[Mota seguinte] BMW K1200 S VS HONDA VFR 1200
#1

Ora bem, ando para aqui com umas dúvidas existênciais sobre estes dois modelos... já alguém andou nas duas motos que me possa elucidar melhor as caracteristicas dinamicas das mesmas... é que isto só pelos números não vai lá e gostaria de saber a opinião de quem realmente já andou nas duas.

Eu a BMW K 1200 S já a testei... mas a VFR não...

Gostaria de saber pontos tais como:

Qualidade dos materiais
Soluções técnicas
Pintura
Ergonomia
Consumos
Feeling ao acelarador
feeling ao curvar rápido
Feeling ao rolar devagar como que entre filas de trânsito.
Comportamento com pendura ou por exemplo malas de viagem.

[Imagem: BMW%20K1200S%2004.jpg]

[Imagem: Honda%20VFR%201200%2010%20%205.jpg]

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#2

Já vais trocar outra vez de mota?? lol

Só experimentei a k1300s e ainda com muito pouca experiência por isso não te consigo ajudar... tong

Ex Suzuki GS500
Ex Yamaha YZF600R - Thundercat
Ex Yamaha R1
Suzuki GSX-R 750
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#3

(22-10-2015 às 17:05)xiko_dsg Escreveu:  Já vais trocar outra vez de mota??  lol

Só experimentei a k1300s e ainda com muito pouca experiência por isso não te consigo ajudar... tong

Não.... poderei comprar outra moto... mas trocar a minha "marreca" não....

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#4

Pá..... mas que raio de treta é esta? Tu contenta-te com a "marreca".... porque estas são a minha praia, entre ainda mais uma ou duas opções a somar. Será concerteza o dilema de escolha com que terei de lidar, na altura que for para trocar a Blu, dentro em breve! Ou queres tirar dúvidas para depois me aconselhares?  lol

A VFR1200F ando há muito tempo para experimentar, para verificar mesmo se é verdade, na realidade, aquilo que quase toda a gente diz.... que é gorda, motor amorfo e que não mostra de todo, na prática, os números que anuncia. E preciso mesmo de saber se é uma carta a descartar fora do baralho.
A Honda possibilita a inscrição em TD, pelo site da HMP (coisa que já fiz).... por ironia, nenhum concessionário tem uma que seja para TD.   dead  

A K12/13S seria sempre um das mais sérias opções. Não fosse a chatice que se tem sabido ocorrer com muitas delas.... que é o modulador de ABS. E ter uma moto tipo totoloto, de quando nos saem 1500 euros (a perder), deixa que pensar!
Marcar um TD, seja à S ou à sua irmã R, normalmente, na BMW, costuma ser tarefa fácil (neste caso às K13).

A juntar a este rol, existe agora a R1200RS, esta sim, já conduzi.... e o resto, já o disse e até abri tópico por isso.... gostei imenso da moto e do seu comportamento! Pena ser cara.... e ter de esperar 1 ou 2 anitos para que se comecem a ver as primeiras usadas ou de serviço.

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#5

A VFR é uma aposta segura, a K12S se for anterior a julho de 2007 vais ter algum problema de certeza caso seja de fabrico posterior é um risco.

Mas isto tu já sabes. Aliás fiquei um bocado confuso com este teu tópico.

Não gostas de BMW e equacionas a compra da BMW que tem mais problemas conhecidos?!
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#6

(22-10-2015 às 17:17)ClaXav Escreveu:  A VFR é uma aposta segura, a K12S se for anterior a julho de 2007 vais ter algum problema de certeza caso seja de fabrico posterior é um risco.

Mas isto tu já sabes. Aliás fiquei um bocado confuso com este teu tópico.

Não gostas de BMW e equacionas a compra da BMW que tem mais problemas conhecidos?!

Mau.... não gosto de BMW?!?!?.... eu não gosto é do que pedem por elas... por achar que não o valem... até te dei alguns exemplos de BMW´s que gostaria de ter, num tópico ali ao lado...

Tal como abomino Busa´s por exemplo... mas isso sou eu que sou um velho do Restelo....

Vamo-nos focar no que interessa....

ClaXav, podias-me dar a tua opinião então sobre a tua moto... mesmo das coisas que aches que não são tão boas... porque é para isso que o tópico serve... os pontos fortes, bem esgalhados, as coisas que gostarias de ver feitas de outra forma... etc.

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#7

Olha que coincidência, experimentei essas duas motas recentemente...

Ora então vou dar a minha humilde opinião...

