(17-04-2019 às 12:25)dmanteigas Escreveu: E trabalhar para o estado tem outras vantagens para além do ordenado, como o emprego fixo e para a vida,...
Isso considerando que os direitos são iguais para tudos.
Mas há uma diferença entre os que iniciaram a carreira antes dos cortes e congelamentos de carreira.
(17-04-2019 às 12:25)dmanteigas Escreveu: ...olhando para a tabela salarial dos enfermeiros e por muito injusta que possa parecer com a dos seus comparadores diretos (técnicos superiores de saude, etc), continuam a ser bastante melhor que outros profissionais como por exemplo os engenheiros ou os arquitetos recem-licenciados entre muitos outros casos.
Não sei quanto ganha um arquitecto recem-licenciado.
Já a designação "engenheiro" é demasiado abstracta pois envolve muitas engenharias distintas onde se praticam também valores muito distintos.
Mas a enfermagem está longe de ser bem paga se considerarmos que os vencimentos estão 200-300 euros abaixo do que a generalidade dos profissionais na função pública com licenciatura.
E nem sequer estou a considerar a parte da responsabilidade que envolve.
Tal como estou a ignorar a especialização, que no presente pouco mais serve para facilitar o acesso a determinada especialidade caso exista obviamente vaga, mas sem que se traduza em retorno monetário.
E muito menos quero descer ao nível das situações em que os hospitais por necessidade de recursos e falta de verba contratam enfermeiros como maqueiros para desempenhar tarefas de enfermagem a um custo de um ordenado mínimo.
Por estas e outras razões muita gente que conheço tem abandonado esta área.
Lidar diariamente com desgraças, turnos marados em que ao final do mês as folgas não batem certo com o que deveria ser o números de dias de fim-de-semana, aturar gente selvagem nas salas de espera e lidar com a responsabilidade é algo pesado e que leva a um desgaste que leva a pensar que é mais saudável ir para uma loja dobrar roupa ou trabalhar na caixa dum supermercado.