Fazer o 8 em espaços apertados
#1

Boas Pessoal. 

Amanhã, quinta feira, irei fazer exame de condução para motas pesadas. No entanto, a um dia do exame ainda estou com dificuldades em fazer o 8 em espaços mais apertados, sobretudo em troços em que o asfalto está deteriorado. 

Consigo fazer na boa os oitos em espaços mais largos mas precisava de uns conselhos sobre como me posicionar na mota para que consiga manter o equilíbrio, em manobras mais apertadas. 

Sei que este deve ser um post um pouco fora do comum, mas toda a ajuda será bem vinda. 

Obrigadão a todos.
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#2

Como tens feito os oitos? Só assim é possivel ajudar, já que os oitos são sempre feitos da mesma forma e a mim parece-me que estás a andar demasiado rápido.
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#3

Já me deixei de fazer 8's..... subi na hierarquia, e agora prefiro só fazer 69's!!!  lol

Agora a sério.... já se abordou esta temática aqui.... e o rapaz que trouxe o assunto á baila, andava a fazer 8's numa Virago 1100.

http://motonliners.pt/topico-mais-um-aspirante

Como vês.... acaba por ser uma coisa relativa. No entanto, dá uma olhada nos conselhos que foram dados, nesse tópico.

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#4

Os oitos em espaços apertados e inclinados podem ser um bocadinho complicados quando a malta ainda não anda há algum tempo nisto ou quando passa para uma mota pesada.

O truque é ter sempre a mão na embraiagem (porque é frequente ter de lhe dar um toque) e usar o travão de trás... dando um cheirinho de travão e de acelerador por vezes ao mesmo tempo.

Eu não sei é explicar isto bem, na prática é mais facil... ajudem lá a explicar isto ao HFM lol

Blog com fotos de passeios de mota em: http://naosougajodefazerblogs.blogspot.pt/
Cumprimentos "V"!
--Cláudio A. B. Silva--
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#5

(20-01-2016 às 16:26)OFFICER Escreveu:  Como tens feito os oitos? Só assim é possivel ajudar, já que os oitos são sempre feitos da mesma forma e a mim parece-me que estás a andar demasiado rápido.

A mota de instrução é uma honda cb 500 ( Sinto que é pesada para manobrar a baixo velocidade). O problema é precisamente ir demasiado devagar, pois perco o equilibrio rapidamente. Dizem que devo olhar em frente e não directamente para chão. Tento fazer isso, mas se olhar muito para longe, não consigo ver se bato no passeio ou não. Deixo aqui uma imagem duma das ruas em questão, onde costumam fazer os exames por cá. Enfim....
[Imagem: 2492f6f.png]
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#6

Come Nestum pá!
Vais ver que tens logo a carta! blink

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#7

Tens sempre que olhar em frente ou para donde queres ir.
Alem disso tens que o fazer com antecedência, caso contrário vais estar sempre a corrigir a trajectória. O que a baixa velocidade gera desequilíbrio.
Não te ponhas tenso curte bué e a CB é do melhor para aprender.

I just don't run with the crowd!

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#8

Se puderes, pede ao teu instrutor para te acelerar um bocado o ralenti da mota.... na CB500 é fácil  é apenas um parafuso junto aos carburadores. Com isto, vais fazer com que aliviando a embraiagem lentamente, a moto comece a andar à medida que embraia, sem que tenhas que usar o acelerador, e apenas tenhas de te preocupar com a trajectória, que podes ir corrigindo com ligeiros toques no travão de trás. Jamais uses o travão da frente, que vai fazer afocinhar a mota, e com isso, descompensar a direcção, alterando a trajectória.
Quanto mais regular e uniforme for o teu andamento, maior o equilíbrio e menos tendência vais ter de levar o pé ao chão.

Não esqueças que no 8's és obrigado a deitar miradas para trás.

Fazer 8's numa CB500 é "piners".... e vais ver que quando dominares a coisa, começarás a achar isso mesmo.

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#9

O teu problema é o peso da mota pelo que vejo, mas para fazer os 8's basta usares primeira e embraiagem, nem precisas de acelerador.
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#10

Ou então em segunda e utilizar a tecnica drifter! bigsmile

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