[Primeira mota] Carta A2, primeira mota
#1

Boas, sou novo aqui no fórum mas já tenho lido aqui algumas coisas. Vou tirar a carta A2 em breve e queria saber que mota aconselhavam para fazer pouco mais de 50km diários em Lisboa.

DONO 

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: A2 (já tenho a B/B1 há mais de 2 anos)
- Altura: 185cm
- Peso: 72kg
- Idade: 20
- Pendura (S/N): N
- Será 1ª moto (S/N): S

MOTO 

- Estilo preferido: Off-road e naked
- Custo (em euro): 1800<
- Nova/Usada: Usada

PERCURSO 

- Regularidade (diario, semanal, mensal): Diário
- Tipo de estrada: Autoestrada
- Numero aproximado de KM: Pouco mais de 50km diários

RESUMO: 

Estive a ver, sem perceber nada da coisa, e a Keeway TX 125 parece engraçada e com um preço porreiro, mas o grande problema é que a marca é chinesa e pelo que sei não é muito confiável. De marcas japonesas, só encontro coisas antigas e mais caras. Preciso que alguém com experiência me diga o que faria no meu caso, dado que devo tirar a carta ainda em 2018. Não preciso de grande potência na mota, acho que 125cc chega perfeitamente pelo menos por agora.
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#2

Boas

Diria para não meteres a carroça à frente dos bois, ou seja, primeiro tiras a carta e depois logo vês. 

No entanto com esse orçamento duvido que consigas algo que não precise de alguns mimos e tal €€€

Tenta esticar esse orçamento ali para os 2500€ por exemplo...

Boas curvas

Velasquez87
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#3

Vejo bastantes motas usadas abaixo dos 2000€, não haverá mesmo nada de jeito dentro destes valores? Eu sei, primeiro tenho de tirar a carta, mas queria só ter uma ideia de que tipo de mota procurar.
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#4

(24-09-2018 às 19:21)feedburn Escreveu:  Vejo bastantes motas usadas abaixo dos 2000€, não haverá mesmo nada de jeito dentro destes valores? Eu sei, primeiro tenho de tirar a carta, mas queria só ter uma ideia de que tipo de mota procurar.


Vou dar-te um exemplo

Tenho a minha Suzuki 25kw à venda..e semana passada um Sr veio vê-la...

Ah e tal CB 500 de 99 por 1700€ tem só 20.000kms...
Apeteceu-me perguntar-lhe se tinha 20000 x 10?

Até a mota do Carlos KB uma CB500 foi vendida por ele com 110 mil e apareceu há um ano nos anúncios com bastante menos KMS...

Eu sei que a minha tem 37000, e mesmo assim é apenas um pouco mais cara que algumas que já deram umas voltas ao ponteiro...

Não queiras ser enganado, aceita o que a malta te diz com o intuito de te ajudar.

Podes conseguir uma boa mota por 1500/1800€..mas por norma então todos conseguiríamos e não é tão Linear assim...

Por isso se puderes subir o orçamento vai ser melhor para ti.

Velasquez87
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#5

(24-09-2018 às 18:21)feedburn Escreveu:  Estive a ver, sem perceber nada da coisa, e a Keeway TX 125 parece engraçada (...)

Eu por acaso quando olho para essa mota também me dá vontade de rir...
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#6

Dessa Keeway TX125 as poucas referências que tenho até são favoráveis MAS foram baseadas num teste superado por 2 conhecidos com 2 keeways emprestadas com quase 0kms (TX125 e RKV125) pelo representante da marca em Portugal num evento bem conhecido em Portugal, o Lés-a-Lés.
Ambas superaram o Lés-a-Lés sem avarias mas não me recordo qual delas tinha tendência para provocar umas ligeiras dores no braço pela vibração do motor (monocilindro), acho que a RKV

O problema de algumas chinesas (motos obviamente) é que enquanto na garantia e enquanto novas até podem ser boas mas chegando o final da garantia, pode aparecer algum problema e aí começam as dores de cabeça…mas é uma incógnita, não quero generalizar!
Outras chinesas são as piores, aquelas que mesmo novas te dão umas valentes dores de cabeça… Foge de qualquer Megelli e tenho as minhas suspeitas das Benellis (se bem que muito melhores que as Megellis)
Depois há as raridades chinesas, excelentes, sem avarias, altamente fiáveis e baratíssimas… encontrar?! muito difícil…

