O regresso das Tuareg - 660
#1

Quem se lembra das Tuareg da Aprilia, dos idos anos 90, que existiram em diferentes cilindradas, começando nas 50, 125, 250 e 600? Pois parece que a maxi-trail de genes enduristas está para voltar, aproveitando o novo twin em linha de 660 da RS, que também terá como destino uma nova naked de média cilindrada (Tuono 660). E até já foi "spotted"!

Com as actuais Teneré 700 e Adventure 790 no mercado, ao que se juntarão as prometidas Africa-Twin 790 (?), Ducati Desert X, e ainda esta nova Tuareg 660, o segmento das "aventureiras terrosas" de média cilindrada volta a ganhar importância.

Dá-lhe gás... e pó! thumbsup
_________________________________________________

SPOTTED: Aprilia Tuareg 660 breaks free from its box in new spy snaps

The all-new Aprilia Tuareg 660 adventure motorcycle is spotted in the wild for the first time since its shrouded reveal at the 2019 EICMA show
[Imagem: Screenshot%202019-11-11%20at%2010.52.14.png]

The Aprilia Tuareg 660 has appeared in public for the first time since its mysterious ‘launch’ of sorts during the 2019 EICMA show as the latest model to be spun off from the firm’s new mid-range 660 line.


We didn’t quite have Aprilia down pranksters but it pulled a PR blinder in Milan last year by allowing punters - including us - to drool over the shiny new Aprilia RS 660 sportsbike, while another entirely new model was hiding right in plain sight, so much so it was only really spotted a couple of days into the event.

Hiding in a perspex box shrouded in leaves was the Tuareg, which was only really clocked when you consider it was a bit odd to be decorating a show stand with greenery squeezed into a box.

[Imagem: 118766664-3887141787998379-8588253624194...281%29.jpg]

A closer look revealed in the most tantalising of ways a motorcycle was lurking beneath and it was quickly pieced together we were looking at a return to the ADV arena for Aprilia.

Now, almost a year on, the Tuareg 660 has been spotted out in the wild for the first time by an eagle-eyed photographer in images uploaded to the Aprilia RS 660 World Facebook group.

The snaps don’t reveal much beyond the profile but we can just make out the fresh new family face that will adorn the RS 660 will make it onto a bluff upright front-end, while the profile bears similarities to the Yamaha Tenere 700 it will be directly aiming for.

The Aprilia Tuareg 660 is something of a retro throwback for the Italian firm, with the name recalling its Dakar challenging machines of the 80s and 90s and it gives Aprilia a bold challenger in the growing middle ADV class where the Tenere 700 in particular has garnered impressive success.

The appearance gives us anticipation the Tuareg 660 is close to a formal unveiling, probably alongside the Tuono 660, which was revealed in convincingly production-looking form last year at EICMA too.


[Imagem: nhNacqK.jpg]

(...)

https://www.visordown.com/news/new-bikes/spotted-aprilia-tuareg-660-breaks-free-its-box-new-spy-snaps]FONTE

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#2

Fiabilidade é o que se quer e um motor capaz, previsivelmente mais potente que a Tenere 700...a avaliar pelas specs da RS660 de estrada...
Responder
#3

Muito parecida com a T7. Acho até que gosto mais do aspeto desta Tuareg.

[Imagem: muhz7is.jpg]
Responder
#4

Por acaso tem muito bom aspecto!

Pensava que tinha o mono 660 "proveniente" da Yamaha, mas aparenta ser mesmo o Bi da Aprilia... LIKE! thumbsup

Ricardo - Honda CB500X
[Imagem: latest?cb=20150510093035]
Responder
#5

(02-10-2020 às 09:13)Mr.Ricky Escreveu:  Pensava que tinha o mono 660 "proveniente" da Yamaha, mas aparenta ser mesmo o Bi da Aprilia... LIKE! thumbsup

Tenho ideia que esse 660 que a Yamaha usa(va) era Minarelli, certo?

De qualquer forma, um mono tornaria-a completamente divergente para pior, das suas rivais (basta olhar ás respectivas configurações, em que é tudo bicilindrico). Um mono até poderia beneficiá-la na vertente mais off-road, mas depois acabaria decerto a retirar-lhe prestações no âmbito estradista.

