[Primeira mota] Sou maçarico, preciso de ajuda
#1

DONO

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: A
- Altura: 1,72 m
- Peso: 75 Kg
- Idade: 34
- Pendura (S/N): Sim. irei dar algumas voltinhas com a patroa mas a maior da parte da utilização será feita sozinho.
- Será 1ª moto (S/N): Sim

MOTO

- Estilo preferido: minimamente confortável, nada de posições muito agressivas
- Custo (em euro): 4000+- €
- Nova/Usada: Usada

PERCURSO

- Regularidade (diario, semanal, mensal): diário
- Tipo de estrada: Na maioria AE's (A29, A44 e VCI)
- Numero aproximado de KM: 50km diários

RESUMO:

Tenho 34 anos, tenho carta de carro há 15 anos e ando a tirar a carta de mota. Considero-me um condutor atento e ajuízado.
Quando me sentir suficientemente à vontade ,a mota servirá como principal meio de transporte para a deslocação casa-trabalho-casa num percurso total de 50km, grande parte feito em AE(A29-A44-VCI). Também irei dar uma voltinhas com a patroa.
A minha experiência no mundo das motas é praticamente nula, só conduzi mota nas aulas de condução.

A primeira mota servirá como aprendizagem daí não querer gastar mas que 3k 4k €. Quero algo fácil de conduzir e que perdoe alguns erros de maçarico, pensei em motas de 250cc. Depois de alguma pesquisa, os meus olhos viraram-se para a Honda CBR250 mas a única que existe "cá em cima" já tem 50k Km no lombo.
https://www.olx.pt/anuncio/honda-cbr-250...be27b4df5d

Outro opção que vi é uma Inazuma 250. Tem muito menos km's mas julgo que não tem ABS.
https://www.olx.pt/anuncio/honda-cbr-250...be27b4df5d


A protecção aerodinâmica fará muita diferença se estiver a circular a 100KM/h?
Pergunto porque não tenho a noção, provavelmente irei tirar a carta de mota sem andar em AE.


Edit: após as primeiras ajudas do pessoal aqui do fórum, decidi subir o orçamento a rondar os 4000 € para comprar uma maior, esquecendo assim as 250 cc
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#2

Boas.

Bem vindo.

Se procuras algo com protecção aerodinâmica as que propões não serão a melhor opção. E sejamos sinceros, com pendura por vezes vais gostar de ter uma mota mais capacitada ..mesmo em.potencia.

Na casa dos 3/3500 tens algumas diferentes que são mais mota a meu ver..

Vstrom 650
Transalp
Xt600
Cbf500
Bandit S

Todas elas na casa dos 500/600cc mas entregues de forma simpática...

Velasquez87
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#3

Uma v strom por 3500? E preciso mta sorte e se achar ja deve ter 80 mil la metidos! lol
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#4

(02-02-2019 às 15:02)Nfilipe Escreveu:  Uma v strom por 3500? E preciso mta sorte e se achar ja deve ter 80 mil la metidos! lol

É possível NFilipe. Mas acredito que não seja fácil.

Velasquez87
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#5

(02-02-2019 às 14:58)Velasquez87 Escreveu:  Boas.

Bem vindo.

Se procuras algo com protecção aerodinâmica as que propões não serão a melhor opção. E sejamos sinceros, com pendura por vezes vais gostar de ter uma mota mais capacitada ..mesmo em.potencia.

Na casa dos 3/3500 tens algumas diferentes que são mais mota a meu ver..

Vstrom 650
Transalp
Xt600
Cbf500
Bandit S

Todas elas na casa dos 500/600cc mas entregues de forma simpática...


Obrigado pelas sugestões.
Dessa lista gosto do aspecto da V-Strom e da Bandit S.
Em relação à CBF500 não seria melhor CBF600SA por causa da protecção aerodinamica?


Se for para desistir das 250cc e decidir comprar uma mota maior posso subir o orçamento até aos 4000€ +-. Tinha pensado numa 250 porque tenho receio que uma 500 ou 600 sejam demasiado para alguém sem experiência como eu. E o facto de ter 1,72m faz-me querer evitar motas com o assento mais alto.
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#6

Só não recomendo mesmo motas muito altas, como por exemplo GSA.

O resto, que isso não seja um impedimento.

Com o hábito tudo se torna fácil


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#7

O JPedrosa tem uma CBF600 para venda, acho que encaixava que nem uma luva no que pretendes. Fala com ele se quiseres saber detalhes.

Ditadura dos Flocos de Neve
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#8

Para tiradas de AE, nada como uma moto com um mínimo de protecção aerodinâmica. Deste modo, o que te aconselho será sempre algo dentro das carenadas / semi-carenadas.

O exemplo da CBF600SA que o Butters falou acima, é acertado. É uma moto honesta, fiável e polivalente, que se pode revelar uma óptima escola e ao mesmo tempo, para um uso abrangente, desde o dia a dia, passeios pequenos de fim de smeana ou mesmo tiradas e viagens maiores. E terás máquina para uns bons e longos tempos, sem começares a pensar em procurar algo mais possante, quando te comeces a sentir mais à vontade, caso optes por algo com menos cilindrada.

E quem diz a CBF600SA, diz a Bandit650S, a GSXF650 ou a XJ6 Diversion, etc...

[Imagem: QKmafvp.png]
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#9

(02-02-2019 às 20:33)carlos-kb Escreveu:  E quem diz a CBF600SA, diz a Bandit650S, a GSXF650 ou a XJ6 Diversion, etc...

Dessas a que mais me agrada é a CBF600SA.


Ao rondar o mercado dos usados há outra mota que me chama a atenção...a BMW F800ST. É muita fruta para primeira mota?
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#10

(02-02-2019 às 22:51)Rufio Escreveu:  
(02-02-2019 às 20:33)carlos-kb Escreveu:  E quem diz a CBF600SA, diz a Bandit650S, a GSXF650 ou a XJ6 Diversion, etc...

Dessas a que mais me agrada é a CBF600SA.


Ao rondar o mercado dos usados há outra mota que me chama a atenção...a BMW F800ST. É muita fruta para primeira mota?


Não mas é fora de orçamento. Se conseguires esticar...

É uma excelente mota para te acompanhar uns tempos, viagens etc


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