Novas 300cc/400cc - Boas alternativas, ou brinquedos para teenagers com pais ricos?
#1

O segmento das 300/400cc está ao rubro.

Todas as grandes marcas apresentam os seus modelos com tecnologias do mais recente que há, com looks bastante interessantes, desde "verdadeiras" desportivas com a Yamha R3 e KTM RC390, às advetures-qualquercoisa como BMW G 310GS, passando pelas naked como a Duke 390 e Honda CB300R, pelas scrambler como a Ducati Scrambler Sixty2 e indo até às superstylish Husqvarna Vitpilen 401.

Claro que toda esta oferta não se vende ao preço da chuva e nenhuma delas fica abaixo dos 5.500€.


Pergunto: quão boas são estes novos modelos deste segmento? Valem o preço que custam, ou não passam de brinquedos caros para quem está impossibilidade de comprar as típicas 600cc/750cc?

Por um lado continuamos a falar de motos de 40cv com pneus de biciclete. Por outro lado são leves e bastante evoluídas tecnologicamente, com consumos interessantíssimos.

Eu nunca conduzi nenhuma.

Que acham?
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#2

Uma boa m......

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#3

"...pneus de biciclete" 
isso é cá um preconceito...

uma ninjinha 250cc com esses pneus envergonha as ninjas mais crescidas nas curvas (excepto curvas rápidas) perdendo obviamente as acelerações e velocidade de topo após as curvas. [maneabilidade/peso] 

os pneus são estudados e adequados pelos engenheiros a cada modelo e por vezes alterar esses parâmetros pode não se ganhar nada ou mesmo piorar...

depois há que te lembrares que compras um brinquedozinho destes e muito rapidamente vais querer subir de cilindrada e que uma coisa é comprares uma r3/rc390/cbr300r e outra coisa é comprares a "mini bmw", talvez consigas manter mais tempo esta "mini bmw"  ...

a sugestão que faço é:
-compra uma usada (começa com naked) 
-ganha primeiro (muita) experiência 
-quando subires de cilindrada e te sentires confortável no patamar então compra uma nova com paitrocinio...

e também podes dar o devido desconto ao que aqui escrevi, geralmente gosto de "amandar bujardas" ahahah
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#4

Toda a gente aqui aprendeu a andar de moto com 12 anos (ou menos) numa 600cc (ou superior)...
Obviamente que este segmento não faz qualquer sentido!
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#5

(30-04-2018 às 14:04)2low Escreveu:  "...pneus de biciclete" 
isso é cá um preconceito...

uma ninjinha 250cc com esses pneus envergonha as ninjas mais crescidas nas curvas (excepto curvas rápidas) perdendo obviamente as acelerações e velocidade de topo após as curvas. [maneabilidade/peso] 

os pneus são estudados e adequados pelos engenheiros a cada modelo e por vezes alterar esses parâmetros pode não se ganhar nada ou mesmo piorar...

depois há que te lembrares que compras um brinquedozinho destes e muito rapidamente vais querer subir de cilindrada e que uma coisa é comprares uma r3/rc390/cbr300r e outra coisa é comprares a "mini bmw", talvez consigas manter mais tempo esta "mini bmw"  ...

a sugestão que faço é:
-compra uma usada (começa com naked) 
-ganha primeiro (muita) experiência 
-quando subires de cilindrada e te sentires confortável no patamar então compra uma nova com paitrocinio...

e também podes dar o devido desconto ao que aqui escrevi, geralmente gosto de "amandar bujardas" ahahah


Posso ter dado a entender que ainda não tenho moto, mas se o fiz foi sem intenção.
Tenho uma Fz6.

Criei este tópico porque realmente acho algumas destas novas motos muito interessantes, como por exemplo a KTM Duke 390, mas como nunca andei em nenhuma moto deste segmento, não me sinto capaz de avaliar o seu devido valor.
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#6

(30-04-2018 às 15:08)dfelix Escreveu:  Toda a gente aqui aprendeu a andar de moto com 12 anos (ou menos) numa 600cc (ou superior)...
Obviamente que este segmento não faz qualquer sentido!


Pergunta séria, o segmento das 300/400cc é um segmento de passagem/aprendizagem, ou qualquer um podia vender a sua 600cc do dia a dia e passar para uma destas sem se sentir defraudado?

Que os consumos são convidativos, tal como o IUC, eu não tenho dúvidas. Mas e o resto?
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#7

Ninja com pneus de bicicleta?

[Imagem: dbZ2lEg.jpg]


Ainda assim queria só referir que o Vindaloo é a pessoa indicada  para opinar sobre esta categoria de cilindrada... shy

Velasquez87
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#8

(30-04-2018 às 23:23)Velasquez87 Escreveu:  Ninja com pneus de bicicleta?

[Imagem: dbZ2lEg.jpg]


Ainda assim queria só referir que o Vindaloo é a pessoa indicada  para opinar sobre esta categoria de cilindrada... shy

lol beer
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#9

(30-04-2018 às 22:59)Almareado Escreveu:  
(30-04-2018 às 15:08)dfelix Escreveu:  Toda a gente aqui aprendeu a andar de moto com 12 anos (ou menos) numa 600cc (ou superior)...
Obviamente que este segmento não faz qualquer sentido!


Pergunta séria, o segmento das 300/400cc é um segmento de passagem/aprendizagem, ou qualquer um podia vender a sua 600cc do dia a dia e passar para uma destas sem se sentir defraudado?

Que os consumos são convidativos, tal como o IUC, eu não tenho dúvidas. Mas  e o resto?

300/400cc são motos limitadas e que apenas abrem o apetite...
[se bem que uma pessoa diverte-se bastante explorando o máximo dela... coisa que raramente se consegue com uma de >600cc]

não estou a ver alguém fazer um dowwngrade de 600cc para 300/400cc mas já vi alguns "idosos" a deixarem os 1800cc e fazer downgrade para 500/700cc mas isso tem a sua logica: nem todos conseguem manobrar mais de 250kg a partir de determinada idade...

se uma pessoa tiver duas motos, pode ter alguma logica ter uma mais potente para a adrenalina e outra tipo 125/250 para uso dia a dia (geralmente scooters)

se Portugal tivesse as condições do norte da europa, uma pessoa ia subindo gradualmente de cilindrada tal como fazem com as casas que alugam...
só cá é que a malta a comprar uma casa, tem de ser logo um T3/T4 mesmo quando ainda apenas são dois no "agregado familiar"...
é um facto, este lado cultural tuga... afinal de contas o dinheiro não é o mesmo do norte da europa...
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#10

Sinceramente continuo a achar que iniciar numa 600 ou superior não é problema nenhum, desde que se tenha noçao proprias limitaçoes.
No maximo poderá ser uma questão de maturidade, isto porque não ha volta a dar, quando temos 20 anos corremos mais riscos achando que somos invenciveis.
Acho que o titulo diz tudo. Podem ser motos exelentes mas para quem terá poder de compra para trocar passado algum tempo

Pvale
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