Uma vez que ando interessado em trocar a Rum, fui recentemente experimentar estes dois modelos que referiste.
A VFR1200 F e a K1200S.

Em relação ao aspeto tenho tendência para a K1200S com as SP (malas laterais extensíveis) as quais não sentia necessidade de retirar para andar no dia a dia, uma vez que as malas da VFR são muito grandes e retirarias as mesmas.
Sentado na K chego perfeitamente com os pés ao chão, a frente oferece boa proteção aerodinâmica e como a traseira é estreitinha as malas não se tornam muito salientes, na VFR embora um pouco mais alta também me sinto confortável, a proteção também é boa, mas a saliência das malas causou-me um pouco de impressão pois fica bastante larga.

A nível de informação do painel, é bem legível e com bastante informação, em ambos os modelos.

Ergonómicamente, senti-me bastante confortável em ambas, se bem que por chegar com melhor facilidade ao chão, na K consegui manobrar melhor.

Quanto aos consumos (embora tendo andado entre os 10 e os 15 kms com cada), na K fiz 5,4L na VFR perto de 6L.

A K responde muito bem ao acelerador, sobe bem de rotação, nunca se nega a nada, principalmente em médias e é nervosinha, por seu lado a VFR é bastante linear, subida de rotação estável, sem poços mas não tão "despachada" como a K, algo mais lenta (quem vem de uma R1 nota ainda mais), pode-se conciderar um pão meio-sal, apesar de não se negar em nada.
No meio disto tudo a K tem um comportamento mais semelhante com o da R1, pelo que me agrada mais.

Agora vem a parte dececionante, que não estava à espera numa Honda, a sua qualidade deixou a desejar, plásticos muito mais fracos que a K e até mesmo que a R1, para uma mota daquela idade (4anos) tinha muitos pontos de ferrugem, parafusos e outras partes, as junções das carenagens não são tão bem conseguidas, os plásticos de roçarem já estavam a mostrar o primário, a qualidade das malas não e pareceu nada de especial, por seu lado na K parece tudo bem encaixado, sem grandes vibrações (a K tinha o dobro da idade da VFR), notasse que está tudo muito bem "encaixadinho".

Não experimentei estradas de curvas, mas no computo geral a K dar-me-ia mais sorrisos de orelha a orelha e conseguiria que eu não parasse de olhar para ela quando estivesse estacionada...

Em suma, tinha outra ideia da qualidade de construção da Honda e desiludiu...a K pensei que fosse menos "nervosa" gostei...
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#8

Vou ser honesto.
Nunca andei numa K1200S, mas esta tem muito mais velocidade ponta que a VFR.
Se eliminamos este aspecto posso dizer que a VFR tem motor. É bem musculado em medias e responde bem às solicitações do acelarador. Os 15000km que fiz nela, uma boa parte deles foram em viagem e ppr estradas de montanha. É uma moto equilibrada, curva bem em curvas lentas estavel em curvas rapidas, travões incansaveis e muito equilibrada em quase todos os terrenos.
A nivel de carroceria a pintura é algo delicada, pelo que recomendo um kit de vinis de protecção e o seu problema cronico esta no assento que tem, no meu ver, um mau acabamento que leva a que a napa antiderrapante que cobre a esponja se rasgue na dobra do assento junto ao deposito da moto.
Outro grande defeito é sua autonomia escassa, pois o deposito não leva 19l.

Na Dorothy tenho um sistema da Givi (v35) montado e até ha data não existe nenhum problema a apontar.
A rapariga entre a Maria das Curvas e a Dorothy prefere a Dorothy e adora andar nela, pelo que dá para ver que a VFR mima o pendura.

Para os que ateimam em dizer que o motor é amorfo (não é uma boca para o Carlos, mas é um comentario geral que se lê por ai) aconselho a que falem com proprietarios dos de verdade e não aceleras, ou então que vejam o video da Ariel Ace que esta aqui no forum e julguem por si mesmos.

Carlos, tenho prometido um TD para que tu a experimentes, Deus queira que possa cumprir a minha palabra contigo, pois esta segue de pé! !!!

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#9

Rod.... e o que achaste da suspensão duolever (hossack) - paralever II, na K? Como se comportava em termos de travagem ou nas irregularidades de piso?

Na VFR, quando dizes que é um pãozinho meio-sal, quer dizer o quê? Que falta o típico "pontapé nas costas"?

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#10

Eu não disse que era amorfa, pensei que fosse mais espevita, obviamente que numa dúzia de quilómetros não posso tecer outro tipo de comentários, o motor não se negou a nada, mas......
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