Nova Moto após 16 anos !!
#1

Boas a todos,

Primeiro, o meu obrigado por me aceitarem neste fórum!
Depois vem o tal pedido de ajuda para decidir que moto devo adquirir.
Resumidamente, tenho 50 anos e 1,69cm.
Comecei com 16 anos com uma Zundapinha de 2 velocidades que em menos de um mês já tinha quase de tudo menos o que de origem trazia....
Depois comprei uma DT 125 das primeiras (a minha era vermelha), só tinha azul e vermelha e custavam 227 contos de rei novas...
Seguiu se uma XT 350 e mais tarde já com 33 anos uma R6 que pouco durou com um despiste que para mim felizmente não acarretou problemas físicos para além do susto, umas "queimaduras" e uns bons euros pelo bolso fora!!
Durante esse percurso participei em alguns passeios turísticos (RAIDS) na zona Norte. Bons tempos esses!!
Agora, e porque o "bichinho" não desaparece e teima mesmo, estou decidido a voltar a "rolar" em duas rodinhas.
Estou disposto a gastar 8K (material de proteção incluído) e tenho visto algumas lindonas de meu agrado!! A saber:
BMW GS 1150 (usada, claro);
BMW GS 1200 (usada...);
BMW G 310 GS (nova), ........ já lá vamos;
Honda NC 700? (usada...);

Mora ali uma 300, porque estão com um preço/campanha muito apetecível!!
Se alguém tem alguma, agradecia informações sobre a mesma.
Os percursos serão quase sempre diários em estradas nacionais, municipais e algumas incursões em estradões de terra, sem grandes habilidades (até voltar a ter confiança para voos mais altos).
Penso que o motor 310cc não me vai deixar andar muito tempo/Km em autoestrada, e também tenho como objetivo começar a participar em passeios mais longos (Nº2, Portugal Lés-a-Lés, uns belos fins de semana, umas férias sem destino com alguma carga...), a sim que a situação pandémica o permita.

Grato pela atenção
PauloL
Responder
#2

É pá, a 300 é muito limitada para estrada... É uma citadina que dá para umas coisitas mais. Ainda mais a BMW que é parca em potência. Para manter velocidades de autoestrada vê-se à nora. A NC se for para grandes viagens com malas e pendura talvez se torne incomoda e se comece a queixar. Mas faz tudo.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk
Responder
#3

Bem vindo Paulo. V

Peço desde já desculpa antecipada pelo que vou dizer, mas... pensa mais um pouco no assunto e evita o cliché.

Entre uma G310, uma NC e uma GS vai uma grande distância. E creio que estás a pensar em todas elas pelos motivos errados:

Uma G310 vai ser curta se, como referes, queres fazer viagens. Não considero que a BMW seja "parca em potência" (nem sei o que isso significa... será que a potência das BMW se mede em póneis em vez de cavalos?). A G310 fará o que uma mota desse segmento é suposto fazer, pelo que no que diz respeito a velocidade de ponta, p.ex., não deve ultrapassar os 140/150 kms/h.

Uma GS 1100, 1150, 1200 ou 1250 é capaz de ser um mamute pesado para um gajo como tu. Tens a mesma altura que eu e lembro-me sempre da altura em que achei que queria comprar uma... pedi uma edição "Adventure" emprestada a um amigo e meti-me com ela nuns estradões corta-fogo na zona de Oleiros. Rapidamente me senti um anão e esqueci a mota naquele mesmo instante.

Uma NC é um pãozinho sem sal que não te dará grande chatice mas também não te dará grandes emoções. Se efetivamente te decidires a voltar a ter mota (e não abrires os olhos para outras opções à tua volta), provavelmente é aquela que vais comprar. É mansa o suficiente para quem não rola há uns anos, é económica, tem um "met-in", é fiável, blá blá blá... Se a comprares, que corra tudo bem e seja aquilo que desejas. Vai-te levar onde tu quiseres, não tenho qualquer dúvida. Eu pessoalmente não consigo gostar.

O meu ponto é que... há mais marias na terra, e tu acabaste por te apresentar subscrevendo um dos clichés que se vê hoje em dia no motociclismo em Portugal. Gajos que querem uma GS para andar com malas de alumínio que mais parecem cadernetas de "tóclantes" (entre os quais se incluem várias edições do lés-a-lés) a subir passeios na cidade, mas que acabam por comprar uma NC ou TRK porque sai mais barato e tem (quase) o mesmo aspeto. Entretanto (e talvez porque gastem o orçamento em acessórios inúteis e equipamento dispensável), acabam por não fazer os milhões de kms de viagens que tinham planeado.

