KTM Duke 125 - Falha Mecânica
#1

Bom dia,

Como podem ver pelo título tenho uma falha mecânica que nem consigo descrever ou explicar e preciso da vossa ajuda para tentar perceber o que se passa, vou começar onde isto tudo começou.

Basicamente ia na A2 há um mês atrás numa descida(Junto da entrada que vai para Almada) e ia com a mota embalada, ou seja, ia numa 3ª com a mão na embraiagem quando de repente liga a luz do motor no painel e tenho que encostar na berma pq pronto, a mota deixou de funcionar. Chamei o reboque, fui para o mecânico, cheguei lá com a mota e aquilo começou a funcionar, como se nada tivesse acontecido.
Deixei lá a mota, ligaram à máquina e fizeram montes de testes e não encontraram problema nenhum, NEM A MÁQUINA DISSE QUE A MOTA TINHA PROBLEMAS, no entanto, mandei trocar a bomba de combustível porque a minha bóia estava estragada(O módulo da bomba e da bóia estão juntos por isso tem que ser tudo substituído). Eu até pensei que fosse um problema de injecção electrónica e assim matava 2 males.
Passou 1 mês e ontem, já estava a chegar a casa, ia com a mota embalada e com a mão na embraiagem quando acontece o mesmo, precisamente o mesmo. Desta vez lembrei-me do que o rapaz da oficina fez para meter a mota a trabalhar e foi só clicar no botão do ligar e dar acelerador na mota, até que ao fim de 3 ou 4 vezes a fazer isso a mota voltou a funcionar perfeitamente.
Hoje de manhã, peguei na mota e fui super à vontade para o trabalho, sem algum problema, como se nada tivesse acontecido.

Conseguem-me explicar o que poderá ser isto? As mudanças de óleos e filtros está tudo em dia, tem uma bomba nova, por isso, sinceramente, não sei o que poderá ser e daí estar a precisar de ajuda neste sentido. Algo que reparei, que pode ser só coincidência, é que sempre que isso aconteceu, a mota estava embalada e com a embraiagem a ser accionada.
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#2

Fdx e não é chinelli. Se fosse era o "AI JESUS! censored das chinesas" what

[Imagem: muhz7is.jpg]
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#3

Boas

Se bem percebi
A mota teve um problema que não foi detectado até com uma máquina de diagnóstico.

A meu ver, se um mecânico não te consegue dar uma resposta concreta não sei se alguém te consegue ajudar...mas espero que alguém possa saber para te dar essa ajuda.

@Bosco: aí essa mania da perseguição shy
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#4

(13-09-2019 às 09:51)Velasquez87 Escreveu:  Boas

Se bem percebi
A mota teve um problema que não foi detectado até com uma máquina de diagnóstico.

A meu ver, se um mecânico não te consegue dar uma resposta concreta não sei se alguém te consegue ajudar...mas espero que alguém possa saber para te dar essa ajuda.

@Bosco: aí essa mania da perseguição shy

Sim, mas pode sempre haver alguém que tenha passado pelo problema porque é estranho no mínimo que isto aconteça e depois fique como se não se tenha passado nada.
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#5

O que queres dizer com:

IamLeandro Escreveu:ia com a mota embalada, ou seja, ia numa 3ª com a mão na embraiagem

e com:

IamLeandro Escreveu:já estava a chegar a casa, ia com a mota embalada e com a mão na embraiagem quando acontece o mesmo, precisamente o mesmo.

Conduzes sempre com a mão na embraiagem? O_O
Ou quando referes «com a mão na embraiagem», queres dizer que isso acontece quando desembraias (momento em que apertas a manete de embraiagem)? think

[Imagem: QKmafvp.png]
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#6

(13-09-2019 às 10:14)carlos-kb Escreveu:  O que queres dizer com:
IamLeandro Escreveu:ia com a mota embalada, ou seja, ia numa 3ª com a mão na embraiagem

e com:
IamLeandro Escreveu:já estava a chegar a casa, ia com a mota embalada e com a mão na embraiagem quando acontece o mesmo, precisamente o mesmo.

Conduzes sempre com a mão na embraiagem? O_O
Ou quando referes «com a mão na embraiagem», queres dizer que isso acontece quando desembraias (momento em que apertas a manete de embraiagem)? think

Se calhar expressei-me mal HAHAHAHAHAH, mas tipo, quando vou embalado numa descida ou assim, desligo o movimento das rodas do movimento do motor (Ao pressionar a manete das mudanças), e foram nesses momentos que a luz do motor no painel ligou e que tive os problemas
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#7

(13-09-2019 às 10:18)IamLeandro Escreveu:  
(13-09-2019 às 10:14)carlos-kb Escreveu:  O que queres dizer com:
IamLeandro Escreveu:ia com a mota embalada, ou seja, ia numa 3ª com a mão na embraiagem

e com:
IamLeandro Escreveu:já estava a chegar a casa, ia com a mota embalada e com a mão na embraiagem quando acontece o mesmo, precisamente o mesmo.

Conduzes sempre com a mão na embraiagem? O_O
Ou quando referes «com a mão na embraiagem», queres dizer que isso acontece quando desembraias (momento em que apertas a manete de embraiagem)? think

Se calhar expressei-me mal HAHAHAHAHAH, mas tipo, quando vou embalado numa descida ou assim, desligo o movimento das rodas do movimento do motor (Ao pressionar a manete das mudanças), e foram nesses momentos que a luz do motor no painel ligou e que tive os problemas

Para quê?
De qualquer das maneiras não é suposto ir abaixo...como também não é suposto pressionares a manete em descidas

Velasquez87
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#8

(13-09-2019 às 10:36)Velasquez87 Escreveu:  
(13-09-2019 às 10:18)IamLeandro Escreveu:  
(13-09-2019 às 10:14)carlos-kb Escreveu:  O que queres dizer com:

e com:

Conduzes sempre com a mão na embraiagem? O_O
Ou quando referes «com a mão na embraiagem», queres dizer que isso acontece quando desembraias (momento em que apertas a manete de embraiagem)? think

Se calhar expressei-me mal HAHAHAHAHAH, mas tipo, quando vou embalado numa descida ou assim, desligo o movimento das rodas do movimento do motor (Ao pressionar a manete das mudanças), e foram nesses momentos que a luz do motor no painel ligou e que tive os problemas

Para quê?
De qualquer das maneiras não é suposto ir abaixo...como também não é suposto pressionares a manete em descidas

Porque sinceramente foi um hábito que desenvolvi por alguma razão, sei que não o devo fazer, mas já é uma coisa tão mecanizada que o faço sem me aperceber
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#9

Nao faz sentido nenhum apertares a embraiagem a descer, ate te podes dar mal algum dia. Aprende a usar o motor e travar com o motor.
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#10

Não sei o que na realidade o que se possa passar na tua mota, que podem ser imensas coisas.
Lembro-me que em tempos, algumas BMW F800 se desligavam também quando a baixa velocidade e a determinado regime, se apertava a manete de embraiagem. Depois de parar, desligar a ignição e voltar a ligar, voltavam a trabalhar normalmente. Acontecia derivado a elas de origem, virem programadas na admissão, para uma mistura o mais pobre possível (menos combustível e mais ar), de modo a optimizar consumos. A coisa resolvia-se facilmente, reprogramando a admissão, para uma mistura mais rica.

Pode ser um dos parâmetros a analisar na tua mota, também.

Quanto ao apertares a manete, em descidas, perde esse (mau) vício quanto antes. Senão em breve serás "convidado" a mudar toda a embraiagem, por desgaste prematuro.

[Imagem: QKmafvp.png]
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