Legalizacao em Portugal de moto estrangeira
(20-06-2017 às 16:56)Johnny Paz Escreveu: Bons Dias Caros Motards,
Eu sou o dono orgulhoso de uma BMW RnineT (1200cc), modelo lancado em 2014 pela BMW para comerar os 90 anos do motor boxer.
Neste momento moro no Dubai e estou a pensar em voltar para a terra mae. Obviamente que quero levar a mota comigo.
Eu gostaria de saber se alguem aqui me pode dizer:
- Quais a leis em vigor actualmente e quais os documentos necessarios para levantar a mota tanto da alfandega como do aeroporto
- Quais os processos necessarios (burocracia) para registar a mota com matricula
- Custos respectivos (estimativa)
Eu ja tenho a burra vai a caminho de 3 anos e nao tenciono vende-la. Presumo que isto possa ser relevante.
Eu ja estive a pesquisar na internet, mas para alem de encontrar muita descrepancia, ainda continuo com duvidas.
Em ate mao agradeco a quem me possa dizer exactamente como posso tratar disto de modo a nao ter surpresas ou dores de cabeca quando ai chegar.
(em baixo photo para referencia)
não deixe esta beldade pra traz, ou então fique por ai.
23-10-2017 às 17:47
Boas,
tenho duas duvidas que ainda não esclareci, talvez me possam ajudar.
1 - Ao fazer a compra do veiculo seja na Alemanha, UK, Espanha, etc, ... a declaração de venda local é assinada por ambas as partes, caso não pretenda fazer seguro para vir a conduzir para Portugal (o veiculo virá de transporte/reboque), terei de me dirigir ao "Registo Automóvel" local e aguardar (alguns dias talvez) para ter o registo de propriedade em meu nome, ou basta apenas a declaração de venda assinada por ambas as partes para fazer a legalização depois em Portugal???
2 - Para legalização do veiculo em Portugal, basta a factura/recibo da venda (no caso de ser comprada em stand/profissional) para a legalização, ou será sempre necessário o registo de propriedade/livrete?
Obrigado,
Abraço a Todos.
tenho duas duvidas que ainda não esclareci, talvez me possam ajudar.
1 - Ao fazer a compra do veiculo seja na Alemanha, UK, Espanha, etc, ... a declaração de venda local é assinada por ambas as partes, caso não pretenda fazer seguro para vir a conduzir para Portugal (o veiculo virá de transporte/reboque), terei de me dirigir ao "Registo Automóvel" local e aguardar (alguns dias talvez) para ter o registo de propriedade em meu nome, ou basta apenas a declaração de venda assinada por ambas as partes para fazer a legalização depois em Portugal???
2 - Para legalização do veiculo em Portugal, basta a factura/recibo da venda (no caso de ser comprada em stand/profissional) para a legalização, ou será sempre necessário o registo de propriedade/livrete?
Obrigado,
Abraço a Todos.
22-12-2017 às 21:52
Boas pessoal.
Já alguém importou uma mota e conhece todo o processo?
Estou a pensar fazê-lo pois uma melhor relação de preços e alguns modelos não existentes cá.
Alguém embarcaria numa aventura de ir buscar uma mota lá fora (UK, Espanha ou Alemanha)?
Estou a pensar fazê-lo em Maio-Junho.
Já alguém importou uma mota e conhece todo o processo?
Estou a pensar fazê-lo pois uma melhor relação de preços e alguns modelos não existentes cá.
Alguém embarcaria numa aventura de ir buscar uma mota lá fora (UK, Espanha ou Alemanha)?
Estou a pensar fazê-lo em Maio-Junho.
22-12-2017 às 23:18
(Mensagem modificada pela última vez: 23-12-2017 às 00:06 por michelfpinto.)
Tens um tópico onde se fala nisso mesmo aqui no fórum. Não sei o que envolve mas penso que nesse tópico tinhas todos os passos descritos.
NOTA: Estamos no tópico e nem tinha reparado.
NOTA: Estamos no tópico e nem tinha reparado.
11-01-2018 às 12:19
(22-12-2017 às 21:52)VNeto18 Escreveu: Boas pessoal.
Já alguém importou uma mota e conhece todo o processo?
Estou a pensar fazê-lo pois uma melhor relação de preços e alguns modelos não existentes cá.
Alguém embarcaria numa aventura de ir buscar uma mota lá fora (UK, Espanha ou Alemanha)?
Estou a pensar fazê-lo em Maio-Junho.
Eu estou a pensar ir à Alemanha para comprar uma BMW R Nine T. Penso ir mais cedo para conseguir ter tudo legalizado antes do verão.
O meu pai tem bastante experiência em importação de veículos (carros) da alemanha para cá, e parece que o processo não é muito complicado mas pode ser algo demorado e chato.
Se alguém tiver esta mesma experiência na importação de motas alemãs por favor compartilhe.
Cumprimentos
03-04-2018 às 22:11
(08-07-2016 às 12:53)ChrisBonneville Escreveu: Boa tarde malta,
Nesta questão de importação e no caso de a moto ser comprada no Reino Unido. Se esta vier a rolar obviamente que tem que ter seguro válido no UK e restante europa.
Que seguro se pode aplicar neste caso?
Deparei-me com as seguintes dificuldade:
-Não sendo residente do U.K. não posso fazer qualquer tipo de seguro no Reino Unido.
-Por outro lado, o que me disseram em Portugal é que o seguro temporário por exemplo na tranquilidade, para este tipo de situação só é valido no continente europeu.
Ora eu gostaria de fechar negócio com o meu Inglês no entanto não posso legalmente conduzi-la até ao barco...
