KTM Duke 125 - Falha Mecânica
#11

(13-09-2019 às 10:58)Nfilipe Escreveu:  Nao faz sentido nenhum apertares a embraiagem a descer, ate te podes dar mal algum dia. Aprende a usar o motor e travar com o motor.

Dar mal em que sentido?
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#12

(13-09-2019 às 11:02)carlos-kb Escreveu:  Não sei o que na realidade o que se possa passar na tua mota, que podem ser imensas coisas.
Lembro-me que em tempos, algumas BMW F800 se desligavam também quando a baixa velocidade e a determinado regime, se apertava a manete de embraiagem. Depois de parar, desligar a ignição e voltar a ligar, voltavam a trabalhar normalmente. Acontecia derivado a elas de origem, virem programadas na admissão, para uma mistura o mais pobre possível (menos combustível e mais ar), de modo a optimizar consumos. A coisa resolvia-se facilmente, reprogramando a admissão, para uma mistura mais rica.

Pode ser um dos parâmetros a analisar na tua mota, também.

Quanto ao apertares a manete, em descidas, perde esse (mau) vício quanto antes. Senão em breve serás "convidado" a mudar toda a embraiagem, por desgaste prematuro.

Vou ter isso em mente, nem sei, sinceramente o porquê de ter desenvolvido esse vício em mota quando eu no carro travo com o motor em descidas.
Relativamente a isso da admissão parece-me um tema bastante interessante e vou-me informar relativamente a isso.
Muito obrigado pelas duas dicas, estamos sempre a aprender! smile
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#13

(13-09-2019 às 11:14)IamLeandro Escreveu:  
(13-09-2019 às 10:58)Nfilipe Escreveu:  Nao faz sentido nenhum apertares a embraiagem a descer, ate te podes dar mal algum dia. Aprende a usar o motor e travar com o motor.

Dar mal em que sentido?

Seres apanhado de surpresa e não teres sequer o "travão" de motor para aparar algum potencial azar....

Velasquez87
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#14

A mota tem ABS!?
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#15

Esse hábito é péssimo e a primeira solução deve começar mesmo por aí. O efeito travão motor é muito importante para a tua própria segurança, não só porque ajuda a travar a mota mas porque se te assustas e desembraias podes perder aderencia no pneu traseiro... a mota tem pouco potência e até é improvável, mas em motas maiores podes apanhar um ou outro susto.

Quando a isso que relatas, pode ser simplesmente a eletrónica a dizer-te que estás a fazer merda. Se eles ligaram à máquina e não tinha nada então é porque está tudo bem e és mesmo tu a fazer merda. No entanto, não sei se essa centralina mantem uma um log de erros e eles têm acesso a esse logo para perceber exatamente o código do erro.
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#16

O erro pode não ser um erro.
Ou seja, e isto é tudo teoria, se a mota tiver abs, existindo uma diferença de rotação entre motor e rodas a centralita pode simplesmente cortar a ignição para proteger o motor.


Como já te disseram, o efeito travão motor é algo essencial numa moto.
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#17

(13-09-2019 às 11:25)LoneRider Escreveu:  A mota tem ABS!?

A mota não tem ABS
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#18

(13-09-2019 às 11:46)LoneRider Escreveu:  Como já te disseram, o efeito travão motor é algo essencial numa moto.

Para além da maior sobrecarga e consequente desgaste nos travões (discos e pastilhas), em caso de necessidade, para travar uma mota em "andamento solto".

[Imagem: QKmafvp.png]
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#19

Eu e fosse a ti informava-me se os proprietários de dukes desse ano actualizaram a centralina nos representantes por exemplo. Às vezes pode ser algo assim...tão simples...
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#20

(13-09-2019 às 11:46)LoneRider Escreveu:  O erro pode não ser um erro.
Ou seja, e isto é tudo teoria, se a mota tiver abs, existindo uma diferença de rotação entre motor e rodas a centralita pode simplesmente cortar a ignição para proteger o motor.


Como já te disseram, o efeito travão motor é algo essencial numa moto.

Ou seja... o sensor de ABS está a ler a rotação do motor através do sensor que está colocado nas rodas? wtf

Melhor ainda, liga esses dados e chuta cá para fora uma luz do... motor.

Ditadura dos Flocos de Neve
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