Desculpa se o meu tom parece demasiado crítico, mas bebi um cálice de aguardente velha a mais do que é costume a seguir ao jantar e... saiu-me assim. devil

Acredita que continuas a ser mais que bem vindo. Totalmente disponível para discutir outras opções que eventualmente decidas avaliar... V
Responder
#4

(11-04-2021 às 22:31)marco.clara Escreveu:  Bem vindo Paulo. V

Peço desde já desculpa antecipada pelo que vou dizer, mas... pensa mais um pouco no assunto e evita o cliché.

Entre uma G310, uma NC e uma GS vai uma grande distância. E creio que estás a pensar em todas elas pelos motivos errados:

Uma G310 vai ser curta se, como referes, queres fazer viagens. Não considero que a BMW seja "parca em potência" (nem sei o que isso significa... será que a potência das BMW se mede em póneis em vez de cavalos?). A G310 fará o que uma mota desse segmento é suposto fazer, pelo que no que diz respeito a velocidade de ponta, p.ex., não deve ultrapassar os 140/150 kms/h.

Uma GS 1100, 1150, 1200 ou 1250 é capaz de ser um mamute pesado para um gajo como tu. Tens a mesma altura que eu e lembro-me sempre da altura em que achei que queria comprar uma... pedi uma edição "Adventure" emprestada a um amigo e meti-me com ela nuns estradões corta-fogo na zona de Oleiros. Rapidamente me senti um anão e esqueci a mota naquele mesmo instante.

Uma NC é um pãozinho sem sal que não te dará grande chatice mas também não te dará grandes emoções. Se efetivamente te decidires a voltar a ter mota (e não abrires os olhos para outras opções à tua volta), provavelmente é aquela que vais comprar. É mansa o suficiente para quem não rola há uns anos, é económica, tem um "met-in", é fiável, blá blá blá... Se a comprares, que corra tudo bem e seja aquilo que desejas. Vai-te levar onde tu quiseres, não tenho qualquer dúvida. Eu pessoalmente não consigo gostar.

O meu ponto é que... há mais marias na terra, e tu acabaste por te apresentar subscrevendo um dos clichés que se vê hoje em dia no motociclismo em Portugal. Gajos que querem uma GS para andar com malas de alumínio que mais parecem cadernetas de "tóclantes" (entre os quais se incluem várias edições do lés-a-lés) a subir passeios na cidade, mas que acabam por comprar uma NC ou TRK porque sai mais barato e tem (quase) o mesmo aspeto. Entretanto (e talvez porque gastem o orçamento em acessórios inúteis e equipamento dispensável), acabam por não fazer os milhões de kms de viagens que tinham planeado.

Desculpa se o meu tom parece demasiado crítico, mas bebi um cálice de aguardente velha a mais do que é costume a seguir ao jantar e... saiu-me assim. devil

Acredita que continuas a ser mais que bem vindo. Totalmente disponível para discutir outras opções que eventualmente decidas avaliar... V

Boa noite Marco, por este motivo e depois de ver/ler um sem "números" de criticas a tudo o que rola, decidi me a pedir ajuda!!
Estou completamente desatualizado, embora de quando em quando lá arranco (sem deixar ir abaixo) uma ou outra mota!!

Concordo que a NC (já fiz teste), é "arrastona" e certo que em meia dúzia de voltas será para vender;

A 310, seria mesmo pelo apetecível convite económico;
Também é certo que não posso querer sol na eira e chuva no nabal ao mesmo tempo.....

A TRK!?
A VStorm!?

Estou baralhado e ajudem-me sff
Obrigado smile
Responder
#5

Viva. Se calhar a royal enfield himalayan é a que queres. É feiosa mas, como todas as feiosas, depois de uns copos...

edit: esquece, não li tudo o que tinhas escrito.

O que tu queres é  uma Versys 650 smile A parte da feiosa mantém-se.
Responder
#6

(11-04-2021 às 21:01)Bal4av Escreveu:  É pá, a 300 é muito limitada para estrada... É uma citadina que dá para umas coisitas mais. Ainda mais a BMW que é parca em potência. Para manter velocidades de autoestrada vê-se à nora. A NC se for para grandes viagens com malas e pendura talvez se torne incomoda e se comece a queixar. Mas faz tudo.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

Boas,

Antes demais obrigado pela partilha!!
Como também já respondi ao Marco, e em teste que já fiz com uma NC, achei que era muito "pastelona" e certo que me iria encher rápido!!

A GS 310, seria mesmo pelo convite económico e não pensar em aventuras de médio/longo alcance;

As outras eu gosto, mas os meus 1,69cm limitam-me um pouco!!

Mas que raios, elas são praticamente todas da mesma altura e com o mesmo peso!!!!

Será que não há uma mota indicada para um gajo com 1,69cm dar umas belas voltas mundo fora!?

Obrigado smile
Responder
#7

(11-04-2021 às 22:57)gonzas Escreveu:  Viva. Se calhar a royal enfield himalayan é a que queres. É feiosa mas, como todas as feiosas, depois de uns copos...

edit: esquece, não li tudo o que tinhas escrito.

