[Primeira mota] Sou maçarico, preciso de ajuda
#1
DONO

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: A
- Altura: 1,72 m
- Peso: 75 Kg
- Idade: 34
- Pendura (S/N): Sim. irei dar algumas voltinhas com a patroa mas a maior da parte da utilização será feita sozinho.
- Será 1ª moto (S/N): Sim

MOTO

- Estilo preferido: minimamente confortável, nada de posições muito agressivas
- Custo (em euro): 4000+- €
- Nova/Usada: Usada

PERCURSO

- Regularidade (diario, semanal, mensal): diário
- Tipo de estrada: Na maioria AE's (A29, A44 e VCI)
- Numero aproximado de KM: 50km diários

RESUMO:

Tenho 34 anos, tenho carta de carro há 15 anos e ando a tirar a carta de mota. Considero-me um condutor atento e ajuízado.
Quando me sentir suficientemente à vontade ,a mota servirá como principal meio de transporte para a deslocação casa-trabalho-casa num percurso total de 50km, grande parte feito em AE(A29-A44-VCI). Também irei dar uma voltinhas com a patroa.
A minha experiência no mundo das motas é praticamente nula, só conduzi mota nas aulas de condução.

A primeira mota servirá como aprendizagem daí não querer gastar mas que 3k 4k €. Quero algo fácil de conduzir e que perdoe alguns erros de maçarico, pensei em motas de 250cc. Depois de alguma pesquisa, os meus olhos viraram-se para a Honda CBR250 mas a única que existe "cá em cima" já tem 50k Km no lombo.
https://www.olx.pt/anuncio/honda-cbr-250...be27b4df5d

Outro opção que vi é uma Inazuma 250. Tem muito menos km's mas julgo que não tem ABS.
https://www.olx.pt/anuncio/honda-cbr-250...be27b4df5d


A protecção aerodinâmica fará muita diferença se estiver a circular a 100KM/h?
Pergunto porque não tenho a noção, provavelmente irei tirar a carta de mota sem andar em AE.


Edit: após as primeiras ajudas do pessoal aqui do fórum, decidi subir o orçamento a rondar os 4000 € para comprar uma maior, esquecendo assim as 250 cc
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#2
Boas.

Bem vindo.

Se procuras algo com protecção aerodinâmica as que propões não serão a melhor opção. E sejamos sinceros, com pendura por vezes vais gostar de ter uma mota mais capacitada ..mesmo em.potencia.

Na casa dos 3/3500 tens algumas diferentes que são mais mota a meu ver..

Vstrom 650
Transalp
Xt600
Cbf500
Bandit S

Todas elas na casa dos 500/600cc mas entregues de forma simpática...
Velasquez87

"Autorizo a meterem-se com piadolas à minha pessoa!! 
Não me responsabilizo a pagar na mesma moeda"



[Imagem: 7Sb26V1.jpg]
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#3
Uma v strom por 3500? E preciso mta sorte e se achar ja deve ter 80 mil la metidos! lol
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#4
(02-02-2019 às 15:02)Nfilipe Escreveu: Uma v strom por 3500? E preciso mta sorte e se achar ja deve ter 80 mil la metidos! lol

É possível NFilipe. Mas acredito que não seja fácil.
Velasquez87

"Autorizo a meterem-se com piadolas à minha pessoa!! 
Não me responsabilizo a pagar na mesma moeda"



[Imagem: 7Sb26V1.jpg]
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#5
(02-02-2019 às 14:58)Velasquez87 Escreveu: Boas.

Bem vindo.

Se procuras algo com protecção aerodinâmica as que propões não serão a melhor opção. E sejamos sinceros, com pendura por vezes vais gostar de ter uma mota mais capacitada ..mesmo em.potencia.

Na casa dos 3/3500 tens algumas diferentes que são mais mota a meu ver..

Vstrom 650
Transalp
Xt600
Cbf500
Bandit S

Todas elas na casa dos 500/600cc mas entregues de forma simpática...


Obrigado pelas sugestões.
Dessa lista gosto do aspecto da V-Strom e da Bandit S.
Em relação à CBF500 não seria melhor CBF600SA por causa da protecção aerodinamica?


Se for para desistir das 250cc e decidir comprar uma mota maior posso subir o orçamento até aos 4000€ +-. Tinha pensado numa 250 porque tenho receio que uma 500 ou 600 sejam demasiado para alguém sem experiência como eu. E o facto de ter 1,72m faz-me querer evitar motas com o assento mais alto.
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#6
Só não recomendo mesmo motas muito altas, como por exemplo GSA.

O resto, que isso não seja um impedimento.

Com o hábito tudo se torna fácil


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#7
O JPedrosa tem uma CBF600 para venda, acho que encaixava que nem uma luva no que pretendes. Fala com ele se quiseres saber detalhes.
Um click de suspensão por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!
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#8
Para tiradas de AE, nada como uma moto com um mínimo de protecção aerodinâmica. Deste modo, o que te aconselho será sempre algo dentro das carenadas / semi-carenadas.

O exemplo da CBF600SA que o Butters falou acima, é acertado. É uma moto honesta, fiável e polivalente, que se pode revelar uma óptima escola e ao mesmo tempo, para um uso abrangente, desde o dia a dia, passeios pequenos de fim de smeana ou mesmo tiradas e viagens maiores. E terás máquina para uns bons e longos tempos, sem começares a pensar em procurar algo mais possante, quando te comeces a sentir mais à vontade, caso optes por algo com menos cilindrada.

E quem diz a CBF600SA, diz a Bandit650S, a GSXF650 ou a XJ6 Diversion, etc...
[Imagem: zX4Kq81.png]

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#9
(02-02-2019 às 20:33)carlos-kb Escreveu: E quem diz a CBF600SA, diz a Bandit650S, a GSXF650 ou a XJ6 Diversion, etc...

Dessas a que mais me agrada é a CBF600SA.


Ao rondar o mercado dos usados há outra mota que me chama a atenção...a BMW F800ST. É muita fruta para primeira mota?
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#10
(02-02-2019 às 22:51)Rufio Escreveu:
(02-02-2019 às 20:33)carlos-kb Escreveu: E quem diz a CBF600SA, diz a Bandit650S, a GSXF650 ou a XJ6 Diversion, etc...

Dessas a que mais me agrada é a CBF600SA.


Ao rondar o mercado dos usados há outra mota que me chama a atenção...a BMW F800ST. É muita fruta para primeira mota?


Não mas é fora de orçamento. Se conseguires esticar...

É uma excelente mota para te acompanhar uns tempos, viagens etc


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