Já importei uma moto do reino unido no passado, mas como esta veio de transporte, nao tive esse problema. Até porque a moto já estava lá em meu nome.
Que recomendam vocês?
Eu estou a ponderar trazer o cavalinho bravo até ao barco no sul de inglaterra e depois disso já estaria legal com o meu seguro temporário Portugês.
Cumps
Como resolveste esta situação?
03-04-2018 às 22:44
(03-04-2018 às 22:11)César Serpa Escreveu:(08-07-2016 às 12:53)ChrisBonneville Escreveu: Boa tarde malta,
Nesta questão de importação e no caso de a moto ser comprada no Reino Unido. Se esta vier a rolar obviamente que tem que ter seguro válido no UK e restante europa.
Que seguro se pode aplicar neste caso?
Deparei-me com as seguintes dificuldade:
-Não sendo residente do U.K. não posso fazer qualquer tipo de seguro no Reino Unido.
-Por outro lado, o que me disseram em Portugal é que o seguro temporário por exemplo na tranquilidade, para este tipo de situação só é valido no continente europeu.
Ora eu gostaria de fechar negócio com o meu Inglês no entanto não posso legalmente conduzi-la até ao barco...
Já importei uma moto do reino unido no passado, mas como esta veio de transporte, nao tive esse problema. Até porque a moto já estava lá em meu nome.
Que recomendam vocês?
Eu estou a ponderar trazer o cavalinho bravo até ao barco no sul de inglaterra e depois disso já estaria legal com o meu seguro temporário Portugês.
Cumps
Como resolveste esta situação?
Tendo em conta que a última vez que por cá apareceu foi em Setembro de 2016, parece-me que a mota ficou retida em Inglaterra, ou então desapareceu na travessia do canal da Mancha...
10-05-2018 às 11:54
(Mensagem modificada pela última vez: 10-05-2018 às 15:02 por ngoncalo96.)
Eu acabei a uns dias atrás de legalizar uma mota que fui buscar a espanha e é muito mais simples so que eu alguma vez pensei, muito mais simples do que falam aqui.
E por isso vou deixar aqui a minha aventura para quem quiser também ter uma ideia dos passos.
ATENÇÃO: ESTE É O PROCEDIMENTO PARA LEGALIZAÇÃO DE UMA MOTA COM MATRICULA ESPANHOLA, PARA OUTROS PAÍSES PODERÁ SER DIFERENTE!!
A cerca de custos de papelada fica já uma ideia, os custos serão:
1º IMT
3º Alfandega (DAV preenchido online)
Após o DAV entrar no sistema passado um dia +- aparecerá o comprovativo para imprimir para pagar o ISV/DUC (no meu caso foram apenas +-34 euros), após estar pago a alfandega irá fazer o DAV onde irá ser dada a matricula portuguesa (tempo de espera 2 a 3 dias).
4º IMT
Caso alguém tenha alguma duvida mande mensagem.
Dono de uma MT-07 e uma KTM 690 SUPERMOTO
E por isso vou deixar aqui a minha aventura para quem quiser também ter uma ideia dos passos.
ATENÇÃO: ESTE É O PROCEDIMENTO PARA LEGALIZAÇÃO DE UMA MOTA COM MATRICULA ESPANHOLA, PARA OUTROS PAÍSES PODERÁ SER DIFERENTE!!
A cerca de custos de papelada fica já uma ideia, os custos serão:
- COC (o preço depende de stand para stand, pela pela experiência encontrei stands a pedir 30/60/80/180 e até mesmo 270 euros e com muita sorte conseguem encontrar stands que o fazem de graça, eu tive essa sorte);
- ISV/DUC da alfandega (o ISV/DUC depende da cilindrada e ano da mota) [/url][url=https://aduaneiro.portaldasfinancas.gov.pt/jsp/main.jsp?body=/ia/simuladorISV.jsp]Link para Simulador de ISV
- 46 euros do IMT ;
- 55 do IRN;
1º IMT
- Modelo 9 IMT (preenchido);
- Fotocopia do CC;
- COC;
- Declaração de venda (assinado por ambas as partes se for comprado a particular);
- Livrete da mota;
- depois de estar tudo entregue irá ser marcado uma inspeção com um engenheiro para ver a mota e verificarem nmr de quadro, motor e mais algumas coisas, se tudo estiver bem o eng. irá carimbar e assinar o modelo 9 IMT;
3º Alfandega (DAV preenchido online)
- Fotocopia do CC;
- Modelo 9 IMT (carimbado depois da inspeção);
- COC;
- Livrete da mota;
- ITV (inspeção espanhola);
- Minuta de transporte do motociclo (caso seja transportado num veiculo);
- Declaração de venda;
Após o DAV entrar no sistema passado um dia +- aparecerá o comprovativo para imprimir para pagar o ISV/DUC (no meu caso foram apenas +-34 euros), após estar pago a alfandega irá fazer o DAV onde irá ser dada a matricula portuguesa (tempo de espera 2 a 3 dias).
4º IMT
- Assim que o DAV estiver disponível tem de se deslocar novamente ao IMT e entregar o DAV, o livrete original e o ITV original.
- Aqui pagará 46 euros ao IMT.
- Fazer pedido do DUA deverá levar o CC e o DAV (preço 55 euros).
Caso alguém tenha alguma duvida mande mensagem.
Dono de uma MT-07 e uma KTM 690 SUPERMOTO
10-05-2018 às 12:17
Obrigado pela informação. Para quem quiser fazer já sabe os passos.
A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer
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