Nova CB1000R
#41

(23-10-2017 às 14:43)carlos-kb Escreveu:  
(23-10-2017 às 14:26)michelfpinto Escreveu:  Não digo o contrário. Depende de mota para mota, e se na mesma mota o ser hidráulico tem essa vantagem também, não faz com que invariavelmente seja menos duro que um por cabo.

Michel.... em quantas motos com a mesma embraiagem conseguiste experimentar com e sem comando hidráulico, para chegar a essa conclusão?

Por norma, uma moto que tem comando hidráulico, é porque certamente acharam que é o mais apto... em detrimento do recurso a um sistema mecânico que iria tornar penoso o manobramento da dita embraiagem, seja pelo comprimento do cabo, maior atrito do mesmo na bicha e até um prato de embraiagem mais "pesado / duro" de accionar.

Não andei a experimentar um lote de N motas iguais obviamente! lol lol

E em nada do que disse contrapõe o que dizes. Nem ponho em questão os pontos positivos de uma embraiagem hidráulica. A única questão que levantei e que quero reforçar é que ser embraiagem hidráulica só por si não garante que seja menos dura que qualquer embraiagem por cabo que exista.

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer
Responder
#42

(23-10-2017 às 14:47)michelfpinto Escreveu:  A única questão que levantei e que quero reforçar é que ser embraiagem hidráulica só por si não garante que seja menos dura que qualquer embraiagem por cabo que exista.

Em motos diferentes, com pratos de embraiagem diferentes, não garante.

Na mesmo moto, com a mesma embraiagem em que se optou por um comando hidráulico, certamente que sim, que garante.

E já nem vou entrar no campo da fadiga de ambos os sistemas, em uso intenso.

Mas tens um bom paralelo.... a travagem. Apesar de existirem sistemas de travagem mecânicos, praticamente não são usados (exceptuando em alguns casos os ainda obsoletos tambores em motos). Seja pela sua eficácia, como dificuldade de manobramento.

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#43

Mas afinal ela trava ou abranda? dead

É que o meu pai teve um DATSUN 1200. Aquilo de origem abrandava.....mas dps instalou-se um servo-freio e passou travar.

(não me lembrei de nenhuma tirada mais estupida entretanto)
Responder
#44

(23-10-2017 às 15:01)carlos-kb Escreveu:  
(23-10-2017 às 14:47)michelfpinto Escreveu:  A única questão que levantei e que quero reforçar é que ser embraiagem hidráulica só por si não garante que seja menos dura que qualquer embraiagem por cabo que exista.

Em motos diferentes, com pratos de embraiagem diferentes, não garante.

Foi a única coisa que comentei e frisei, logo estamos em acordo! blink

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer
Responder
#45

Resume-se ao marketing...

Prefiro sem sombra de dúvidas o cabo...

Até porqueja por cabo ou hidraulico, o accionamento é sempre mecanico.

[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder
#46

(24-10-2017 às 00:39)nelsonajm Escreveu:  Resume-se ao marketing...

Marketing? Nunca vi nenhuma moto vender bem porque usou como argumento publicitário ter embraiagem hidráulica.
Aliás, nem nunca vi sequer o tipo de comando da embraiagem ser argumento de marketing.

(24-10-2017 às 00:39)nelsonajm Escreveu:  Prefiro sem sombra de dúvidas o cabo...

No meu caso.... branco ou tinto? Cheio!!! bigsmile
Até porque como em tudo... ambos os sistemas têm vantagens e desvantagens.

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#47

(23-10-2017 às 12:34)michelfpinto Escreveu:  
(23-10-2017 às 12:25)carlos-kb Escreveu:  
(23-10-2017 às 12:08)Rod Escreveu:  E?? Não há razão para ser uma coisa imprescindível...

Não é imprescindível.
A embraiagem hidráulica, tem como grande vantagem o não partir cabos e ser um pouco menos dura, especialmente em motores grandes aonde o accionamento da embraiagem seja mais pesado ou que obrigue a um cabo de grande curso.

Nem sempre... Já andei com motas que tendo embraiagem hidráulica eram bem mais duras que motas com cabo. blink

E sim, para mim isto é uma não questão. Para mim é irrelevante se é uma ou outra.

A Aprilia SL1000 (Falco) tinha embraiagem hidráulica e Deus me livre aquilo era duro como cornos.

Em caso de dúvida, acelere...
Responder
#48

Epa.... todas as motos que tive tinham comando de embraiagem por cabo. A VFR 1200, pelo contrário, tem comando hidráulico.
Não é nem mais nem menos "dura" que as outras que tive... Mas acredito que se optaram em específico, por um sistema hidráulico, é porque terá a sua razão.

Ainda que a embraiagem da VFR1200 se distinga, não pelo seu comando, mas sim por ser do tipo deslizante, que impede comportamentos inesperados na roda traseira em determinadas circunstâncias. smile

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#49

Marketing...pode ser o maior trambolho que alguma vez se tenha fabricado...no entanto o marketing consegue fazer com que se compre... Seja pelo tipo de embraigem, tipo de pneu, cir do fumo que sai pelo escape, ou da forma elegante como se esbardalha na altura de ir ao tapete...

[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder
#50

O que acho é (e o cerne da questão).... uma CB1000R sem monobraço? Dahhhhh... Não pode!!!! what

Aliás.... de uma maneira geral.... Motos sem monobraço??? Coisa mais obsoleta!!! bigsmile lol devil

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder




Utilizadores a ver este tópico: