mas eles continuaram com a insistência dois dias, aliás quem insistiu mais foi o meu instrutor de carta de B . Eles mandaram uma série de desculpas apesar de eu ter teimado. No final mostraram me 3 motos cada uma maio que a outra e disseram me que eu ia ter de tirar no motao maior e lá me convenceram. Mas foram precisas umas 3 horas para me convencer, eu aceitei porque o dono da escola é o Mário Costa uma figura lendária na condução Fafense, se alguém sabe o que os alunos conseguem ou não são os funcionários dele. É gente com muita experiência. Parece que me enganaram porque sabiam que eu respeito senioridade. Não se esqueçam que eu já tirei carta de carro aqui e fiquei bem servido.
Responder
#25

Whatever, estás a ser embarrilado. Eu cheguei à escola de condução sem nunca ter posto o rabo numa mota. Claro que, nessas circunstâncias, olhava para CBF500 da escola e via um cavalo daqueles dos rodeos americanos. Depois de umas 5 ou 6 lições numa 125, passei para ela pacifica e naturalmente. Portanto, *na minha opinião*, estás a fazer uma má opção. É a minha opinião, a tua difere da minha, mas é o que é. Se ainda fosse como nas cartas pré-2013 em que a passagem da AL (antiga A2) para a AP (antiga A) era meramente administrativa, até acho que poderia fazer algum sentido, pois o custo seria mínimo (após dois anos, fazias um requerimento no IMTT e pagavas uns 20 ou 30€ e voilà, já está). Agora, que implica ir a exame, acho um disparate pegado, que não te vai sair nada barato e ainda por cima, a diferença entre a mota de instrução da A2 e da A é pouca (ou nenhuma, em termos práticos). Além do mais, vai-te limitar imenso a escolha de mota agora. Nem uma CB500 podes comprar.
Responder
#26

Afinal vamos la ver uma coisa? Quem paga é quem manda.

Não há mais escolas em Fafe?
Responder
#27

silveringking, vai lá bater o pé e muda isso se tiveres possibilidade. A sério, eu tirei a carta no ano passado e tive o mesmo receio que tu. Tive 1 aula com a 125 e passei logo para a 500 sem nunca ter andado de mota (tirando scooter). 

Mais vale mudares já isso do que depois andares mais uns meses a gastar dinheiro e a fazer a mesma m*rda. Mesmo que te zangues lá com alguém, ou que mandem uma boca, o que interessa és tu e tu não és diferente dos outros que pegam na mota pela 1ª vez. Comigo a mota tombou uma vez a fazer 8s mas se fosse a 125 também tombava.
Responder
#28

Estou mesmo a ver que me enganaram valente, e o pior é que eu já paguei o valor da carta por inteiro. Sim há mais escolas em Fafe, mas toda a gente da minha familia já tirou ali (ou na Mario Costa que é concorrência mas é do mesmo dono). Sempre me trataram como um filho, eu sempre fui muito bem recebido lá, aliás a primeira vez que tirei carta, eu só podia dar 50 euros por mês porque trabalhava e estudava, e eles deixaram me tirar aos poucos, pude dar as aulas que quis, aliás eles até me deixavam tirar código às 8 da noite que era quando eu chegava da universidade no Porto (ia e vinha de camioneta para o Porto para estudar e ainda tinha aulas de condução ás 8 da noite). Tendo isto tudo em conta. Porque haveriam eles de me roubar assim e porque haveriam eles de me tentar enganar se a minha familia toda tirou lá carta? Eles sabem muito bem que eu nunca os trocaria. Agora estou fodido, a licença já chega amanhã, já está paga e eles passaram me a perna, sinto me enganado, porque eles disseram me que era para o meu bem e que mais valia começar por baixo e não é bem assim.

Alguma sugestão?

Obrigado.
Responder
#29

(20-11-2017 às 18:21)silveringking Escreveu:  Estou mesmo a ver que me enganaram valente, e o pior é que eu já paguei o valor da carta por inteiro. Sim há mais escolas em Fafe, mas toda a gente da minha familia já tirou ali (ou na Mario Costa que é concorrência mas é do mesmo dono). Sempre me trataram como um filho, eu sempre fui muito bem recebido lá, aliás a primeira vez que tirei carta, eu só podia dar 50 euros por mês porque trabalhava e estudava, e eles deixaram me tirar aos poucos, pude dar as aulas que quis, aliás eles até me deixavam tirar código às 8 da noite que era quando eu chegava da universidade no Porto (ia e vinha de camioneta para o Porto para estudar e ainda tinha aulas de condução ás 8 da noite). Tendo isto tudo em conta. Porque haveriam eles de me roubar assim e porque haveriam eles de me tentar enganar se a minha familia toda tirou lá carta? Eles sabem muito bem que eu nunca os trocaria. Agora estou fodido, a licença já chega amanhã, já está paga e eles passaram me a perna, sinto me enganado, porque eles disseram me que era para o meu bem e que mais valia começar por baixo e não é bem assim.

Alguma sugestão?

Obrigado.

O que te sugeriram nao faz qualquer sentido....fala com eles e vê se nao se pode alterar alguma coisa.

[Imagem: images?q=tbn%3AANd9GcT4XLIkYtQDw11iDiKFM...g&usqp=CAU]


Responder
#30

Silveringking... o que a lei estabelece é que para tirares carta A, terás de fazer exame numa moto com potencia superior a 35kw (48cv). Não sei que motos eles te mostraram para te amedrontarem dessa forma, mas efectivamente, uma vulgar Honda CB500 (que é a moto de eleição da grande maioria das escolas) tem 58cv e conduz-se de forma muito fácil... e a par destas também são vulgares as XJ600 e as GS500, que são muito semelhantes.

Depois há outra questão, mas aí já é uma escolha pessoal tua... com a carta A podes escolher aquilo que depois queres comprar e conduzir, e para a qual te sintas mais apto mediante a experiência... tenha mais ou menos que os 35kw estabelecidos como o limite para A2.

Não tirares a carta A, está spura e simplesmente a desperdiçar tempo e dinheiro, e a desculpa da moto ser "areia demais para a tua camionete" é apenas ilusória. Até porque uma moto maior, apesar de andar mais, à priori também tem melhor estabilidade, melhor ciclistíca e melhor travagem.

Agora, a opção e decisão final é sempre tua.

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)