O que tu queres é  uma Versys 650 smile A parte da feiosa mantém-se.

Boas,

Lá terei que alargar os horizontes e saber dessa Kawasaki!!

Essa Royal Enfield...... parece me muito a antiga casal 125cc ... Perdoem me o reparo (não guardo grande imagem dela)!!

Obrigado smile
Responder
#8

(11-04-2021 às 23:54)PauloL Escreveu:  
(11-04-2021 às 22:57)gonzas Escreveu:  Viva. Se calhar a royal enfield himalayan é a que queres. É feiosa mas, como todas as feiosas, depois de uns copos...

edit: esquece, não li tudo o que tinhas escrito.

O que tu queres é  uma Versys 650 smile A parte da feiosa mantém-se.

Boas,

Lá terei que alargar os horizontes e saber dessa Kawasaki!!

Essa Royal Enfield...... parece me muito a antiga casal 125cc ... Perdoem me o reparo (não guardo grande imagem dela)!!

Obrigado smile

A Casal era bem mais bonita, acredita! devil

Queres voltar ao mundo das motas?

Primeiro acho que tens que defenir o que queres.

O que se vê por aí são sobretudo aparências...

Tenta ser tu mesmo, define um orçamento e establece uns mínimos.

Eu talvez comprasse uma mota usada, uma Versis ou uma Transalp para ir curtindo até ter uma noção real do que realmente queres.

Como enumeraste BMW eu procurava uma F800 (por exemplo), uma R ou ST que são motos que a nível de aquisição podem ser mais económicas...

Talvez não gastes o teu orçamento, continuas a poupar para aquela que te aumentar as pulsações e vais andando por aí a curtir.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#9

(12-04-2021 às 10:08)LoneRider Escreveu:  
(11-04-2021 às 23:54)PauloL Escreveu:  
(11-04-2021 às 22:57)gonzas Escreveu:  Viva. Se calhar a royal enfield himalayan é a que queres. É feiosa mas, como todas as feiosas, depois de uns copos...

edit: esquece, não li tudo o que tinhas escrito.

O que tu queres é  uma Versys 650 smile A parte da feiosa mantém-se.

Boas,

Lá terei que alargar os horizontes e saber dessa Kawasaki!!

Essa Royal Enfield...... parece me muito a antiga casal 125cc ... Perdoem me o reparo (não guardo grande imagem dela)!!

Obrigado smile

A Casal era bem mais bonita, acredita! devil

Queres voltar ao mundo das motas?

Primeiro acho que tens que defenir o que queres.

O que se vê por aí são sobretudo aparências...

Tenta ser tu mesmo, define um orçamento e establece uns mínimos.

Eu talvez comprasse uma mota usada, uma Versis ou uma Transalp para ir curtindo até ter uma noção real do que realmente queres.

Como enumeraste BMW eu procurava uma F800 (por exemplo), uma R ou ST que são motos que a nível de aquisição podem ser mais económicas...

Talvez não gastes o teu orçamento, continuas a poupar para aquela que te aumentar as pulsações e vais andando por aí a curtir.

Hehehehe

Boas,

Decerto vai ser por aí!!

Vou ver algumas dentro de modelos que gosto de cilindrada média, nem que tenham mais umas primaveras...  think

Excluo as desportivas que não estou para andar em corridas!!

Obrigado smile
Responder
#10

(12-04-2021 às 12:13)PauloL Escreveu:  
(12-04-2021 às 10:08)LoneRider Escreveu:  
(11-04-2021 às 23:54)PauloL Escreveu:  Boas,

Lá terei que alargar os horizontes e saber dessa Kawasaki!!

Essa Royal Enfield...... parece me muito a antiga casal 125cc ... Perdoem me o reparo (não guardo grande imagem dela)!!

Obrigado smile

A Casal era bem mais bonita, acredita! devil

Queres voltar ao mundo das motas?

Primeiro acho que tens que defenir o que queres.

O que se vê por aí são sobretudo aparências...

Tenta ser tu mesmo, define um orçamento e establece uns mínimos.

Eu talvez comprasse uma mota usada, uma Versis ou uma Transalp para ir curtindo até ter uma noção real do que realmente queres.

Como enumeraste BMW eu procurava uma F800 (por exemplo), uma R ou ST que são motos que a nível de aquisição podem ser mais económicas...

Talvez não gastes o teu orçamento, continuas a poupar para aquela que te aumentar as pulsações e vais andando por aí a curtir.

Hehehehe

Boas,

Decerto vai ser por aí!!

Vou ver algumas dentro de modelos que gosto de cilindrada média, nem que tenham mais umas primaveras...  think

Excluo as desportivas que não estou para andar em corridas!!

Obrigado smile

As TRK são assim muito "fraquinhas"?  think
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)