Depois, até no recurso ao novo bi, acaba a ser consensual com as rivais, que também repartem as respectivas unidades motrizes com os segmentos naked e/ou sport.

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#6

Portanto, preferem os "Bis" aos "Monos"?

Eu Bis nunca experimentei, mas Monos infelizmente já experimentei alguns.

Os Triple acabam, como faço estrada, por ficar no "sweet spot" em termos de uniformidade de binário na gama de rpm.

Neste tipo de motos não me parece que a potência seja algo de positivo. Mais potência para a mesma cilindrada (sem doping) significa mais RPMs.

PS: espero não ter ofendido ninguém.
Responder
#7

(02-10-2020 às 09:56)carlos-kb Escreveu:  Depois, até no recurso ao novo bi, acaba a ser consensual com as rivais, que também repartem as respectivas unidades motrizes com os segmentos naked e/ou sport.

Sim o mono aqui, diria que seria um tiro no pé, visto que toda a concorrencia está a apostar nos BI pela sua polivalencia.

Ricardo - Honda CB500X
[Imagem: latest?cb=20150510093035]
Responder
#8

(02-10-2020 às 10:19)pareias Escreveu:  Portanto, preferem os "Bis" aos "Monos"?

Eu Bis nunca experimentei, mas Monos infelizmente já experimentei alguns.

Os Triple acabam, como faço estrada, por ficar no "sweet spot" em termos de uniformidade de binário na gama de rpm.

Neste tipo de motos não me parece que a potência seja algo de positivo. Mais potência para a mesma cilindrada (sem doping) significa mais RPMs.

Tens uns bi porreirinhosm nomeadamente em linha (sem incluir os amados boxer)...têm sempre a sua dose de brusquidão e quanto maior a cilindrada maior a entrega.
Tens a nova duke 890R com qualquer coisa como 121cv às 9mil e kk coisa rpm...com 166kg a seco... e uns respeitosos 100nm perto das 8mil rpm já deve deixar algumas das tri que gostas a coçar a cabeça...
Responder
#9

(02-10-2020 às 10:19)pareias Escreveu:  Portanto, preferem os "Bis" aos "Monos"?

Nunca fui fã de monos... apesar de reconhecer a sua valência em motos 100% off-road.

Mas por exemplo, no mesmo segmento de cilindrada, tens a tuga AJP PR7, monocilíndrica, mas perfeitamente capaz de fazer uma "perninha" em asfalto (até existe uma variante pseudo-tourer, com "latas").

[Imagem: dqeBtBb.jpg]).

(02-10-2020 às 10:19)pareias Escreveu:  Os Triple acabam, como faço estrada, por ficar no "sweet spot" em termos de uniformidade de binário na gama de rpm.

Mas tens, apesar de já ser num nív€l acima destas "seicentos e picos", ainda que também num mesmo conceito, a Tiger 900 Rally, com os 3 canecos da praxe.

[Imagem: ENHy3y9.png]

(02-10-2020 às 10:19)pareias Escreveu:  Neste tipo de motos não me parece que a potência seja algo de positivo. Mais potência para a mesma cilindrada (sem doping) significa mais RPMs.

Para estrada, precisas dessa potência. E os twin acabam a estar nessa desejada ambivalência entre terra e asfalto.

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#10

Sim o 660 da yamaha era feito pela Minarelli, como o 125 4T da yamaha.
O uso de Mono aqui seria até "bem" pensado para uma mota direcionada para o mato, mas acaba por se usar os Bi porque a maior parte da malta que compra estas motas usa as mesmas em estrada ou para ir ao café com a malas a fingir que foi ao tibete.
Caso a Aprillia use o seu motor 660, boa sorte pare eles com a fiabilidade. Para além que vão ter vendas residuais, mesmo que a mota faça mais 10/20cv que a Teneré. O ponte forte para eles "ganharem" seria apresentarem uma mota com 180kgs WET ou suspensão de topo, mas pela foto não vejo nada disso a acontecer.
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)