Mudanças a martelo
#1

Boas malta.

Uma opinião/ajuda:
A frio as mudanças da XJ entram na boa sem stress, mas assim que a moto aquece começam a entrar a martelo e até com alguma força.
Isto deverá ser apenas afinação de cabo de embraiagam, ou será algo mais internamente?
Relembro que piora quando a moto aquece...até pra encontrar o ponto morto é um sacrificio depois...

[Imagem: Io6W8QU.jpg]
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#2

Boas,

Na minha não sinto que seja necessário fazer muita força ou que as mudanças entrem a martelo, mas tenho a mesma dificuldade em encontrar o ponto morto com a mota quente.
Podes ver aqui a minha pergunta e as respostas que se seguiram. Parece que é feitio e não defeito.
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#3

Trocaste o óleo recentemente? Na minha BN125 também começa a acontecer isso com o envelhecimento do óleo. Muda o óleo e vê se ajuda.
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#4

este tópico me interessa bastante.
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#5

É o óleo. Ou a falta dele.
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#6

Ui... a minha xt fazia isso, provavelmente tens o cesto da embraiagem danificado e só lá vai trocando o cesto mas recomendo que vejas a afinação da manete da embraiagem, se tiveres muita folga não consegues meter o ponto morto! Outra coisa poderia ser o oleo mas duvido um pouco... se entra bem a frio e a quente é o que é, era igual na minha xt. Era uma merda de tal maneira que antes de parar a mota tinha que procurar o neutro em andamento, com o motor bem quente só assim e é quando conseguia, outra maneira é com ela parada e com a embraiagem apertada, das uma aceleradelas, sobes bem a rotação e procuras o neutro.
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#7

Experimenta usar um óleo diferente (de preferência melhor), por norma se é a quente é porque o óleo altera com a temperatura, assim como a dilatação dos metais.
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#8

(31-07-2019 às 23:35)Nfilipe Escreveu:  Ui... a minha xt fazia isso, provavelmente tens o cesto da embraiagem danificado e só lá vai trocando o cesto mas recomendo que vejas a afinação da manete da embraiagem, se tiveres muita folga não consegues meter o ponto morto! Outra coisa poderia ser o oleo mas duvido um pouco... se entra bem a frio e a quente é o que é, era igual na minha xt. Era uma merda de tal maneira que antes de parar a mota tinha que procurar o neutro em andamento, com o motor bem quente só assim e é quando conseguia, outra maneira é com ela parada e com a embraiagem apertada, das uma aceleradelas, sobes bem a rotação e procuras o neutro.

Ou seja... entre bem a frio, fica mais "dura" a quente e deduzes que o problema é na manete da embraiagem ou o cesto da embraiagem? wtf

Eu não percebo muito de mecânica, mas tendo em conta que é um problema que sempre aconteceu regularmente nas minhas 125 com o envelhecimento do óleo, creio que será muito mais provável que o óleo com a degradação do uso e consequentemente ficando menos viscoso com o tempo, esteja já num estado em que não lubrifica convenientemente a caixa e portanto a mesma fica mais rija conforme este aquece. Se fosse um problema de cesto de embraiagem ou afinação da embraiagem, a mota estar fria ou quente seria indiferente.

Ditadura dos Flocos de Neve
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#9

O oleo foi mudado há 100km. Mas não posso assegurar o que lá me puseram...até pode ter sido Oleo Fula..

Leva-me a crer mais na possibilidade de oleo de fraca qualidade, pois as condições alterarem a quente será um ponto muito importante na causa.
Quanto ao cesto até podia ser, mas a mota tem 22 mil km, acho que seria a causa menos provável. Mas não sou de todo entednido em mecânica.

Outra coisa que ontem me deparei, foi que com embraiagem apertada, ao dar punho sinto a mota a dar um leve embalo...
Poderá talvez ser má afinação apenas, mas tb pdoerá ser o cabo a partir por dentro...
Mas estranho é que só noto a questão a quente...
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#10

O mesmo problema com os mesmos sintomas na minha mota eu nao deduzo, tenho a certeza que era o cesto da embraiagem, até porque mudei o óleo eu próprio para descartar essa possibilidade, até para um mais grosso, pensando que podia ajudar mas continuou na mesma. Quanto ao problema desta mota poderá ser isso ou não mas os sintomas sao muito semelhantes.

Eu não sou um estudioso da matéria mas na altura li o suficiente com problemas semelhantes para chegar a conclusão que era o cesto da embraiagem, com o aquecimento os componentes dilatam, os próprios discos de embraiagem comportam-se de maneira diferente a quente e se o cesto de embraiagem tiver danos por dentro, a quente as mudanças começam a entrar a porrada e achar o neutro é bastante difícil! Como também ja disse, e sei que assim é, muita folga na manete da embraiagem é suficiente para ter problemas em encontrar o neutro. O óleo também poderá ser a causa mas até nada mais fácil que começares por ai e pela afinação da manete. Começas pelo simples e barato e vais descartando possibilidades, até pode ser uma peça que puxa o cabo lá dentro com folga, mas poderá ser mesmo o cesto! E nao te prendas nos kms que a mota tem, até porque podem nao ser reais mas ainda que sejam, nao é preciso muito para danificar o cesto, é nao mudar o óleo na altura devida e nao saber usar a caixa como deve ser.
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