MotoGP 2022
#1

A dois dias do arranque, com a primeira corrida sob as luzes do Qatar já neste fim de semana, abro aqui o respectivo tópico para a Temporada 2022 do mundial de MotoGP.

Para já e para quem quiser, aqui ficam os tão úteis *.ics para adicionar ao Google calendar (ou outros) com dias e horários de todos os eventos e/ou corridas.

--> Todas as sessões

--> Só as corridas de MotoGP

Siga... the show must go on!

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#2

(02-03-2022 às 12:57)carlos-kb Escreveu:  A dois dias do arranque, com a primeira corrida sob as luzes do Qatar já neste fim de semana, abro aqui o respectivo tópico para a Temporada 2022 do mundial de MotoGP.

Para já e para quem quiser, aqui ficam os tão úteis *.ics para adicionar ao Google calendar (ou outros) com dias e horários de todos os eventos e/ou corridas.

--> Todas as sessões

--> Só as corridas de MotoGP

Siga... the show must go on!





adicionados, obrigado kb
Responder
#3

Marc Márquez diagnosticado com novo episódio de diplopia após queda em Mandalika:


"O GP da Indonésia terá tido graves consequências para Marc Márquez, fruto das diversas quedas que sofreu em Mandalika, e que terão causado uma regressão na sua lesão com a dupla visão, a diplopia.
De acordo com a Honda, o espanhol sofreu mais um episódio de diplopia, resultante da grave queda que sofreu no Warm Up do GP deste domingo, tendo sido depois declarado como não estando apto para a corrida, e embora o próprio, tal como Alberto Puig tenham afirmado que estaria tudo bem - tal como confirmado via exames no hospital de Maram, capital da ilha de Lombok, a verdade é que provavelmente o acidente poderá estar na origem do ressurgimento da lesão."

https://www.motorcyclesports.net/pt/arti...-mandalika

[Imagem: 3a28d74fcda810d6526bb56e69702394.jpg]
Responder
#4

Notícia bomba...

...a carecer ainda de confirmação oficial, mas ao que está a ser divulgado, o Suzuki Ecstar Team irá divulgar amanhã mesmo, dia 03/05, um press-release que poderá indiciar um fundo de verdade nesta notícia. E a sê-lo, é com tristeza que vejo este abandono da Suzuki do circo do MotoGP. confused

_____________________________________________________________________

MOTOGP
Suzuki se irá de MotoGP al acabar 2022

La marca de Hamamatsu ha tomado la decisión de abandonar el Mundial de MotoGP pese a tener contrato.

2 de mayo de 2022 (19:15 CET)

[Imagem: joan-mir-campeon-con-suzuki-en-2020-salu...jerez.jpeg]

Suzuki no estará en la temporada 2023 del Campeonato del Mundo de MotoGP, una noticia que llega apenas unos meses después de anunciar su renovación para continuar en el certamen hasta 2026.

El bombazo ha estallado en la jornada de test oficial celebrada hoy lunes en el Circuito de Jerez - Ángel Nieto, ya que ha sido cuando los empleados del Team Suzuki Ecstar han conocido la noticia. A falta de la confirmación oficial -que se supone llegará en las próximas horas-, la noticia ha sido desvelada por medios como Motorsport o The Race, y en Motociclismo hemos podido confirmarla.

La noticia llega de la forma más inesperada posible, ya que Suzuki viene de ganar los títulos mundiales de pilotos y equipos en 2020, y en este 2022 ocupa la primera posición en el Mundial de Equipos; en un momento en el que la GSX-RR parece funcionar mejor que nunca tras haber corregido los problemas de velocidad punta del pasado curso.

Es la segunda vez en que Suzuki abandona MotoGP de forma abrupta, algo que ya hicieron en 2011 con la promesa de volver. Un retorno que se produjo en la temporada 2015 (tras un wild card en 2014), y que ha durado apenas ocho temporadas.

El futuro de sus pilotos no parece ser problemático: Joan Mir ya sonaba con fuerza para sustituir a Pol Espargaró en el Repsol Honda, mientras que seguramente Álex Rins -que confiaba en renovar con la marca de Hamamatsu- tendrá más de una oferta, sobre todo después de su gran inicio de curso, lo cual añadirá incertidumbre al mercado de fichajes.

Más complicado tendrán buscar acomodo en el paddock los demás trabajadores del Team Suzuki Ecstar, para quienes la noticia ha caído como un jarro de agua fría tras un inicio de año ilusionante.


>> Fonte: Motociclismo Espanhola <<

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#5

Salvo que ontem fosse o dia das mentiras no Japão, anunciar à escudería a sua não participação a nível oficial por parte da Suzuki, no final de um dia de testes e em plena sealy season, tem toda a lógica.
Responder
#6

(03-05-2022 às 06:16)LoneRider Escreveu:  Salvo que ontem fosse o dia das mentiras no Japão, anunciar à escudería a sua não participação a nível oficial por parte da Suzuki, no final de um dia de testes e em plena sealy season, tem toda a lógica.

