11-12-2014 às 18:37
Isso já depende da moto, do ano da moto e da procura da dita peça. Eu já tive que esperar 4 dias para ter 1 peça de origem que era um simples fole de borracha.
(11-12-2014 às 18:16)OFFICER Escreveu: Existem muito boas marcas de produtos aftermarket e de melhor acesso que os que a marca vende.
(11-12-2014 às 18:37)OFFICER Escreveu: Isso já depende da moto, do ano da moto e da procura da dita peça. Eu já tive que esperar 4 dias para ter 1 peça de origem que era um simples fole de borracha.
(11-12-2014 às 19:05)dfelix Escreveu:(11-12-2014 às 18:16)OFFICER Escreveu: Existem muito boas marcas de produtos aftermarket e de melhor acesso que os que a marca vende.
Um hiflo na texoleo custa-me 9,5 eur.
Na motoclasse (que até me fica no caminho de casa) devem me pedir uns 11 euros.
Alternativas como os Fram e champion só consigo encontrar online.
E devem andar pelos 12 ou 13 euros. (o champion na louis.de custa 13 eur)
Acrescentar a isto os portes.
Em qualquer um dos dos concessionários bmw na zona de Lisboa, o filtro original custa-me... 15 euros!
(11-12-2014 às 18:37)OFFICER Escreveu: Isso já depende da moto, do ano da moto e da procura da dita peça. Eu já tive que esperar 4 dias para ter 1 peça de origem que era um simples fole de borracha.
Um fole de borracha não é um consumível que se troca pelo menos uma vez ao ano...
(12-12-2014 às 10:51)OFFICER Escreveu: De qualquer forma, eu troco de filtro SEMPRE a cada muda, pelo que ele não dura lá muito tempo de modo a desfazer-se e também sendo a XJ uma utilitária e que pouca RPM faz, vendo bem o óleo nem leva muita porrada assim como o filtro.
(12-12-2014 às 10:51)OFFICER Escreveu: Já o de óleo está a 7.70€ na texoleo e eu paguei menos na motoclasse. Tudo depende dos contactos que se tem, às vezes nas lojas compensa face ao online.
(12-12-2014 às 10:51)OFFICER Escreveu: Posso dizer que não sabendo que filtro de ar a minha moto tinha antes, o que comprei da hiflo é muito superior ao que lá estava, sendo que a parte metálica é melhor e a própria vedação também. Eu até tinha por ai uma foto deles, a ver se encontro.
(12-12-2014 às 10:51)OFFICER Escreveu: E sim, um fole não se muda de ano a ano, mas no caso das XJ muda-se bastantes vezes...
(11-12-2014 às 13:51)dfelix Escreveu: Seguido o manual, as recomendações andam em torno do seguinte:
A Yamaha não é inocente com estas recomendações.
São as viscosidades do Yamalube!
Tens no mercado um vasto numero de lubrificantes com um leque mais abrangente de temperaturas.
Daí que a maioria das motos deste tipo utilizem um SAE 15W/50.
Afinal, não só é mais adequado no arranque frio nesta época do ano, como nas temperaturas altas do verão.
O mais importante será respeitar o API SG... que na realidade é uma classificação obsoleta.
A maioria dos librificantes actuais cumprem classificações mais "modernas", mas isso é quase irrelevante para a tua moto.
O importante é que respeite pelo menos a recomendada pelo fabricante.
(Aquele JASO MA significa que o lubrificante é adaqueado a motores cujo lubrificante é partilhado entre motor. Muitas marcas nem sequer fazem esta indicação, pois é o tipo predominante e para os restantes isto acaba por ser irrelevante)
Em resumo,
Para uma XJ600 eu utilizaria um semi-sintético 15W40 que fizesse referencia ao API SG.
Tão ou mais importante que a escolha do lubrificante, é a do filtro de oleo.
Evita chinesices.
(Pessoalmente só utilizo filtros de origem. E só recomendo filtros de origem. E sou fundamentalista nesta escolha.)
E se fizeres a troca em casa, não te esqueças de substituir a anilha do bujão!
Aquilo é suposto esmagar no aperto.