Porque é difícil aos condutores verem os motociclistas?
#51

Não a acredito que li quase tudo
Sobre o ouvir música na mota, aí da hoje ouvi. Mas tenho de o deixar de fazer, fico todo excitado e abuso algumas vezes.

V
Responder
#52

Boas;
Mais uma bacorada pseudopsicocientífica para justificar as alarvidades que todos os dias se cometem.
Concentrem-se na condução e deixem-se de paneleirices!! censored
Responder
#53

Could pá.

Nunca é demais saber quais são as inercias e comportamento de todos os veículos.
Talvez assim não houvesse tanto erro humano na estrada e que significam uma fatia importante na sinistralidade.

Os veículos que circulam nas estradas estão devidamente homologados e muito se tem feito para melhorar, quer a sua visibilidade, quer o seu campo de visão.
Eu por exemplo, no lado direito da Havalina tenho 4 espelhos, dos quais 3 são convexos, que me permite ter uma visão periférica de boa parte do costado direito da camnete.
Para melhorar a visibilidade as cores, dos veículos e no nosso caso das roupas, capacetes, etc, são importantes.
Mas o factor mais importante é, sem dúvida, o comportamento na estrada.
Se vais de moto pegado a traseira de um carro, olhas para os retrovisores do carro e não vês neles refletido a fronha do seu condutor, sai daí. Estas em ângulo morto e ele não te vê pelos seus retrovisores.
Olhar para os retrovisores dos outros também da para perceber se o condutor vai atento à condução, se já te viu ou se vai distraído com qualquer coisa.
Outra cena é a regulação dos espelhos, que de ser ampla e incidir sobre a esquina do veículo. Dividam o vosso espelho em três barras verticais, sendo que a barra mais chegada a vocês deve ser a única a reflectir o veículo.
Por último esta uma coisa chamada vigilância.
A maioria dos conductores só sabe olhar em frente e mal.
Estar atento ao que se passa na retaguarda também ajuda a evitar accidentes, e muitas das vezes acidentes com motociclos.
Aos motociclistas é importante ser visto, pelo que convém em sítios potencialmente conflictivos evitar cair em ângulos mortos, evitar fazer manobras bruscas ou ir a uma velocidade muito superior à velocidade de circulação.

A cortesía, a boa educação, evitar situações de risco também são meio caminho andado para que te facilitem as manobras e abram caminho.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#54

Comigo os motociclistas são tratados como reis!

Então, na auto-estrada, mal os ouço ou vejo (estou sempre atento ao retrovisor), dou logo passagem para evitar que alguma mota esteja à procura de espaços para ultrapassar e daí saia mau resultado.
Responder
#55

Ah e não se fiem que os condutores à vossa frente façam pisca, porque falemos a verdade muito poucos fazem uso dos piscas e viram à campeão, daí o escape com um bom som, para nos fazermos ouvir.
E sim também faço como o MagJet, assim que vejo um mais apressado a vir, trato de sair da frente, por falar de inventar manobras já vi um a passar do lado esquerdo do carro que ia na via da esquerda.
Responder
#56

Pera aí, mas se ultrapassou pela esquerda, não está bem? Eu sei que com trânsito prefiro ir entre a via da esquerda e a do meio (no caso da estrada ter 3 vias), mas sei que o 'legal' é ir pela esquerda, eu só não vou porque se me apertam na via do meio posso ter escapatória, se me apertam contra o rail lá vou eu.. Além da berma das estradas terem muito mais sujidade..
Responder
#57

Mas a questão é que mota nem abrandou simplesmente viu um espaço e toca a andar, então se o carro já ia na esquerda e a mota
Passa entre o carro e o rail sem sequer avisar achas uma boa ideia, se por ventura o carro se chegasse mais para a esquerda....
Responder
#58

(16-12-2016 às 13:30)GN250 Escreveu:  Mas a questão é que mota nem abrandou simplesmente viu um espaço e toca a andar, então se o carro já ia na esquerda e a mota
Passa entre o carro e o rail sem sequer avisar achas uma boa ideia, se por ventura o carro se chegasse mais para a esquerda....

Já me aconteceu o inverso, ir de mota na faixa da esquerda e um carro ultrapassar com duas rodas na faixa de rodagem e outras duas na berma...foi oor pouco que não ia havendo merd@...
Responder
#59

Katano pa!
Deu uma explicação técnica pela primeira vez neste fórum e nem um quote!?

Vou apagar a minha conta neste fórum pá!

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#60

Ya um cab## num jipe noutro dia ia me fazendo isso, e eu na mota mas vi o gajo a encostar e toca de acelerar
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)