O valor de até 1800€ parece um pouco curto face ao mercado especulativo...
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#7

2low, obrigado pela resposta. Estou mais a ver motas desse género face ao que tenho disponível para gastar. Será que vale mais a pena uma mota japonesa de marcas mais conhecidas mas já com uns 15 anos?
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#8

(24-09-2018 às 19:37)Velasquez87 Escreveu:  
(24-09-2018 às 19:21)feedburn Escreveu:  Vejo bastantes motas usadas abaixo dos 2000€, não haverá mesmo nada de jeito dentro destes valores? Eu sei, primeiro tenho de tirar a carta, mas queria só ter uma ideia de que tipo de mota procurar.


Vou dar-te um exemplo

Tenho a minha Suzuki 25kw à venda..e semana passada um Sr veio vê-la...

Ah e tal CB 500 de 99 por 1700€ tem só 20.000kms...
Apeteceu-me perguntar-lhe se tinha 20000 x 10?

Até a mota do Carlos KB uma CB500 foi vendida por ele com 110 mil e apareceu há um ano nos anúncios com bastante menos KMS...

Eu sei que a minha tem 37000, e mesmo assim é apenas um pouco mais cara que algumas que já deram umas voltas ao ponteiro...

Não queiras ser enganado, aceita o que a malta te diz com o intuito de te ajudar.

Podes conseguir uma boa mota por 1500/1800€..mas por norma então todos conseguiríamos e não é tão Linear assim...

Por isso se puderes subir o orçamento vai ser melhor para ti.

Velasquez, aqui tens a contra-resposta para esse tipo de "clientes":


[Imagem: 42213865_1974974989221577_6084893941650423808_n.jpg]

Mas que as pessoas gostam de ser enganadas… lá isso devem gostar!

Feedburn, muitas motos 125cc têm o sensor de velocímetro, não na caixa de velocidades mas como nas bicicletas, um sensor externo ali preso na roda e basta um cadeado de disco desandar um pouco para estragar esse sensor. A malta na garantia vai à oficina e espetam-lhe com um velocímetro novo (kit completo incluindo os tais sensores) e depois a moto vai ficando "mais nova" (menos quilómetros). Vi isso acontecer na minha Megelli, algumas Sym Wolf e provavelmente as Keeway não devem ser muito diferentes.
Isto para dizer que numa qualquer moto a 4tempos não é muito importante ter 20.000km 30.000km ou 40.000km.
Pior é não ter a manutenção adequada, só isso.
As motos 4tempos fazem e ultrapassam os 100.000km com facilidade fazendo as respectivas manutenções.
Um Amigo tinha uma CBR125R (2007) que só a perdeu num acidente sem culpa - o seguro infelizmente deu como perdida… tinha quase 80.000km...
Uma moto japonesa mais antiga, tipo 20.000/30.000/40.000km, bem mantida e com bom aspecto, com design que gostes, será sempre melhor que uma chinoca de 3/4/5/6anos com 15.000/25.000km - onde se nota logo é as ferrugens a aparecer nos discos de travão e outras peças metálicas… nas japónicas isso é mais difícil aparecer… e se acontecer o mais provável é que tenha sido uma moto encostada na rua, talvez perto do mar... por ai…
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#9

Feed pá!

Estás curto de guito!?

Caga no que esses tenrinhos te dizem pá!
Compra a mota que puderes e vai aprendendo com as experiências vividas.

Tirar a carta é o primeiro passo e, não te fiques pela 125 pá!
Compra algo mais espigado pá!

Pensa em grande que a humildade reside em ser grande mas não ser grande coisa!


Slow pá!
Anda cá que eu quero bater-te!

Ferrugem nos discos!?
Estás a querer dizer que, qualquer mota que passe 1 mês parada no inverno é chinesa?
A ferrugem nos discos é fruto da oxidação do metal por este não ter nenhum tratamento contra a corrosão (oxidação). Logo, por tanto, é normal que oxidem!
Eu até continuava mas depois não quero que vás todo pisado para a Serra no dia 5...

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#10

As 125 por serem motas que "toda a gente" pode conduzir podem estar um pouco inflacionadas, especialmente se estiverem em bom estado e forem fiáveis.

Sobe um pouco mais na cilindrada, ganhas algum tempo nas subidas! smile

Até uma GS500 de 96 é melhor que uma 125 de 2018!  bigsmile

Boas curvas! 
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