Boas Pessoal.
Amanhã, quinta feira, irei fazer exame de condução para motas pesadas. No entanto, a um dia do exame ainda estou com dificuldades em fazer o 8 em espaços mais apertados, sobretudo em troços em que o asfalto está deteriorado.
Consigo fazer na boa os oitos em espaços mais largos mas precisava de uns conselhos sobre como me posicionar na mota para que consiga manter o equilíbrio, em manobras mais apertadas.
Sei que este deve ser um post um pouco fora do comum, mas toda a ajuda será bem vinda.
Obrigadão a todos.
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Como tens feito os oitos? Só assim é possivel ajudar, já que os oitos são sempre feitos da mesma forma e a mim parece-me que estás a andar demasiado rápido.
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20-01-2016 às 16:29 (Mensagem modificada pela última vez: 20-01-2016 às 16:32 por
carlos-kb.)
Já me deixei de fazer 8's..... subi na hierarquia, e agora prefiro só fazer 69's!!!
Agora a sério.... já se abordou esta temática aqui.... e o rapaz que trouxe o assunto á baila, andava a fazer 8's numa Virago 1100.
http://motonliners.pt/topico-mais-um-aspirante Como vês.... acaba por ser uma coisa relativa. No entanto, dá uma olhada nos conselhos que foram dados, nesse tópico.
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Os oitos em espaços apertados e inclinados podem ser um bocadinho complicados quando a malta ainda não anda há algum tempo nisto ou quando passa para uma mota pesada.
O truque é ter sempre a mão na embraiagem (porque é frequente ter de lhe dar um toque) e usar o travão de trás... dando um cheirinho de travão e de acelerador por vezes ao mesmo tempo.
Eu não sei é explicar isto bem, na prática é mais facil... ajudem lá a explicar isto ao HFM
Blog com fotos de passeios de mota em:
http://naosougajodefazerblogs.blogspot.pt/ Cumprimentos "V"!
--Cláudio A. B. Silva--
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Come Nestum pá!
Vais ver que tens logo a carta!
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Tens sempre que olhar em frente ou para donde queres ir.
Alem disso tens que o fazer com antecedência, caso contrário vais estar sempre a corrigir a trajectória. O que a baixa velocidade gera desequilíbrio.
Não te ponhas tenso curte bué e a CB é do melhor para aprender.
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20-01-2016 às 16:59 (Mensagem modificada pela última vez: 20-01-2016 às 16:59 por
carlos-kb.)
Se puderes, pede ao teu instrutor para te acelerar um bocado o ralenti da mota.... na CB500 é fácil é apenas um parafuso junto aos carburadores. Com isto, vais fazer com que aliviando a embraiagem lentamente, a moto comece a andar à medida que embraia, sem que tenhas que usar o acelerador, e apenas tenhas de te preocupar com a trajectória, que podes ir corrigindo com ligeiros toques no travão de trás. Jamais uses o travão da frente, que vai fazer afocinhar a mota, e com isso, descompensar a direcção, alterando a trajectória.
Quanto mais regular e uniforme for o teu andamento, maior o equilíbrio e menos tendência vais ter de levar o pé ao chão.
Não esqueças que no 8's és obrigado a deitar miradas para trás.
Fazer 8's numa CB500 é "piners".... e vais ver que quando dominares a coisa, começarás a achar isso mesmo.
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O teu problema é o peso da mota pelo que vejo, mas para fazer os 8's basta usares primeira e embraiagem, nem precisas de acelerador.
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Ou então em segunda e utilizar a tecnica drifter!