[Primeira mota] Pedido de ajuda
#1

Muito boa tarde a todos. Escrevo dos Açores e precisava muito da vossa opinião nesta matéria. 

DONO 

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: Possuo veículo de ligeiros (B) mas já inscrevi-me na escola para A


- Altura: 1,78m

 
- Peso: 80 Kg


- Idade: 34

 
- Pendura (S/N): S. 1 a 2 vezes por semana.


- Será 1ª moto (S/N): S

MOTO 

- Estilo preferido: Naked
- Custo (em euro): 4000 a 4500
- Nova/Usada: Nova, por questões de fiabilidade e segurança.

PERCURSO 

- Regularidade (diario, semanal, mensal): Diário


- Tipo de estrada: Asfalto, empredado




RESUMO: 

 
Para melhor enquadrar a minha situação, apresento o seguinte texto. As minhas desculpas pela extensão do mesmo.
 
 
Tenho 34 anos, nunca andei de moto e possuo carta de ligeiros desde 2001.

Em criança andava imenso de bicicleta e sonhava um dia poder vir a conduzir motas. No entanto, sou filho de mãe médica e desde cedo relatava-me episódios horrendos de acidentados de motas. Também aconteceu que dois colegas de escola tivessem falecido da mesma forma. Isto tudo, criou algum medo em mim e o sonho de vir a conduzir motas, desvaneceu-se. No entanto, com o passar dos anos, com maior maturidade e melhor compreensão do transito, a chama voltou a acender. Julgo ser o momento oportuno para aprender e completar esse sonho de criança.
 
Como nunca tive experiência com motas, resolvi inscrevi-me na escola de condução. Amigos e familiares criticaram a minha escolha por estar a gastar dinheiro desnecessariamente, quando a carta de ligeiros permite-me conduzir motas até 125cc. Na minha opinião, a segurança não tem preço e se quero aprender, mais vale numa escola do que livremente pelo transito a conduzir pelas primeiras vezes.
 
Dito isto, vem aqui a minha grande questão. Que cilindrada de mota escolher? Tenho lido reviews muito positivas de:
 
- 125cc (Yamanha dt125 e KTM Duke 125);
- 250 cc Suzuki Inozuma 250
- Kawasaki z300.
 
Para minha surpresa, as 125 não são assim tão mais baratas que as 250 ou 300 referidas. Será que vale a pena comprar logo a Inozuma ou z300? Ou é mesmo preferível ir primeiro para as 125 e ir com calma?
 
Peço desculpa pela extensão do texto, mas achei necessário para dar-vos a conhecer o meu perfil e dúvidas.
 
Um grande obrigado a todos, em especial aos que me puderem ajudar. Precisava mesmo de umas dicas de pessoal experiente.
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#2

Das 3 que referes, iria sempre para a Kawasaki. Mas nos Açores, quanto custa essa kawasaki? É que pelo continente ela passa bem dos 5000€.
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#3

Antes que mais, obrigadão Officer, pela resposta. 

O preços que tenho visto têm sido sempre online:

Yamaha Mt 125 :
                 - 4 225 €
                 - c/ABS 4 725 €
KTM Duke 125 :
                  - c/ABS 4 396 €

Kawasaki z300:
                  - 4 970 €
                  - c/ABS 5 395 €

Suzuki Inozuma 250: 
                  - 4.499 €

No entanto, sei que nos stands, a coisa sempre fica mais cara. Pelo menos pela experiência que tenho de carros. Esta semana devo começar a bater os stands na procura de preços e condições de financiamento. 

A minha questão, é, como iniciante e já que irei tirar a carta A, face aos preços, vale a pena considerar as 125 cc?
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#4

não! dar 4000€ por uma nova 125cc, daqui a 1 ano, nem 3000 dao por ela

em pesquisas que fiz ninja300 velocidade maxima 191km/h a cbr500 182km/h

a cbr250 da pelo menos 20km/h a menos que a ninja300

a minha ex ninja250, entrava pelo redline a dentro, as Hondas, estao limitadas, bem antes do redline
se é bom o não as marcas assim o dirão

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#5

Braçade, sejas bem-vindo! blink
Por experiência própria, digo-te que é preferível dares directamente o salto e porquê?
Vais comprar uma mota nova (que nos primeiros tempos sofre uma desvalorização brutal) e6 meses depois - provavelmente - estarás a queres trocá-la por uma mais potente.

Boa sorte com isso! blink

Suzuki SV1000S '04  cool
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#6

tive cbr600 depois vendia, anos depois voltei, comprei cbr125, deixou muito a desejar, mal nas subidas dava 80, resultado passado 3 meses foi ter novo dono
nas subidas que fazia a 200, agora a 80, foi muito muito, mas mesmo doloroso, mesmo!

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#7

Não vale a pena sequer considerar as 125. Considera apenas as 300 no minimo. Podes sempre ver as outras também, como as 500, as 600 e até as 750. Depende do que estejas disposto a gastar na realidade.
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#8

(23-11-2015 às 15:40)7pires Escreveu:  tive cbr600 depois vendia, anos depois voltei, comprei cbr125, deixou muito a desejar, mal nas subidas dava 80, resultado passado 3 meses foi ter novo dono
nas subidas que fazia a 200, agora a 80, foi muito muito, mas mesmo doloroso, mesmo!

Pires a andar a 200? E a gasolina? Não tá cara? E o IUC? E as multas? lol lol lol lol lol lol censored
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#9

em 2005 era tudo bem diferente, ordenado, preço do combustivel

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#10

Deixa-me só dizer-te uma coisa, relativamente a esses modelos que apresentaste, ou similares:

Coitado(a) do(a) pendura que se sentar nisso 1 a 2 vezes por semana... Boa sorte blink

Também sou da opinião que devias apostar numa mota usada para primeira mota, por diversos motivos, os quais, aposto que até tu já deves ter pensado neles.

[Imagem: zD43YvL.jpg]
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