Quando vi a notícia a meio da tarde de ontem, difundida em grupos de FB, tendo como fontes, sites meio manhosos, fiquei totalmente céptico e a primeira reacção que tive foi mesmo comentar "isso deve ser fake", o que gerou alguma discussão mais acesa. O que seria estranho numa equipa que há duas temporadas atrás sagrou um campeão do mundo, foi campeã por equipas e continua a mostrar resultados... mesmo na actual época, ainda que sem vitórias, está no topo da tabela de equipas.

Entretanto comecei a ver esta notícia já publicada em sites mais credíveis (como o caso da Motociclismo espanhola, que postei acima) e se fizeres uma rápida pesquisa, já é unânime na maioria dos sites e páginas da especialidade.
Por outro lado, no FB e Twitter (oficiais) do Suzuki Ecstar Team, há também montes de pessoal a comentar e questionar sobre esta situação, e não há nem confirmação, bem como algum desmentido, da parte deles.

Aguardemos... de qualquer forma se vier a confirmar-se, é uma perda grande para a competitividade do campeonato. E por estes caminho, com equipas oficiais de construtores de renome a saírem, arriscamo-nos que o MotoGP qualquer dia seja quase e só um Troféu Mundial Ducati.

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#7

Se houver um troféu mundial sucati está condenado a agonizar e morrer!

Recordó que o actual mundial de superbikes nasceu das cinzas de outro "mundial" onde a exclusividade eras as tão temidas TZ750 porque as demais marcas simplesmente não tinham interesse em investir rios de dinheiro num campeonato que representava um segmento que tinha vendas residuais....

O problema da Suzuki é uma questão económica na sede da empresa. A equipe sempre foi a que tinha o orçamento limitado e, muito provavelmente, como em termos de retorno em número de vendas, a presença no mundial de velocidade não é um dado significativo para vender, acaba por ser deitar dinheiro fora.

Po outro lado está à porta o "enterro dos motores de combustão, cujo desenvolvimento já parace estar estagnado em muitos construtores e isso reforça a ideia de dinheiro deitado fora em I+D numa tecnología que em breves deixará de existir".

(está entre aspas porque é uma afirmação altamente discutível)

Acredito que, a confirmar-se, é só mais um empurrão para que a Dorna dê o passo, o derradeiro passo, de exigir aos construtores motores híbridos nas suas motos ou, porque não totalmente eléctricos...
Responder
#8

(03-05-2022 às 09:51)LoneRider Escreveu:  O problema da Suzuki é uma questão económica na sede da empresa. A equipe sempre foi a que tinha o orçamento limitado e, muito provavelmente, como em termos de retorno em número de vendas, a presença no mundial de velocidade não é um dado significativo para vender, acaba por ser deitar dinheiro fora.

Pois... se não é por uma crise de resultados (que até nem a tem), contingências económicas é logo o que nos pode saltar à mente como real motivo.
O facto é que mesmo comercialmente, a Suzuki tem um sucesso modesto e longe do que até já foi em tempos.

(03-05-2022 às 09:51)LoneRider Escreveu:  Po outro lado está à porta o "enterro dos motores de combustão, cujo desenvolvimento já parace estar estagnado em muitos construtores e isso reforça a ideia de dinheiro deitado fora em I+D numa tecnología que em breves deixará de existir".

(está entre aspas porque é uma afirmação altamente discutível)

Acredito que, a confirmar-se, é só mais um empurrão para que a Dorna dê o passo, o derradeiro passo, de exigir aos construtores motores híbridos nas suas motos ou, porque não totalmente eléctricos...

Mas o Moto-E está a todo o gás (ou melhor, a todos os electrões, para ser mais coerente lol ). Ainda no sábado e domingo passados, foram as duas corridas de eléctricas, integradas na ronda de Jerez, ganhas por um brasuca que até já esteve como piloto de motoGP.

Agora se é desinteressante? É!

Via mais o caminho do MotoGP, com recorrência aos combustíveis sintéticos, do que ser substituído pelo Moto-E.

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#9

Últimos desenvolvimentos...

Afinal a coisa pode não ser tão fácil como simplesmente dizer que se vai "bater com a porta".

«Dorna Sports has officially contacted the factory in order to remind them that the conditions of their contract to race in MotoGP do not allow for them to take this decision unilaterally.»

[Imagem: s7qkzB5.png]

>> Fonte: Motogp.com <<

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#10

Tenho a certeza que a decisão de anunciar a saida não foi feita sem pesar as consequencias e muito menos sem analisar os aspectos legais, estamos a falar de Japoneses.
Não me espanta, para correr é preciso dinheiro, coisa que me parece estar a escassear na suzuki, no ano de 2021 as vendas baixaram 29% na europa, e só não foi um pessimo ano para a suzuki porque conseguiram penetrar o mercado chines com 93% de aumento de vendas, mas a china consome utilitarias e não desportivas de alta cc, motogp não tem (ainda) grande mercado naquele continente.

[Imagem: 3a28d74fcda810d6526bb56e69702394.jpg]
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)